Capa » Fotos » A magia e a generosidade das imagens de Scarpa na Galeria Virtual ASN
A magia e a generosidade das imagens de Scarpa na Galeria Virtual ASN

A magia e a generosidade das imagens de Scarpa na Galeria Virtual ASN

Magia e generosidade. As imagens de Antônio Scarpinetti, ou Scarpa como seus colegas e admiradores o conhecem, são a síntese do poder da fotografia, que encanta, provoca empatia e faz pensar. A sua série, em cartaz na Galeria Virtual ASN a partir desta quinta-feira, dia 27 de abril, é um pequeno recorte, embora sempre poderoso, do impressionante trabalho que ele faz há anos, documentando e valorizando as mais legítimas manifestações da cultura popular, com destaque para o grande evento que é o Festival do Folclore de Olímpia, no interior de São Paulo. A Galeria Virtual pode ser apreciada na parte superior, à direita, da home da Agência Social de Notícias (www.agenciasn.com.br).

Atualmente Antônio Scarpinetti é profissional da Secretaria de Comunicação da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. É fotógrafo, jornalista e especialista em organização de acervos fotográficos e jornalísticos.

Iniciou a carreira como jornalista em rádios e jornais de Campinas e Jundiaí e ainda como pesquisador nas áreas de textos e imagens nos arquivos do Departamento de Documentação (Dedoc), da Editoria Abril, em São Paulo.

Coordenou nos anos 1990 o Centro de Pesquisa e Documentação da Rede Anhanguera de Comunicação (Cedoc-RAC), dos jornais “Correio Popular” e “Diário do Povo”, em Campinas.

É autor das fotos que compõem o livro fotobiográfico “Teia do Saber – Capacitação de Professores da Rede Pública”, obra que mostra, em forma de reportagem, a participação da Unicamp no programa Teia do Saber.

Integrou também, na Unicamp, um dos grupos de estudos de casos no projeto Interpares de preservação de documentos digitais autênticos, sob orientação do Arquivo Nacional e da Universidade de British Columbia (UBC), no Canadá.

Organizou e participou de inúmeras exposições coletivas e individuais fotográficas, com temáticas do fotojornalismo científico, cultura popular, população, ambiente, agricultura, água, cerrado e paisagens brasileiras. Na Mostra Unicamp de Fotografia, Festival Hércules Florence em Campinas, e outros municípios de Piracicaba, Jundiaí e nos campus da Universidade São Francisco (USF) em Itatiba e Bragança Paulista. E no Revelando São Paulo de São José dos Campos e capital, Barueri e São Sebastião.

É natural de Olímpia (SP), onde realiza há mais 30 anos no município um trabalho iconográfico e de divulgação da cultura popular. As fotos do ensaio “Sagrados, Sensíveis e Encantados” são extratos de um projeto de autor denominado Imaginários da Fé. Reúne fotos da cultura popular autêntica do interior do Estado de São Paulo e de outras regiões do País.

Resultado de um trabalho que não se esgota com a imagem em si, mas que privilegia o olhar, o ato da elaboração do fotográfico e o contexto, a vivência, e a celebração da cultura em sua origem e autenticidade. Parte de um conjuntos de imagens que contam histórias da arte, revelada em arenas e palcos, nos rituais encantados, nas ruas, nas peregrinações entre terreiros, nas casas simples, nos quintais rurais e urbanos, onde a resistência cultural sobrevive na fé inabalável da religiosidade, nas cores, na música, nos pontos, guias, cantos e toadas, no ressoar dos tambores e nos sentimentos e na sensibilidade principalmente entre os mais humildes e íntegros da população brasileira.

Scarpa_Ticumbi-São-Benedito-de-Conceição-da-Barra-ES-(Scarpa)-28112009-DSC_0729_1600 Scarpa_Ticumbi-São-Benedito-de-Conceição-da-Barra-ES-(Scarpa)-28112009-DSC_0637_1600 Scarpa_Olímpia-10082008-(Scarpa)-IMG_5870_1600 Scarpa_Folcore-Olímpia-2006-foto-Scarpa-IMG_0022-(22)_1600

 

Uma das fotos de Scarpa: imagens poderosas da cultura popular

Uma das fotos de Scarpa: imagens poderosas da cultura popular

Scarpa_Congada-de-Sainhas-Uberlândia_scarpa_DSC_5484_1600 Scarpa_20150518_1_Encontro-de-Congos_Olímpia_scarpa_AJS_7309_1600 Scarpa_20150518_1_Encontro-de-Congos_Olímpia_scarpa_AJS_7305_1600 Scarpa_20150117_1_Cia-de-Reis-Incenso,-Ouro-e-Mirra_17012015_scarpa_AJS_6247_1600

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Um comentário

  1. Tecnicamente impecáveis as fotografias do Scarpa! Nestes meus quase 30 anos de Campinas, já me deparei com suas imagens em várias épocas e locais. Mas vê-las aqui, reunidas, foi magistral. Parabéns à ASN!

Deixe uma resposta