Capa » Blogs ASN » De Londres, André Sarria marca a estreia do Blog da Cidadania da Agência Social de Notícias
De Londres, André Sarria marca a estreia do Blog da Cidadania da Agência Social de Notícias
André Sarria, pesquisador no Rothamsted Research (Foto Divulgação)

De Londres, André Sarria marca a estreia do Blog da Cidadania da Agência Social de Notícias

Quando identificou um composto isolado dos galhos da aroeira, André Sarria poderia ter colocado o próprio nome, como é comum no universo da ciência, mas não teve dúvidas e o batizou de “Cajobina”. Uma clara homenagem a sua cidade natal, Cajobi, no interior de São Paulo. O episódio ilustra como este cientista de destaque crescente no cenário nacional e internacional, hoje vivendo na capital britânica, valoriza a ligação com as coisas da terra, com as raízes culturais. Um pesquisador que vê a ciência como um dos patrimônios mais importantes da humanidade e que deve estar a serviço dessa humanidade e do lugar onde ela vive. É com esta visão que André Sarria vai assinar os textos sobre ciência e tecnologia no Blog da Cidadania, que estreia nesta quinta-feira, dia 16 de março, na plataforma de Blogs da Agência Social de Notícias. É um dos novos projetos que vêm sendo estudados desde o final de 2016 e que a ASN vai implementar este ano.

Todo mundo que conhecia o menino André Sarria em Cajobi sabia, desde cedo, que ele se projetaria em qualquer área que atuasse. Um espírito curioso, uma mente criativa. A identificação com as coisas do campo era evidente e, assim, não foi surpresa quando se formou em 2008 em Química, pela Universidade Federal de São Carlos, pela qual também se tornou doutor, em 2012.

Parte do doutorado foi feita na Espanha, em biotecnologia da rizosfera, com financiamento da FAB e CASA-Airbus. Também tem um pós-doutorado em Ecologia Química e Semioquímica pelo Rothamsted Research, na Inglaterra, e realizou uma especialização em plant stress pelo Institute of Plant Science and Resources na Universidade de Okayama, no Japão.

Atualmente o cajobiense vive em Londres, onde é pesquisador contratado pelo Rothamsted Research. Trabalha no Departamento de Biointerações e Proteção de Colheitas, onde participa em alguns projetos de colaboração com o International Centre of Insect Physiology and Ecology (ICIPE), do Quênia, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade Federal de Goiás e EMBRAPA. É membro do grupo de pesquisa “Desenvolvimento de Novas Tecnologias para o Controle de Carrapatos”, pelo CNPq, além de revisor de periódicos científicos.

Graças a suas intensas atividades, tem viajado sempre para o Brasil e, de vez em quando, consegue escapar para Cajobi para rever a terra, família e amigos. Não é por acaso, então, que fez homenagem a sua cidade ao trabalhar com o composto de aroeira, planta muito utilizada no Ceará como medicamento, para a cura de feridas, diarreias e infecções. Com sua inquietude intelectual inata, André estudou a fundo as folhas e galhos de aroeira e identificou compostos inéditos e que hoje estão sendo testados.

Assim é o jovem pesquisador, que mostrará em seus textos para a Agência Social de Notícias como é possível falar de ciência de uma forma muito didática, simples e cativante. Um convite a novos estudos, um brinde ao potencial do cientista brasileiro.

O Blog da Cidadania é uma das novidades que a ASN apresentará a seu público em 2017, depois de ampla discussão e amadurecimento desde o final do ano passado. Outros projetos serão anunciados e executados em breve, ampliando as opções e agregando linguagens aos novos tempos do jornalismo digital.

A ideia do Blog da Cidadania é publicar textos de diversos autores, sobre temas da atualidade, em diversos campos do conhecimento. Um painel do pensamento contemporâneo.

 

 

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta