Capa » Cultura Viva » O teatro ferve nas ruas de Campinas: começa no domingo dia 12 a 13ª edição do Feverestival
O teatro ferve nas ruas de Campinas: começa no domingo dia 12 a 13ª edição do Feverestival
Cena de "Amadores", espetáculo que abre o Feverestival no dia 12 de fevereiro (Foto Divulgação/Ligia Jardim)

O teatro ferve nas ruas de Campinas: começa no domingo dia 12 a 13ª edição do Feverestival

A peça infantil “Chiquita Bacana no Reino das Bananas” e os espetáculos “Transe” e “Amadores” abrem no próximo domingo, dia 12 de fevereiro, a 13ª edição do Feverestival, a iniciativa que, com todas as dificuldades e com muita garra por parte dos organizadores, leva o teatro de qualidade para vários espaços de Campinas, apesar das lacunas na cidade em espaços e políticas teatrais. Uma extensa programação, até o dia 24 de fevereiro, inclui algumas novidades, como o Circuito Barão, com várias ações no Distrito de Barão Geraldo, onde existe uma intensa atividade teatral, com muita pesquisa e experimentação.

Para essa edição, o Feverestival recebeu 498 inscrições, de onze estados brasileiros e vários países. A programação contempla cerca de 50 atividades, incluindo aquelas do Circuito Barão e também atividades formativas, o VI Simpósio Internacional Reflexões Cênicas Contemporâneas e muitas oficinas. Teatro adulto, infantil e teatro de rua são abrangidos.

Em suas 12 primeiras edições, o Feverestival promoveu 200 produções inéditas, nacionais e internacionais,  atingindo mais de 300 mil pessoas. Trata-se de uma iniciativa, portanto, que merece maior atenção por parte do poder público, setor empresarial e sociedade em geral, pois contribui de forma exponencial para divulgar o nome de Campinas e região. Abaixo, a programação completa do Feverestival de 2017:

Domingo 12/02

16h: INFANTIL Chiquita Bacana no Reino das Bananas – Folias d’Arte – São Paulo/SP (Sesc Campinas)

Sinopse: Texto escrito por Reinaldo Maia em 1977 coloca em cena o absurdo de uma menina sendo acusada de ter comido uma banana no Reino das Bananas. Comandado pelo Rei Leonino e seu staff de girafas e gorilas esse reino no qual os outros animais estão perdendo suas funções sociais é onde se passa a história. O que acontecerá no final só os espectadores poderão decidir a cada dia.

18h: Show de Abertura: Transe – Gustavo Infante e Livia Carolina (Coreto Castro Mendes)

Sinopse: É uma intensa imersão musical de Gustavo Infante (voz/violão) e Livia Carolina (percussão) em suas canções que enlaçam várias musicalidades – de Minas à África, dos morros aos orixás. O duo vasculha possíveis encaixes poéticos de seus timbres e instrumentos e lança mão de uma visceralidade na performance a favor de uma autenticidade poética.

19h: EVENTO DE ABERTURA – ADULTO Amadores – Cia. Hiato – São Paulo/SP (Teatro Castro Mendes)

Sinopse: Um anúncio de jornal convida pessoas que se definam como “amadores” para uma seleção de elenco. No mesmo palco, artistas amadores e profissionais se encontram. A nova criação da Cia Hiato – o espetáculo AMADORES – volta-se às experiências teatrais mais comuns (o evento comemorativo, a festa, a apresentação amadora de fim de  ano, o exercício) e as subverte, colocando-as num espaço de artes, para refletir sobre nossa relação com a arte e como o nosso desejo por ela revela nossas histórias pessoais, superações e falhas.

21h: Ponto de Encontro – Festa de Abertura

Segunda-feira 13/02

9h às 13h: II FÓRUM DE FESTIVAIS DE TEATRO NO BRASIL – Modos de Existência e Resistência

14h às 18h: OFICINA INTERNACIONAL: CANTA: Trabalho sobre elementos fundamentais da atuação e do canto – Casa Talcahuano – Argentina (Espaço Núcleo Cupinzeiro)

16h: ADULTO Electra.doc – Núcleo Corifeu de Teatro (Paviartes – Unicamp)

Sinopse: Por 10 anos Electra lembra e relembra o assassinato do pai, Agamêmnom, consumado pela mãe, Clitemnestra, e Egisto, seu padrasto. Por 10 anos aguarda o retorno do irmão exilado, Orestes, para assim pôr em prática a vingança contra os assassinos do pai. Esta história de obsessão, ímpeto e dor é relatada pelo marido da jovem a uma equipe de documentaristas. Escrita aproximadamente em 410 a.C. por Eurípides, esta versão da tragédia a ressignifica mesclando o arcaico ao contemporâneo através do uso de projeções audiovisuais, guitarra elétrica, notebooks, celulares, gravações e vozes amplificadas pelo microfone, mantendo, ainda assim, viva a essência trágica do mito grego dos Átridas . A Ágora, expressão máxima do conceito de esfera pública, mistura-se ao campo tecnológico e ganha nova forma, novas dimensões, novas consequências. Falar de Electra é hoje, tão atual quanto no séc V a. C.

18h30 – Quando os Subtextos são Textos – Raquel Scotti Hirson (LUME Teatro) – (Sede do LUME Teatro)

Um encontro-demonstração para compartilhar alguns segredos. A atriz do Lume Teatro, Raquel Scotti Hirson, mostra como criou duas das cenas de seu espetáculo solo “ALPHONSUS” (2013), combinando memória e mímesis corpórea.

As memórias são de gerações que a conectam ao seu bisavô, o poeta simbolista mineiro Alphonsus de Guimaraens, morto 50 anos antes do nascimento da bisneta que, no desejo de atuar suas poesias, ramificou a mímesis corpórea, chamando-a mímesis da palavra. As palavras se tornam movimento, os textos adquirem forma e podem ser dançados em microsensações. Completando os espaços com imaginação, a atriz encontrou o homem Alphonsus em suas fotografias, biografias, cartas, crônicas e poesias. A pesquisa gerou uma segunda ramificação da mímesis corpórea, a mímesis de monumentos estáticos, iniciada no resgate da memória da casa onde viveu sua bisavó, viúva do poeta. Do monumento-casa houve expansão do olhar para as vidas que habitam os corpos (aqueles aparentemente estáticos), criando uma nova dinâmica de observação que contribui para que a mímesis corpórea navegue por campos estéticos diferenciados, aproximando-se ainda mais da dança pessoal, da dança Butô e, atualmente, caracterizando-se como procedimento de encontro entre os corpos que atuam e os corpos-cidade, relacionados à mímesis de monumentos estáticos.

19h: ADULTO Animal Não Domesticado – Bia Frade (Centro Cultural Casarão)

Sinopse: “Houve um tempo em que não eras uma escrava…Lembra-te disso?” (Monique Wittig)

“Animal Não Domesticado” é um solo da dançarina Bia Frade que mescla dança, teatro e canto inspirado em textos, músicas e mitos relacionados ao universo feminino. O espetáculo apresenta perspectivas históricas e contemporâneas da mulher na sociedade, relacionadas a aspectos da memória pessoal da bailarina, buscando mostrar um olhar crítico sobre a condição do gênero feminino na história da humanidade.

20h: ADULTO Mujeres Violentas – Boa Companhia (Centro Cultural Casarão)

Sinopse: Tudo começa com uma simples palestra sobre a violência contra mulher. Pouco a pouco o discurso vai se adensando, ganhando estranhamento na descrição ritmada de lugares, motivos e maneiras de se violar uma mulher. Logo mais, por meio de uma teatralidade ágil e surpreendente, cenas rápidas vão construindo um mosaico de denúncia, testemunho e crítica sobre o fato das mulheres terem sido historicamente vítimas de violência. Até quando?

20h: ADULTO baldio – Grupo Pavilhão da Magnólia – Fortaleza/CE (Teatro Castro Mendes-Palco)

Sinopse: Num mundo onde as respostas ficam cada vez mais difíceis o que nos resta é perguntar… Histórias nossas, de vidas que se juntaram…Uma agonia de saber sobre aqueles que não foram mais… Cinco atores em quadros cênicos abordando histórias reais do próprio grupo. Um atravessamento de temas, como a morte, o estar-no-mundo, a possibilidade do encontro, que se costuram por meio dos relatos, em uma junção de cena, audiovisual e literatura. A figura do cão, precisamente, do vira-latas, em sua dimensão de abandono, constituiu a obra a partir da qual memória e representação questionaram seus limites e desenharam a moldura de “baldio”. O texto foi originado durante o próprio processo de criação, com assinatura do dramaturgo paraibano Astier Basílio (prêmio Funarte de Literatura 2014). A direção se dá em parceria com Héctor Briones, coordenador do grupo de pesquisa Laboratório de Poéticas Cênicas e Audiovisuais (LPCA) do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

20h30: ADULTO Noites Árabes – Vila 8 (SIM! Cultura)

Sinopse: Cinco atores sobre um tapete: um louvor às narrativas. Noites Árabes evoca o antigo hábito humano de narrar histórias traçando um paralelo entre as espantosas histórias que Sahrazad conta durante “Mil e Uma Noites” para se manter viva e relatos contemporâneos de guerra de palestinos na Faixa de Gaza. O tempo todo sobre um tapete de 3mX2m, os atores-narradores se revezam para recontar o mito de Sahrazad e histórias que espantosamente conseguiram escapar de um lugar de confinamento. Ao contrário dos corpos, as palavras atravessam territórios e eras, transformando-se em força vital mantenedora da sobrevivência humana.

21h: Ponto de Encontro com Aventura PiraÇara – Cia ParaladosanjoS

Sinopse: Você sabe a diferença entre o caipira e o caiçara?

Em PiraÇara o forte terracota do interior e o etéreo azul do mar do litoral de São Paulo se mesclam numa poesia cênica de causos, afetos, histórias, tijolos, comadres e redes de pesca.

Atravessam-nos Seu Coruja, Adãomir, Seu Benedito, Cilinho, Rute, Didinho, Luna e Dona Rosa e nos fazem aventureiros da recriação de seus encantos e de muitas paisagens visitadas, ora poetizando o encontro vivido, ora suspendendo o tempo ou quebrando a magia cênica, sugerindo um encontro-viagem ao interior e ao litoral de nós mesmos.

Espetáculo musical que utiliza técnicas de mímeses corpórea, teatro físico e projeções.

“Seu coração era feito de barro. Daquele barro molinho…”.

Terça-feira 14/02

9h às 13h: II FÓRUM DE FESTIVAIS DE TEATRO NO BRASIL – Modos de Existência e Resistência

14h às 18h: OFICINA INTERNACIONAL: CANTA: Trabalho sobre elementos fundamentais da atuação e do canto – Casa Talcahuano – Argentina (Espaço Núcleo Cupinzeiro)

20h: ADULTO baldio – Grupo Pavilhão da Magnólia – Fortaleza/CE (Teatro Castro Mendes-Palco)

22h30 – Dissolva-se-me – Renato Ferracini (LUME Teatro) – (Sede do LUME Teatro)

Sinopse: A esquizofrenia (CID 10 F 20) é o ponto de partida para o solo de teatro-dança-peformance do ator Renato Ferracini, com direção e composição do coreógrafo Luis Ferron. Movimentos cadenciados, o texto e o tempo – não necessariamente nesta ordem – propõem um jogo de poesia e criatividade entre o artista, o público e o momento presente. “Nem poesia, nem espetáculo, dança ou performance – ou tudo junto: uma ode aos 0,01% de inventividade deformada feito Francis Bacon e alicerçada pelos atlantas, ou o que dá no mesmo, pelos inexistentes, tipo assim… Deus. Simples. Não há lógica, assim como na vida organizada” – (Renato Ferracini).

* 18h às 22h: VI Simpósio Internacional Reflexões Cênicas Contemporâneas (Auditório IA – Unicamp)

Quarta-feira 15/02

10h às 13h: ESPECIAL Caminhos para a Circulação Nacional e Internacional, com Marcelo Bones – para grupos locais  Sinopse: Conversa sobre a circulação nacional e internacional de projetos e espetáculos dos grupos e cias brasileiros de Circo, Dança e Teatro. Apresentação de diagnósticos e gargalos para a efetiva participação das artes cênicas brasileiras em festivais, teatro e salas fora do Brasil. Apresentação de uma estratégia de ação e possibilidade de criação de um consórcio territorial em Barão Geraldo para a impulsionar a circulação.

14h às 18h: OFICINA INTERNACIONAL: CANTA: Trabalho sobre elementos fundamentais da atuação e do canto – Casa Talcahuano – Argentina (Espaço Núcleo Cupinzeiro)

16h: INFANTIL Zoo – Cia MoviMente (Praça do Coco)

Sinopse: Hoje os amigos Kaká e Lelé resolveram fazer suas brincadeiras mais longe de casa e, no meio de tanta empolgação, não percebem que são aprisionados num tabuleiro gigante que estava adormecido há muito tempo. O mundo secreto de ! ZOO! Durante esta intrigante aventura Pinguins dançam contra uma tempestade, O Bicho-Preguiça aposta corrida com a Tartaruga, Uma família de Babuínos invade o palco, o Mosquito Tse-Tse volta a atacar, Ornitorrincos duelam sobre rodas, o Rato Rockabilly aprisiona a Gatinha, entre muitas outras confusões. A única forma de deixar tudo como era antes é terminar este jogo e você é nosso convidado para mais uma partida de ! ZOO !

20h: ADULTO O Diário de Genet – ATeliê voadOR Companhia de Teatro – Salvador/BA (Centro Cultural Casarão)

Sinopse: O DIÁRIO DE GENET é a imersão no pensamento político do escritor francês Jean Genet. O espetáculo assume características que alguns teóricos chamam de teatro contemporâneo ou performativo. Escrita e dirigida por Djalma Thürler a peça positiva as práticas abjetas, desloca o centro como lugar privilegiado e desejado e coloca em destaque a marginalidade como estratégia de identidade política: “Nosso objetivo é refletir sobre o que, comumente, aceitamos como normal”. O espetáculo propõe a fuga dos adornos cênicos e o foco no trabalho do ator, o que permite uma estrutura de cenografia e iluminação simples promovendo, com facilidade a logística de deslocamentos.

20h: ADULTO O Incansável Dom Quixote – Magnífica Trupe de Variedades – Rio de Janeiro/RJ (SESC)

Sinopse: “O Incansável Dom Quixote” é um espetáculo de histórias fantásticas deste famoso cavaleiro errante que sai de casa com o desenfreado desejo de transformar o mundo num lugar melhor. Ao lado de seu fiel escudeiro, Sancho Pança, sua incrível jornada é recheada de humor, lirismo e provas de obstinação. Neste premiado solo narrativo, o ator tem que permanecer num constante estado de atenção e presença para criar uma relação de troca com os espectadores. Tudo se resume a uma mala, um ator, a plateia e o jogo.

20h30: ADULTO Noites Árabes – Vila 8 (SIM! Cultura)

22h30 – Cabaré Efêmero – LUME Teatro (Sede do LUME Teatro)

Sinopse: Samba de uma nota só: durante 3 mil segundos ininterruptos, em um ambiente cheio de objetos, idéias e provocações, o Palhaço Teotônio (Ricardo Puccetti) improvisa e se coloca em risco. Com seu olhar imprevisível, ele traz o público para o seu mundo caótico e improvável. Samba do crioulo doido. * 18h às 22h: VI Simpósio Internacional Reflexões Cênicas Contemporâneas (Auditório IA – Unicamp)

Quinta-feira 16/02

16h30 – Mulher Barro – LUME Teatro (Largo do Pará) Sinopse: Terra, água e areia. Uma mulher interage com o barro, mergulhando em si mesma. A partir da metáfora do feminino e do corpo em arte, a atriz Naomi Silman – com mais de 20 anos de pesquisas em teatro junto ao LUME Teatro – realiza uma ação performativa utilizando como matéria prima o barro, criando múltiplas relações com o corpo, o espaço e o público local. Imediatamente após a ação e ainda contaminada de todos os significados, a atriz inicia uma conversa com a plateia, trazendo questões diversas ligadas ao feminino nas artes.

18h30: RUA Cordel do amor sem fim – Trupe Sinhá Zózima – São Paulo/SP – (ônibus – saída Sesc Campinas)

Sinopse: Cordel do amor sem fim narra estórias do universo interiorano. O ir e vir das águas do velho rio São Francisco envolve a vida dos personagens: Teresa, Antônio, Carminha, Madalena e José percorrem as margens do rio, tecendo um trajeto encantatório, como se movimentassem a própria vida no ônibus, onde a peça é encenada.

20h: ADULTO O Diário de Genet – ATeliê voadOR Companhia de Teatro – Salvador/BA (Centro Cultural Casarão)

20h: ADULTO O Incansável Dom Quixote – Magnífica Trupe de Variedades – Rio de Janeiro/RJ (Sesc Campinas)

20h30: ADULTO Noites Árabes – Vila 8 (SIM! Cultura)

* 18h às 22h: VI Simpósio Internacional Reflexões Cênicas Contemporâneas (Auditório IA – Unicamp)

Cena de Ofélia-Hamlet-Rock Machine (Foto Divulgação/Juliano Jacob)

Cena de Ofélia-Hamlet-Rock Machine (Foto Divulgação/Juliano Jacob)

Sexta-feira 17/02

18h30: ESPECIAL Contos em Cantos (MIS – Museu da Imagem e do Som) Sinopse: “se há Vida, há Esperança” (dito popular) Seguimos o fio que conduz, enlaça e pontua as ações do Feverestival 2017: a arte de contar histórias dos “Contos em Cantos” será tecida no fundamento da Esperança. A Esperança como função da faculdade de imaginar. Essa Esperança que tem um parentesco com a elevação, a leveza do ser, a capacidade do espírito humano para superar seus fardos. Essa que nos dá voo. Ora em uma liberdade curta, ora por uma fome permanente de ser livre, inesgotável, escapar do tempo e da morte. Esse lugar de quem narra… marcado como um tipo de mensageiro de dias mais luminosos e de um futuro possível.  Re-velar mistérios.  Não para explicar algo antes incompreensível mas para, através da metáfora e da poesia “velar de novo”, tomar conta do mistério, ser íntimo do que é oculto e saber compartilhar através de símbolos o que seja saboroso e nutritivo àqueles que tem fome – todos nós.

19h: Mostra Jazz Campinas Pocket (Centro Cultural Casarão) Sinopse: A grande produção musical e a consequente demanda de músicos profissionais por espaços e oportunidades para tocarem música instrumental, como o jazz, em Campinas levou a “Zumbido Cultural” (produtora artística campineira independente) a realizar um trabalho de curadoria musical que consiste em promover eventos em casas de shows com grupos do estilo. Este trabalho inspirou a necessidade de criar a “Mostra Jazz Campinas”, que teve sua primeira edição em 2015, com 7 dias de programação, 11 grupos de música instrumental, 2 apresentações gratuitas em espaços. Em 2016, a Mostra contou também com 7 dias de programação e 13 atividades, sendo 14 grupos se apresentando em diferentes espaços da cidade, além de dois workshops de instrumentos e uma exposição de fotos.

19h30 e 20h30: RUA O Canto das Mulheres do Asfalto – São Paulo/SP (Praça Carlos Gomes) Sinopse: Quando as mulheres desistem de parir. Negando o futuro. Dando fim ao morticínio dos seus filhos pela crueldade presente. Exaltando um agora sem ficções futuras, sem esperanças inúteis. O Canto das Mulheres do Asfalto, peça do dramaturgo Carlos Canhameiro, é composta por diversos cantos que desdobram a premissa de um mundo onde as mulheres se recusam a parir novos filhos. “Não vou lançar mão de subterfúgios Ela não vai me perguntar alguma coisa para que eu explique o porquê de tudo o porquê de nada o porquê é assim e não foi assado Foi-se o tempo das perguntas As respostas prostituíram a esperança e o sol de cada dia embaçou nossas vistas Nossa lida deixou de ser vida Nosso corpo é máquina imperfeita Eliminada sem piedade Há mais vida nesse prédio do que em todas nós aqui reunidas Esse canto é um lamento” A peça explora meandros de uma contemporaneidade insensível à condição do próprio homem. Vozes que se multiplicam dentre essas mulheres, mães e filhas, santas, prostitutas, velhas e moças, cuja desesperança futura celebra um presente que precisa ser ouvido.

20h: ADULTO Crássicos – Família Burg (Centro Cultural Casarão) Sinopse: O universo dos grandes clássicos, desde o Bolero de Ravel até os musicais dançantes da Broadway estão presentes neste espetáculo através da lente inventiva e desastrosa do riso. Em cenas curtas, a Família Burg imprime um ritmo alegre e espírito cômico autêntico aos conhecidos temas do cinema e do circo. Somam-se à cinco movimentos ou “entradas” alguns pequenos quadros cômicos que recheados de habilidades desastrosas, paródias esportivas e dança excêntrica, compõe uma coletânea de esquetes ligeiras para todas as idades.

* 18h às 22h: VI Simpósio Internacional Reflexões Cênicas Contemporâneas (Auditório IA – Unicamp)

Sábado 18/02

10h: RUA Era Uma Vez Um Rei – Grupo Pombas Urbanas – São Paulo/SP (Praça José Bonifácio –  Catedral)

Sinopse: Um grupo de mendigos se encontra num final de tarde da cidade. Com latas, plásticos e papelões criam o espaço onde vivem, descansam e fazem festa. De suas relações nasce uma brincadeira na qual, a cada semana, cada um deles será rei, depois presidente e em seguida ditador. O jogo humano e imaginativo torna-se intenso e esses mendigos saem da realidade em que vivem para representar as relações de poder da mesma sociedade que os marginaliza.

10h: INFANTIL TaCaTum na Praça – De criança para criança – Escola TaCaTum – Música, Artes e Diversão (Praça do Coco)

Sinopse:  A “Escola TaCaTum – Música, Artes e Diversão”,  traz para a Praça o colorido das artes para brincar e se divertir com as crianças ao ar livre. Apresentações teatrais e musicais de crianças para crianças, oficinas de artes para brincar e se lambuzar com tintas e diversos materiais, brincadeira teatral onde todas as crianças da praça encenarão juntas uma história inventada e serão os atores do dia.

15h: INFANTIL FLOU! – Ieltxu Ortueta [Artefactos Bascos]  – São Paulo/SP (Sesc Campinas)

Sinopse: FLOU! é uma performance interativa para crianças de 4 a 10 anos que sentados ao redor de uma grande folha branca assistem e participam da criação ao vivo de um grande desenho. Os rabiscos dançantes e as tintas vão tomando vida e dialogam com o performer para que “alguns desenhos depois” surjam outros desenhos recortados feitos em experiências anteriores. Essas formas [peças] tomam conta do espaço e são as crianças que brincam compondo novos desenhos e formas e ressignificando o acontecimento. Paralelamente, o desenho criado também é recortado pelo performer, gerando mais peças que alimentam o jogo e que serão utilizadas pelas crianças participantes das próximas experiências.

FLOU! é uma experiência coletiva, interativa e aberta que não fecha significados e que se propõe a brincar “seriamente” como toda criança faz.

18h: RUA  Dentro é lugar longe – Trupe Sinhá Zózima – São Paulo/SP (ônibus – saída Praça do Coco)

Sinopse: No chão imenso, meninos narram o ir e vir da vida, do nascimento à morte, da peleja à conquista. Entre vindas e partidas, no ônibus em movimento onde é encenada a peça, são contadas histórias tantas. Num ato de valentia, são desveladas, com sagacidade poética, memórias de dor e contentamento.

20h: ADULTO Ofélia/Hamlet/Rock Machine – Cia Teatro de Riscos – Ribeirão Preto/SP (Centro Cultural Casarão)

Sinopse: Dentro de um Bunker de metal, sete atores trazem para cena a desconstrução da obra shakespereana proposta por Heiner Muller. O drama não interessa mais, o texto se perdeu. Hamlet, príncipe da Dinamarca, é também comida para vermes, o assassinato do seu pai torna-se pequeno diante da urgência de revolução que vem das ruas. Ofélia surge como a mulher feminista do século XXI, que escancara pelas portas do mundo o seu estupro, assédio, homicídio e revolta.

20h: ADULTO Só – Grupo Sobrevento – São Paulo/SP (Teatro Castro Mendes – Palco)

Sinopse: Em Só, cinco personagens apresentam-se em diferentes situações, não sequenciais, que partem sempre de objetos que, retratados exatamente como os objetos que são, terminam por transformar-se em elementos poéticos e metafóricos. Os cinco personagens, mais que cinco vidas, são cinco caminhos que terminam por encontrar-se, mesmo mantendo, neste encontro, as suas solidões. Este projeto é realizado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

20h30: Cabaré de Gala – LUME Teatro e convidados (Sede do LUME Teatro)

Sinopse: Cabaré de palhaços com números variados, com palhaços do LUME Teatro e convidados.

21h30: Ponto de Encontro com Baile Barracão Teatro

Domingo 19/02

11h: ESPECIAL Contos em Cantos, para a família (Pedreira do Chapadão – Praça Ulysses Guimarães)

16h: INFANTIL Iara – O encanto das águas – Cia Lumiato Teatro de Formas Animadas – Brasília/DF (Sesc Campinas)

Sinopse: Um Índio da aldeia sonha com uma mulher sobrenatural. Ao acordar, procura o sábio Pajé para tentar entender quais são os mistérios dessa mulher, descobrindo assim a história da Iara. No encantamento da sereia brasileira, o protagonista mergulha com ela nas profundezas do seu próprio destino. Inspirado na lenda da Iara e utilizando a linguagem do teatro de sombras contemporâneo, o espetáculo busca sensibilizar o público infanto-juvenil sobre os saberes da tradição oral dos povos originários do Brasil.

16h: ADULTO Poesia sobre o Peso. Metáforas sobre a Vida e a Morte. – Daniela Alvares +

Pólis – Paulo Ohana (Barracão Teatro)

Sinopse Poesia sobre o Peso: Trajetórias percorridas. O caminho atual é passado presentificado, resistência sacrificada em continuar. A espera cansada que se traduz na relação com o peso, o sustentar-se. O chão como testemunho do tempo. Esperar, caminhar, resistir. Arrastar o peso do tempo, empurrando-o para frente. O corpo que se arrasta, se carrega. Suportar o peso do outro. A velhice e a dificuldade em se manter de pé. O peso da espera, de uma gota ou uma folha que caem surgem como metáforas para essas questões, apresentadas como silêncios, observações, cumplicidades. Relação com o que foi para o que será. Trajetórias a percorrer. Resultado de pesquisa realizada entre 2010 e 2015. Estréia: 2010. Re-estréia: 2015.

Sinopse Pólis: Pólis é um show intimista performático solo com canções que compus de 2014 pra cá, em formato voz e violão. As canções tratam de dois temas principais, a cidade e o amor, sob uma ótica muito pessoal, íntima, por isso intimista; performático porque busco, ainda que sem abandonar o lugar de cantor e compositor, uma outra postura em relação à cena, ao público e à voz, ou às vozes, que assumo. Também faço inserções de textos/poemas entre as canções ou no meio delas.

18h: SHOW Marejante – Núcleo de Samba Cupinzeiro (Espaço Núcleo Cupinzeiro)

Sinopse: “Marejante” propõe um caminho com referências do Sertão até o Mar e se configura como uma homenagem à cultura musical nordestina tão presente na formação da cultura musical do sudeste. Ao pesquisar os batuques (formadores do samba em São Paulo) cantados pelos escravos no século XIX em uma fazenda de café em Campinas, interior do Estado, foram encontrados registros de letras que ainda hoje são cantadas nos sambas de roda do Recôncavo baiano e em rodas de Capoeira em vários estados do nordeste. O argumento parte deste elo musical entre os dois estados. O roteiro é composto por músicas de compositores nordestinos ou que possuam temas que se aproximem da tradição do nordeste, e também de canções inéditas de integrantes do Cupinzeiro compostas para este show. O resultado é um trabalho que tem como base o samba, mas que também apresenta em seu repertório canções e baiões, ilustrando um ambiente musical diversificado: do acompanhamento em formação de regional ao violão e voz; do sanfoneiro aos caminhos do samba.

20h: ADULTO Só – Grupo Sobrevento – São Paulo/SP (Teatro Castro Mendes- Palco)

Segunda-feira 20/02

14h às 18h: OFICINA NACIONAL – Introdução ao Teatro de Objetos – Grupo Sobrevento (Espaço Núcleo Cupinzeiro)

16h: RUA Jogos Cortazianos – Grupo Matula Teatro (Terminal Central)

Sinopse: Através de composições poéticas, inspiradas na obra de Cortázar, quatro jogadores vestidos de macacões verdes carregam consigo fones de ouvidos e exploram espaços urbanos movimentados na busca pela ressignificação do cotidiano e da cidade. Elementos inesperados convocam a atenção dos passantes para o mundo das pequenas coisas, sobrepondo realidades entre o fantástico e o insignificante. Com Alice Possani, Erika Cunha, Quesia Botelho e convidado surpresa.

19h: RUA Os minutos que se vão com o tempo – Trupe Sinhá Zózima – São Paulo/SP (ônibus – saída Terminal Central)

Sinopse: E se cada minuto fosse uma semente, quantas florestas teríamos perdido? Embarcar rumo à casa, esse lugar dentro de si, é atravessar imensidões, internas e externas, imensidões marítimas, urbanas, íntimas e passageiras. O tempo é vida preciosa, travessia que pode nos ensinar a semear cantigas d’alma, colher sons que vem do

coração, cantar a música dos nossos dias. O espetáculo é um caminho que se propõe a acompanhar os passageiros em seus variados destinos. Uma jornada de trajetos afetivos e geográficos, proposto por figuras que alteram as bordas do cotidiano no transporte coletivo, local onde é encenada a peça, onde encontramos seres humanos em construção como tantos, em falta, como todos nós.

19h30: CURTA A PRAÇA: Mostra Curta Audiovisual + Quiasmo – Franco Galvão e Diana Lanças (Praça do Coco)

Sinopse Quiasmo: Quiasmo é um espetáculo cênico de diálogo entre música e pintura, em que o público acompanha o processo por meio de uma projeção. Com base em um repertório musical de peças para violão solo, o músico Franco Galvão e a artista visual Diana Lanças estabelecem uma dinâmica de influência mútua entre as linguagens artísticas. Por um lado, a interpretação musical adquire no papel valores plásticos e, por outro, as formas, cores e texturas inspiram a execução musical. No final do espetáculo, o quadro produzido é sorteado para uma pessoa do público.

20h: ADULTO Ofélia/Hamlet/Rock Machine – Cia Teatro de Riscos  – Ribeirão Preto/SP (Centro Cultural Casarão)

Terça-feira 21/02

14h às 18h: OFICINA NACIONAL – Introdução ao Teatro de Objetos – Grupo Sobrevento (Espaço Núcleo Cupinzeiro)

16h: RUA A Ilha Desconhecida – Cia dos Náufragos (Praça do Coco)

Sinopse: O espetáculo “A Ilha Desconhecida” da Cia dos Náufragos reconta através de uma trupe de atores/marinheiros a jornada de um homem em busca da misteriosa Ilha Desconhecida. Em sua trajetória nosso herói irá enfrentar diversos obstáculos: um rei despótico e sua política de favores, ferozes burocratas, marinheiros incrédulos e uma inesperada companheira de viagem.

20h: ADULTO Jacy – Grupo Carmin – Natal/RN (Sesc Campinas)

Sinopse: Uma frasqueira encontrada no lixo contendo vestígios de vida de uma mulher de 90 anos. Este fato real levou o grupo Carmin a conduzir uma investigação que durou 3 anos e que, em agosto de 2013, resultou na peça de teatro documental intitulada: JACY. Durante 1 hora de espetáculo, o grupo revela todo o processo dessa investigação e convida a plateia para acompanhar a vida de uma mulher comum que atravessou a 2ª Guerra mundial e a ditadura no Brasil, esteve no centro de um importante conflito da política no RN, viveu um amor estrangeiro e terminou os seus dias sozinha em Natal. Com textos dos filósofos Pablo Capistrano e Iracema Macedo, Jacy é uma peça cômico-trágica que revela fatos sobre o abandono dos idosos, a política e o crescimento desenfreados das cidades que, por muitas vezes, ignoramos.

20h30: ADULTO SerEstando Mulheres – LUME Teatro (Sede do LUME Teatro)

Sinopse: “Uma história que fiquei com vontade de dançar, minha, de outras mulheres, de um grupo, de uma vida. É uma colcha de retalhos, pedaços conhecidos e sempre ressignificados, espalhados por diversos espetáculos, oito ao todo. A matéria que o compõe surge de momentos distintos do meu caminhar de atriz e mulher no Lume Teatro. Passeia por diferentes metodologias e linhas de pesquisas, momentos de vida, cada fragmento refletindo o momento em que foi gestado: mímese corpórea, dança pessoal, butô, clown, mãe, filha, atriz. Para encontrá-las, mulheres que me habitam há anos, fui me descamando. Esfarelando a pele. Tateando de olhos fechados, passeando por cheiros e densidades, sabores. Caminhei muito, quilômetros, dias, anos inteiros. Sol, chuva, chuvisco, frio, secura. Entre a mata alta, casebres abandonados, praças públicas com chafariz, prédios fantasmas, fábricas escuras regadas a suor, até mesmo zoológicos. Às vezes nua, outras vestida, de festa, de homem, de menina, de bicho, de medo, de vermelho, de árvore. Quantas mulheres somos!”

21h: Ponto de Encontro com Aventura PiraÇara – Cia ParaladosanjoS

Quarta-feira 22/02

16h: INFANTIL Kelvin, o Viralata – Cia MoviMente (Praça do Coco)

Sinopse: Um cachorro de rua em busca de um dono que lhe dê carinho e um lar. De maneira poética e bem-humorada ele se relaciona com sua dura realidade nas ruas. O lixo, as pulgas, a falta de comida, o medo e suas esperanças.  Um personagem extremamente simpático e carismático, que se utiliza de danças urbanas e artes circense para contar suas histórias.

20h: ADULTO Jacy – Grupo Carmin – Natal/RN (Sesc Campinas)

20h30: Do que ainda não existe ao que já não existe mais – Intervenção com Núcleo Fuga (Sede do LUME Teatro)

Sinopse: Ela transforma o espaço o tempo todo. O tempo se torna espaço e o agora se desfaz em detalhes insignificantes. O todo vira a parte da parte do que o olhar alcança. Ela narra tudo que faz, vê e cria: temporalidades sobrepostas que esboçam dramaturgias intermitentes, pequenos frames em constante reorganização. Montagem. Desmontagem. Assemblages em deriva disparada por memórias inventadas.

Quinta-feira 23/02

20h: ADULTO INTERNACIONAL BONITO – Cabaret Capricho – México (Teatro Castro Mendes)

Sinopse: Se me pagassem por cada vez que eu beijei alguém, eu poderia comprar duas paçocas…

BONITO é um novo espetáculo da cia. mexicana Cabaret Capricho. Através da dança cômica e investigando usos extremos do corpo e da arritmia musical, o trabalho tem sua inspiração no universo adolescente e suas intensidades. Recorrendo a diversas técnicas de movimento e a uma visão particular do palhaço teatral, convida o público para um passeio por uma extensa gama de emoções: uma pausa para abrir bem os olhos, contemplar e receber estímulos, escutar e sentir na alma um pedacinho de eternidade… uma improvável coreografia de olhares e ações cotidianas num embalo que envolve pouco a pouco, e nos faz seguir adiante.

21h:  Ponto de Encontro com VI Teatro de Portão Aberto – Cia Histriônica de Teatro

Sinopse: Encarando o atual contexto político e econômico vivido pela Cultura em nosso país, onde o fazer teatral está sendo minado, seja por um descaso assombroso por parte da gestão pública, pela falta de leis de fomento cultural, pela dificuldade de arrecadação de verba, pelo sucateamento de teatros e espaços culturais públicos, ou mesmo pelo preço dos aluguéis de espaços privados, uma inquietação surgiu nos integrantes da Cia Histriônica. Como enfrentar essa situação? A alternativa que encontramos então foi abrir nossas próprias casas, limpar os quintais e garagens, para que o espaço do encontro seja possível, independente de leis e aluguéis. Chamamos essa alternativa de Teatro de Portão Aberto.

O evento conta com apresentações de experimentos cênicos, intervenções de artistas parceiros e um espaço de confraternização, com venda de comidas e bebidas.

Sexta-feira 24/02

16h: Curta a Praça – A Banda do Jerônimo: uma inusitada banda de um homem só – Circo Caramba + Cabaré Aéreo – Casa do Pano (Praça Durval Pattaro)

Sinopse A Banda do Jerônimo: Um homem-banda já é algo bastante excêntrico! Agora, imagine quando um palhaço se mete a querer tocar vários instrumentos ao mesmo tempo!!! E se esse palhaço for o Jerônimo, a loucura é ainda maior, já que ele vai utilizar instrumentos nada convencionais, como violão com corpo de bacia, pente, balde de lixo, forma de pizza, buzinas, tampas de panela, campainha e muito mais… Tudo isso, somado a muita interação com o público, só pode resultar em pura diversão.

Sinopse Cabaré Aéreo: Em uma trave de 9 metros de altura diferentes artistas se reúnem nessa apresentação ao ar livre com música ao vivo.

Nesse espaço o circo é um plural de linguagens entre o tradicional e contemporâneo. Barão Geraldo atualmente conta com seis espaços de circo, esse evento busca reunir todos eles e convidados.

17h: TRUEQUE – Cortejo de Encerramento (Praça Durval Pattaro)

Cena de Cordel do Amor Sem Fim (Foto Divulgação)

Cena de Cordel do Amor Sem Fim (Foto Divulgação)

ENDEREÇOS

Barracão Teatro – R. Eduardo Modesto, 128, Vila Santa Isabel

Castro Mendes e Coreto – R. Conselheiro Gomide, 62, Vila Industrial

Centro Cultural Casarão – R. Maria Ribeiro Sampaio Reginato, S/n, Terras do Barão

Espaço Núcleo Cupinzeiro – R. Luis Vicentim Sobrinho, 135, Vila Santa Isabel

LUME Teatro – R. Carlos Diniz Leitão, 150, Barão Geraldo

MIS (Museu da Imagem e do Som) – Rua Regente Feijó, 859, Centro

Paviartes – UNICAMP – R. Pitágoras, 500, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”

Sesc Campinas – R. Dom José I, 270, Bonfim

SIM! Cultura – R. Carmelito Leme, 186, Vila Santa Isabel

RUA

Largo do Pará – Av. Francisco Glicério, Centro

Praça Carlos Gomes – R. Irmã Serafina, Centro

Praça do Coco – R. José Martins, 738, Barão Geraldo

Praça Durval Pattaro – R. Francisco de Barros Filho, Barão Geraldo

Praça José Bonifácio – R. 13 de Maio, 47, Centro

Praça Ulysses Guimarães – R. Dr. Alcídes Carvalho, S/n, Jardim Chapadão

Terminal Central – R. Cônego Cipião, Centro
Informações sobre ingressos

Castro Mendes e adultos no Sesc Campinas (incluindo o infantil Iara – O encanto das águas*)

R$ 24,00 [inteira]

R$ 12,00 [meia]

R$ 7,00 [trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo credenciado no Sesc e dependentes (Credencial Plena)]

* Grátis para crianças de até 11 anos

**Os ingressos para o Castro Mendes começam a ser vendidos na bilheteria do teatro, a partir de 07/02, às 15hs.

Os ingressos para o Sesc Campinas começam a ser vendidos online a partir de 07/02, às 18hs, e nas unidades a partir de 08/02, às 17h30.

Outros espetáculos infantis no Sesc e espetáculos em ônibus cênico – Gratuitos – retirada de senha 1h antes, no local do espetáculo

Barracão Teatro, Centro Cultural Casarão, Espaço Núcleo Cupinzeiro, LUME Teatro, MIS Campinas, SIM! Cultura – Gratuitos, com ingresso no chapéu ao fim do espetáculo – retirada de senha 1h antes, no local do espetáculo

O espetáculo “Os minutos que se vão com o tempo” é realizado em ônibus de linha e tem cobrança normal da tarifa.

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta