Capa » Cultura Viva » Robinson José da Silva celebra os 50 anos com exposição neste dia 30: a vida pela arte
Robinson José da Silva celebra os 50 anos com exposição neste dia 30: a vida pela arte
Robinson e o seu tributo a Gandhi, líder da não-violência (Foto José Pedro Martins)

Robinson José da Silva celebra os 50 anos com exposição neste dia 30: a vida pela arte

Arte igual a vida para Robinson José da Silva, que celebra os 50 anos com exposição a ser inaugurada nesta quinta-feira, dia 30 de março, às 19h30, no Ateliê Lisa França, em Campinas. Este artista de talentos múltiplos apresenta “50 + de Robinson” até o dia 30 de abril, das 14 às 18 horas. Um dos mais ativos espaços culturais da cidade, o Ateliê Lisa França fica na rua Monsenhor Dr.Emílio José Salim, 118, no distrito de Sousas. A entrada para a vernissage de amanhã e para a exposição é grátis.  A curadoria é da própria Lisa França.

A inquietude típica dos grandes criadores é marca registrada de Robinson, que transita por diferentes linguagens artísticas. Venceu por exemplo a categoria Caricatura do Salão Internacional de Humor de Piracicaba de 2014 com uma obra em 3D, sobre o compositor Cartola. No ano seguinte levou ao mesmo Salão duas novas caricaturas em 3D, uma de seu ícone espiritual Gandhi, confeccionada em espuma, e a outra do Comandante Spock, construída a partir de um dos objetos mais comuns nas cozinhas dos brasileiros, uma garrafa de café. Com os dois projetos, Robinson confirmava a contribuição que vem dando para a renovação de linguagens no mais famoso espaço do humor em atividade no mundo.

Spock na garrafa de café: jornada nas estrelas da imaginação (Foto Jose Pedro Martins)

Spock na garrafa de café: jornada nas estrelas da imaginação (Foto Jose Pedro Martins)

Robinson fez Artes Plásticas na PUC-Campinas e também se destaca pelas ações sociais. Tornou-se por exemplo oficineiro voluntário na entidade União Cristã Feminina, onde passou a ensinar técnicas de desenho a adolescentes e jovens de 15 a 24 anos que frequentam o Centro de Juventude da instituição do Jardim Santa Mônica, em Campinas.

O artista participou de várias exposições coletivas nos últimos anos, algumas no mesmo Ateliê Lisa França. Agora expõe sua alma livre e generosa em diversas obras nesse Ateliê que encarna a força da criação coletiva e individual. A poesia mora no coração de Robinson, o que ele deixa claro na exposição que lembra os 50 anos de uma biografia colorida pela imaginação. Programa imperdível.  (Por José Pedro Martins)

Convite da exposição que abre amanhã

Convite da exposição que abre amanhã

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Um comentário

  1. um artista nato e batalhador! parabéns

Deixe uma resposta