Capa » Cidadania » Agência Social de Notícias fecha 2017 comemorando parcerias e prêmios e sinalizando novos projetos
Agência Social de Notícias fecha 2017 comemorando parcerias e prêmios e sinalizando novos projetos
Equipe da Agência Social de Notícias com parte do time de colaboradores da plataforma de blogs da ASN

Agência Social de Notícias fecha 2017 comemorando parcerias e prêmios e sinalizando novos projetos

A Agência Social de Notícias fecha 2017 comemorando muitas conquistas. As maiores delas foram a consolidação e a ampliação de parcerias. O ano termina com dois novos prêmios, somando quatro nos pouco mais de três anos de atividades da ASN, e a sinalização de novos projetos para 2018.

Novas parcerias foram estabelecidas no grupo de colaboradores da plataforma de blogs da ASN. Passou a integrar a equipe o químico André Sarria, nascido em Cajobi e que escreve sobre Ciência desde Londres, onde atua como pesquisador no Departamento de Biointerações e Proteção de Colheitas em Rothamsted Research.

Também passou a compor o elenco de colaboradores da plataforma de blogs da ASN a arquiteta e urbanista Maria Rita Amoroso,  diretora de Patrimônio do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-CAMPINAS), Conselheira do CONDEPACC e Conselheira Titular do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU –SP). Ocupa, ainda, a vice-presidência da CICOP.NET (Network of International Centers for the Conservation of Architectural Heritage). Maria Rita Amoroso assina um blog com artigos sobre sua área de atuação.

André e Maria Rita se somam ao time já integrado por Daniela Prandi, Carlãozinho Lemes, Cacalo Fernandes, Fabiana Pacola e Marcela Pacola, Marta Avancini, Jaqueline Fernandes e Josiane Giacomini. Outros jornalistas e colaboradores assinaram ilustrações ou textos publicados em 2017 na ASN, como Eduardo Gregori e Ricardo Cruzeiro.

Outra parceria estabelecida em 2017 foi com o The Mix Bazar, na divulgação da segunda edição da Feira SUB de Arte Impressa e Publicações Independentes. A Feira aconteceu com enorme sucesso, no dia 16 de setembro, na Biblioteca Pública Municipal de Campinas. Na mesma linha houve, com apoio precioso do cinegrafista Valdecir Saraiva da Silva, a parceria com a produtora e curadora Ligia Testa, na divulgação de Arte Múltipla, inovador evento com várias linguagens artísticas, ocorrido no dia 19 de agosto. Novas parcerias serão construídas em 2018, ano em que a Agência Social de Notícias deve lançar novos projetos, já em fase de planejamento.

José Hamilton Ribeiro e premiados na categoria Profissional do Prêmio ABAG-RP de Jornalismo (Foto Divulgação ABAG-RP)

José Hamilton Ribeiro e premiados na categoria Profissional do Prêmio ABAG-RP de Jornalismo (Foto Divulgação ABAG-RP)

Premiações – No final de 2017, a Agência Social de Notícias comemorou dois novos prêmios conquistados, com reportagens assinadas por José Pedro Soares Martins.  “Golinho de café: riscos, oportunidades e informação no futuro do agronegócio” foi uma das vencedoras do Prêmio ABAG-Ribeirão Preto “José Hamilton Ribeiro de Jornalismo”. A cerimônia de premiação aconteceu no último dia 8 de dezembro, sexta-feira, no Restaurante Cabanas, em Ribeirão Preto, com a presença do próprio José Hamilton Ribeiro, o mais premiado jornalista brasileiro. Ele entregou os prêmios a todos os vencedores, nas categorias Estudante e Profissional.

A reportagem  “Rumo a 2022: como gestão, engajamento e inovação estão melhorando o Ideb em três estados”, por sua vez, foi uma das vencedoras do Prêmio Inep de Jornalismo de 2017. Ficou em terceiro lugar na categoria Avaliações da Educação Básica. Foi a categoria mais disputada, com 72 trabalhos inscritos, entre os 130 recebidos pelo Prêmio Inep.

Agência Social de Notícias recebe o Prêmio INEP de Jornalismo

Agência Social de Notícias recebe o Prêmio INEP de Jornalismo (Foto Divulgação)

Em 2015 a ASN ganhou o Prêmio Feac de Jornalismo, na categoria Fotojornalismo, com as fotos de Adriano Rosa para a reportagem “Brincar é a cura da violência em família dentro do projeto Recriando Vínculos feito por voluntárias em Campinas”. Em 2016, a reportagem “Setor de seguros está ativo frente às mudanças climáticas, mas Brasil precisa acelerar o passo”, de José Pedro Martins, foi uma das vencedoras da primeira edição do Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros. A reportagem ficou em segundo lugar na categoria Webjornalismo. Os três vencedores de cada uma das seis categorias em disputa foram conhecidos em cerimônia na noite de 30 de novembro, no Teatro Maison de France, no Rio de Janeiro.

A ASN foi finalista em duas outras oportunidades, no Prêmio Feac de Jornalismo. Em 2015, Adriana Menezes foi finalista na categoria Jornalismo On-Line, com a reportagem “Brincar é a cura da violência em família dentro do projeto Recriando Vínculos feito por voluntárias em Campinas”. Em 2017, o fotógrafo Martinho Caires foi finalista na categoria Fotojornalismo, com as fotos para a reportagem “Festival Volante comprova potencial de Campinas para a criatividade econômica com sustentabilidade”.

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta