Capa » Campinas 250 anos » Defesa Civil monitora risco de enchentes no rio Atibaia em Campinas
Defesa Civil monitora risco de enchentes no rio Atibaia em Campinas
Rio Atibaia em 11 de março deste ano, em Sousas (Foto Adriano Rosa)

Defesa Civil monitora risco de enchentes no rio Atibaia em Campinas

A Defesa Civil de Campinas está monitorando o risco de enchentes no rio Atibaia no distrito de Sousas, como consequência das fortes chuvas registradas na região nos últimos dias. Às 19h30 desta segunda-feira, dia 6 de junho, o rio Atibaia apresentava uma vazão de 105 metros cúbicos por segundo, pouco antes da estação de captação de água para Campinas. Todos os rios da região estão com alta vazão na noite de hoje. Às 21h30 foi acionada a sirene da Sub-Prefeitura de Sousas por risco de transbordamento.

No final da manhã de hoje, a Prefeitura emitiu comunicado afirmando que, “por conta do grande volume de chuvas dos últimos quatro dias – 140 milímetros acumulados – Campinas está em estado de atenção. Para o mês de junho, a quantidade de chuva esperada era de 33 milímetros. O Rio Atibaia também está sendo monitorado por conta das chuvas que atingiram Atibaia, Bragança Paulista, Itatiba e Jarinu na noite de domingo”, acrescentava o comunicado.

Em Atibaia, no Bairro da Ponte, foram registrados 131 metros cúbicos de água por segundo de vazão também às 19h30 de hoje. Também no rio Atibaia, acima de Paulínia, a vazão era de 147 m3/s no mesmo horário.

O rio Piracicaba também tem um volume preocupante em termos de possibilidade de enchentes. A vazão era de 524,36 m3/s em Piracicaba e de 679,47 m3/s em Artemis.

Em março choveu 125 milímetros no distrito de Sousas somente no dia 10, levando a um rápido transbordamento do rio Atibaia, que acabou cobrindo a praça Beira Rio e a ponte central de acesso à rua Coronel Alfredo Augusto do Nascimento. Várias chácaras nas áreas ribeirinhas foram atingidas, assim como o chamado Beco do Mokarzel, o que motivou a transferência de 20 moradores para um abrigo no Jardim Santana. A vazão no rio Atibaia era superior a 180 m3/s no início da tarde do dia 11 de março.

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta