Capa » Cultura Viva » Oito artistas do Grupo Farol 81 de Campinas vão expor em Cuba em abril
Oito artistas do Grupo Farol 81 de Campinas vão expor em Cuba em abril
Detalhe da obra de Lícia Chaves que será exposta em Cuba (Foto Divulgação)

Oito artistas do Grupo Farol 81 de Campinas vão expor em Cuba em abril

Oito artistas visuais de Campinas, integrantes do grupo Farol 81, vão expor seus trabalhos em Cuba, de 5 a 23 de Abril de 2017, no  Centro Provincial de Artes Plásticas y Diseño de La Habana  (CPAP Galería Luz y Oficios). A exposição  [In]congruências Expandidas é um projeto do curador cubano Andrés I. M. Hernández e representa mais um capítulo do diálogo cultural entre Brasil e Cuba, que sempre foi muito fértil e fonte de importantes manifestações estéticas.

O grupo FAROL 81 é formado pelas artistas Alba Corte, Lícia Chaves, Marisa Martins Carvalho, Rosana Torralba, Valéria Menezes, Vane Barini, Vani Caruso, Vera Figueiredo e pelo curador Andrés I. M. Hernández.

Obra de Marisa Martins Carvalho, do Farol 81

Obra de Marisa Martins Carvalho, do Farol 81

A ideia surgiu a partir do acompanhamento das poéticas pessoais de cada artista em um ateliê em Campinas, cidade onde o curador faz doutorado.

A exposição apresenta obras que exemplificam a produção visual brasileira contemporânea. A diversidade de linguagens e suportes é uma das questões abordadas na exposição. Espacialidade, sensorialidade, cromatismo, o corpo, a pesquisa, o fazer contemporâneo e suas conexões inerentes com a História da Arte a partir de peculiaridades da arte brasileira é o que se apresenta nesse projeto.

O intuito é exibir para o público cubano as potencialidades de artistas brasileiros  que circulam fora do circuito Rio-SP, como forma de continuidade do enriquecimento, diálogo e contato entre as duas produções latino-americanas.  O curador cria um diálogo com o espaço e relações entre as diversas linguagens e imagens.

Obra de Vera Figueiredo

Obra de Vera Figueiredo

Os trabalhos apresentados são desenhos, pinturas, instalações, fotografias, projeções, vídeos, colagens, áudios, performances, e livros de artista. Alguns dos trabalhos contam com a participação do público como é o caso do trabalho da artista Rosana Torralba, que iniciará uma pintura com tomates numa performance que poderá ser continuada pelos espectadores. A artista Lícia Chaves utiliza areia em seus projetos e fará uma das instalações utilizando o material da própria ilha.

Todas as obras expostas permanecerão em Cuba, em doação para universidades, galerias e centros de arte. Havana, em especial, tem sido importante referência para o universo das artes, sendo procurada por criadores do mundo todo, ansiosos por beber de sua efervescência e dinamismo.

Cartaz da exposição [In]congruências Expandidas

Cartaz da exposição [In]congruências Expandidas

serviço

exposição: [in] congruências expandidas

Data:  05 a 23 de Abril de 2017

Local:  Centro provincial de Artes Plásticas y Deseño (CPAD), em Luz y Ofícios no centro de Havana (Cuba).

Farol 81 > Alba Corte, Lícia Chaves, Marisa Martins Carvalho, Rosana Torralba, Valéria Menezes, Vane Barini, Vani Caruso, Vera Figueiredo e curador Andrés I. M. Hernández.

 

Farol 81 no facebook > https://www.facebook.com/farol81/?fref=ts

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta