Capa » Cidadania » Shoppings e ONG criam em data comercial projeto que beneficia famílias em situação de risco
Shoppings e ONG criam em data comercial projeto que beneficia famílias em situação de risco

Shoppings e ONG criam em data comercial projeto que beneficia famílias em situação de risco

Nas semanas que antecedem o Dia das Mães, a segunda data comercial mais forte do varejo (perdendo apenas para o Natal), a dinâmica dos shoppings e ruas das cidades é de muito estresse. É o vendedor preocupado com suas metas, o lojista que espera o retorno de seu investimento, e o consumidor, com pressa, desejoso de atender à demanda social. Parece não caber poesia, calma, solidariedade e paciência neste universo. Mas (sempre) cabe. Os shoppings Galleria e Iguatemi, em Campinas, conseguiram inserir mais delicadeza e poesia presenteando seus clientes com bolsas manuais e artesanais feitas por mulheres assistidas pela ONG Orientavida (www.orientavida.org.br).

A parceria com os shoppings vai garantir o auxílio a 587 famílias por mais de seis meses, graças à renda gerada pelo trabalho das mulheres que aprenderam a bordar.  Criada em 1999, a ONG Orientavida atua na capacitação de mão de obra feminina para inseri-las no mercado de trabalho. Foram elas que bordaram e confeccionaram as bolsas artesanais (clutches) exclusivas da campanha “Feito à mão, ponto a ponto, de uma mãe para outra” dos shoppings. Quem gastar acima de R$ 400,00 leva pra casa o brinde.

IMG_0992

Maria Celeste Chad criou a ONG há 18 anos ao perceber uma necessidade local, na cidade de Potim, ao lado de Aparecida do Norte, onde ela nasceu. De lá pra cá, cerca de 20 mil mulheres foram assistidas. E tudo começou quase por acaso, ela lembra. “Eu me casei e fui morar em Potim, numa chácara. Na época, era bairro rural de Guaratinguetá, depois emancipou-se e meu marido foi prefeito da cidade por oito anos.”

maria celesteong orientavidaEla lembra que o município era muito pobre, sem recursos, e ela queria contribuir na administração de alguma maneira. “Criei a ONG Orientavida. Minha mãe bordava e costurava com maestria e concordou em ensinar às mulheres esta arte que virou um ofício”, conta Maria Celeste. A maior parte destas mulheres é chefe de família, muitas são presidiárias (reeducandas) e há tanto jovens quanto idosas, de 16 a 70 anos. O número de assistidas é flutuante.

Hoje a Orientavida tem parcerias com grupos grandes e importantes como os Irmãos Campana, Trussardi, Trusseau e Etna, além de ser a única ONG licenciada da Disney no mundo. A região do Vale do Paraíba concentra a maior parte do trabalho da Orientavida, com projetos de geração de renda. “Temos todo tipo de ex-profissional, ou seja, pessoas que não mais se encaixam no que faziam e através do trabalho artesanal encontram beneficio e ganho para seu sustento e de sua família”, descreve a fundadora, que conta com o trabalho voluntário na composição da diretoria, mas mantém um quadro de funcionários contratados pelo regime CLT na equipe administrativa.

A  renda das bolsas artesanais dos shoppings é dirigida às mulheres que trabalharam. “Elas receberam por produção. E o Iguatemi antecipou 100% do pagamento antes de receber os produtos, porque não tínhamos como  produzir e receber depois como fornecedores comuns, afinal, não somos fornecedores comuns, somos um projeto onde mudamos a história de vida de pessoas. E poucos conhecem esse trabalho”, lamenta Maria Celeste, que chegou ao grupo Iguatemi por intermédio de um gerente do shopping em São Paulo, que a apresentou a Renata Zitune do JK.

IMG_1016

A campanha “Feito à mão, ponto a ponto, de uma mãe para outra” se estende até o dia 18/05 no Iguatemi Campinas e até 12/06 no Galleria Shopping. São três estampas diferentes e muita delicadeza no cuidadoso trabalho manual. “Essa campanha é motivo de muito orgulho para nós. Todos os anos, a Iguatemi se dedica para oferecer presentes exclusivos e estamos felizes pela oportunidade de dividir com nossos clientes um trabalho que foi pensado em todos os detalhes, feito à mão por mulheres que têm histórias de vida admiráveis”, conta Marcelo Miranda, vice-presidente comercial e de marketing da Iguatemi Empresa de Shopping Centers, que administra o Iguatemi Campinas e o Galleria Shopping.

IMG_0951

 

Sobre Adriana Menezes

Deixe uma resposta