Capa » Cidadania » Educandário Eurípedes luta pela reconstrução após microexplosões
Educandário Eurípedes luta pela reconstrução após microexplosões
Telhado do Educandário Eurípedes foi destruído com "microexplosão" de 5 de junho (Foto José Pedro Martins)

Educandário Eurípedes luta pela reconstrução após microexplosões

O complexo social reunindo o Educandário Eurípides, a Editora “Allan Kardec” e a Creche Mãe Luiza foi um dos locais mais atingidos pelas microexplosões atmosféricas registradas em Campinas na madrugada de domingo, dia 5 de junho. Como as chuvas não deram trégua na segunda-feira, dia 6, e madrugada desta terça-feira, o cenário se tornou ainda mais desafiador para as entidades sociais que atendem a mais de 500 crianças, adolescentes e adultos.

O telhado do Educandário Eurípides foi praticamente todo destruído. Ao longo de domingo, entre 60 e 80 voluntários se mobilizaram para limpar o local, nas margens da rodovia (Tapetão). Era possível verificar a força dos ventos da madrugada do dia 5, pela quantidade de árvores caídas do outro lado da rodovia, em área da Fazenda Santa Elisa, do Instituto Agronômico (IAC).

Ontem, o foco dos funcionários e voluntários que voltaram ao espaço era desocupar o prédio. Membro do Comitê Gestor do Educandário, Feliciano Campos Ursulino disse que era uma medida de prevenção, antes de uma completa vistoria e reconstrução. O material de escritório e demais equipamentos foram recolhido e depositados em lugar seguro.

Inaugurado em 30 de setembro de 1962, e ligado ao Centro Espírita Allan Kardec, o Educandário iniciou suas atividades através da construção de um internato para jovens encaminhados pelo Poder Judiciário, que funcionou até 1991, um ano após a edição do Estatuto da Criança e do Adolescente. A partir de 1992 a entidade passou a oferecer cursos de iniciação profissional. Atualmente são ministrados cursos para cerca de 350 jovens e adultos. A Creche Mãe Luiza, por sua vez, atende a cerca de 200 crianças.

O Centro Espírita Allan Kardec também é mantenedor da Casa de Apoio à Vida (no centro) da Creche Gustavo Marcondes (em Sousas) e do Instituto Popular Humberto de Campos, também no centro, na sede do próprio Centro Espírita, rua Irmã Serafina, 674. O telefone do Centro Espírita Allan Kardec é (19) 3242-3877 e o email é ceak@ceak.org.br

CENAS NO EDUCANDÁRIO EURÍPEDES PÓS-MICROEXPLOSÃO ATMOSFÉRICA

micro 094 micro 084 micro 093 micro 100 micro 099

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta