Capa » Cultura Viva » Feira SUB divulga cartaz da edição de 2017, concebido pela artista Valéria Menezes
Feira SUB divulga cartaz da edição de 2017, concebido pela artista Valéria Menezes
Fases do processo criativo de elaboração do cartaz da Feira SUB 2017 (Foto Divulgação)

Feira SUB divulga cartaz da edição de 2017, concebido pela artista Valéria Menezes

Feira SUBA partir de sua segunda edição, referente a 2017, a Feira SUB de arte impressa e publicações independentes, de Campinas, adota o cartaz como peça central da sua comunicação. A artista contemporânea Valéria Menezes é a primeira artista a elaborar o cartaz. Neste ano a Feira SUB acontece no dia 16 de setembro, na Biblioteca Pública Municipal ‘Professor Ernesto Manoel Zink’, das 11 às 21 horas. As inscrições estão abertas.

A cada edição da feira, a SUB vai convidar um artista para elaboração do cartaz. A arte criada vai inspirar todo o material visual da edição. Liberdade estética e ousadia criativa são elementos que devem nortear a concepção. A única referência proposta é com relação à identidade da feira que é representada pela simbologia de um peixe. O cartaz desta edição da Feira SUB foi elaborado pela artista contemporânea campineira Valéria Menezes.

Ao adotar o cartaz como peça central da comunicação, a Feira SUB reforça a importância do design e da arte gráfica como expressão cultural. “O cartaz expressa uma ideia cuja função é interagir com o espectador com a finalidade de divulgar uma informação de maneira interessante esteticamente, exigindo síntese tanto do visual quanto do seu significado. É uma peça com valor artístico e também histórico, um meio de divulgação de importantes movimentos artísticos e políticos. Ao nosso ver, a melhor representação da proposta da Feira”, explica Fabiana Pacola Ius, uma das coordenadoras da feira SUB e sócia do The MIX Bazar.

Valéria Menezes é artista visual e ilustradora. Apresenta sua poética em várias linguagens artísticas. Algumas das questões do seu trabalho estão na relação com o espaço e no movimento da produção, o processo. Transfere para os espaços expositivos esses questionamentos e busca na exposição um lugar de reflexão.

Valéria Menezes e o cartaz que concebeu para a Feira SUB 2017 (Foto Divulgação)

Valéria Menezes e o cartaz que concebeu para a Feira SUB 2017 (Foto Divulgação)

“Quando fui convidada para fazer o cartaz da Feira SUB topei na hora. Embora não tenha feito outros cartazes de eventos antes, o desafio é o que sempre me motiva”, contou Valéria.  Para o cartaz da feira SUB 2017, a artista escolheu imagens híbridas. “No processo criativo do cartaz, pensei em algo que trouxesse uma ideia de diversidade, de desvio, de subterrâneo, de submerso, de subversivo, que trouxesse a ideia de alguma coisa que parece, mas que não se pode perceber rapidamente o que é, imagens híbridas. Busquei imagens relacionadas a todos esses ‘subs’ e fiz desenhos baseados nas imagens encontradas. Depois escolhi os animais, misturei as formas no intuito de parecerem criaturas estranhas e os coloquei no ambiente dos desenhos. Utilizei nanquim e guache para desenvolver o projeto principalmente por causa da impressão, para que as cores ficassem o mais fiel possível ”, explicou Valéria Menezes.

Valéria conta que vem coletando imagens de animais há alguns anos e de dois anos para cá tem utilizado alguns desses animais híbridos nos seus trabalhos. “Acredito que eles têm uma natureza pura e verdadeira. Eles não são um nem outro, são um terceiro e podem se transformar sempre. É uma verdadeira metamorfose. Escolhi esses animais para o projeto da feira sub porque acredito que a proposta desse tipo de evento é justamente esse lugar que não é nenhuma coisa nem outra, é o que está entre. Nas entrelinhas, no lugar das criações mais livres, das possibilidades estendidas. E essa diversidade é a única que cabe no mundo hoje. Uma forma de subverter”, ressalta a artista.

“O resultado do trabalho da Valeria Menezes representa a proposta da Feira SUB de apresentar diversidade e trazer variados formatos de arte impressa e publicações independentes que estão sempre em transformação por conta da criação artística e literária desses artistas e publicadores independentes. Uma mutação constante, que nasce do subversivo, da vontade de criar novas formas para apresentar seus trabalhos e realizar transformações nas pessoas que curtem esse tipo de arte”, observa Fabiana Pacola Ius.

cartazFeiraSUB2017_valeriaMenezes_creditoReprodução (2)

Inscrições abertas – Estão abertas as inscrições para os interessados em expor seus trabalhos na 2ª. edição da Feira SUB de arte impressa e publicações independentes e autorais que acontece em 16 de setembro de 2017, em Campinas, na Biblioteca Pública Municipal ‘Professor Ernesto Manoel Zink’, das 11h às 21h.A inscrição é gratuita por meio do formulário neste link: https://goo.gl/forms/2kURrsag4N6jthqu1 que está disponível também na página do Facebook da Feira SUB (https://www.facebook.com/feirasub/).Qualquer pessoa, artista, coletivo ou editora, de qualquer lugar do país pode participar.As inscrições vão até 23h59 do dia 16 de julho de 2017 e passam por um trabalho de curadoria para escolha de cerca de 55 expositores, que serão divulgados até o dia 18 de agosto.

A Feira SUB apresenta os mais variados formatos de produção independente de trabalhos que circulam fora do meio editorial tradicional e inclui: livros, zines, livros de artista, revistas, xilogravuras, pôsteres, ilustrações, fotografias, além de uma infinidade de produtos impressos que têm como características a produção com pequena tiragem e alto valor artístico. É uma iniciativa do The Mix Bazar, de Campinas. A edição de 2017 conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Campinas, da Secretaria da Cultura e da Agência Social de Notícias.

Serviço

Feira SUB 2017

Inscrições: até 16 de julho
(gratuitas)

Divulgação dos selecionados para a Feira: 18 de agosto

Data da Feira: 16 de setembro de 2017

Horário: 11 às 21 horas

Local: Biblioteca Pública Municipal ‘Professor Ernesto Manoel Zink’ (Avenida Benjamim Constant, 1633, Centro, Campinas, SP)

Informações e dúvidas sobre as inscrições: feirasub@themixbazar.com.br

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta