Capa » Cidadania » Reciclagem e doação viram descontos nas lojas do Galleria em campanha que gera recursos à Sobrapar
Reciclagem e doação viram descontos nas lojas do Galleria em campanha que gera recursos à Sobrapar
Campanha "Desapega e Leva" no Galleria Shopping, em Campinas, vai até domingo (8/04) Foto: Divulgação/Tatiana Ferro

Reciclagem e doação viram descontos nas lojas do Galleria em campanha que gera recursos à Sobrapar

Na hora de reciclar, prolongar a vida útil de uma roupa, doar, praticar o consumo sustentável e adotar outras práticas afins, em geral recorremos a brechós e bazares, e não lembramos dos shoppings. Contrariando esta lógica, o Galleria Shopping, em Campinas, lança uma campanha que recebe as doações, oferece descontos ao doador e encaminha as peças à Sobrapar (sobrapar.org.br), que há 40 anos oferece atendimento gratuito a pacientes com deformidades craniofaciais. Desde ontem e até domingo (8/04), a campanha “Desapega e Leva”, inédita na região, troca roupas, bolsas e calçados por descontos em lojas do Galleria.

“O shopping é um ambiente onde se prioriza o luxo, mas a campanha pega a via da solidariedade”, avalia a presidente da Sobrapar, Vera Lucia Raposo do Amaral, que comemora a parceria com o shopping. Segundo Vera Lucia, não há uma estimativa do volume de doações que a campanha vai arrecadar, mas o impacto físico tem menor importância. “A campanha amplia o foco de atenção da comunidade em relação ao nosso trabalho filantrópico. Há 40 anos somos uma luz no fim do túnel para estas pessoas que precisam do tratamento craniofacial.”

Francisco Finocchiaro, gerente geral do galleria Shopping, e Vera Lucia Raposo do Amaral, presidente da Sobrapar  Foto: Divulgação/Tatiana Ferro

Francisco Finocchiaro, gerente geral do Galleria Shopping, e Vera Lucia Raposo do Amaral, presidente da Sobrapar  Foto: Divulgação/Tatiana Ferro

O Bazar de Usados na Sobrapar, que receberá as peças da campanha, possui cerca de 4 mil metros quadrados. Toda a venda é revertida para o hospital, que já realizou 20 mil cirurgias ao longo dos seus 28 anos. Em 2017, a venda no bazar representou 15% do montante de recursos arrecadados para a entidade. No local é possível encontrar de móveis a roupas e utensílios para casa. O público é composto tanto por pacientes quanto pela comunidade local.

A administração do Galleria Shopping se inspirou em campanha semelhante de shopping paulistano. De acordo com o gerente geral do Galleria, Francisco Finocchiaro, o foco principal está na ação social. Na sua avaliação, o crescente número de brechós e bazares não traz nenhum tipo de preocupação ao movimento dos shoppings; a campanha, portanto, não tem nenhuma relação com os hábitos novos de consumo. “Nós temos muitos serviços relacionados, como entretenimento, alimentação, além das lojas. A ideia foi agregar valor com uma ação de sustentabilidade, em complemento às liquidações que já fazemos sempre.”

Consumidor recebe vouchers de descontos nas lojas participantes em troca da peça doada   Foto: Divulgação/Tatiana Ferro

Consumidor recebe vouchers de descontos nas lojas participantes em troca da peça doada  Foto: Divulgação/Tatiana Ferro

Vera Lucia acredita que o consumidor de hoje tem mais responsabilidade ambiental. “Acho que há uma simplificação da vida moderna; as pessoas não querem mais acumular tanta coisa, nem gerar tanto lixo, por isso há muitos bazares.” Ela também atribui esta alternativa de consumo à situação econômica e à diminuição do poder aquisitivo.

O Bazar de Usados da Sobrapar receberá as peças da campanha "Desapega e Leva"   Foto: Divulgação/Tatiana Ferro

O Bazar de Usados da Sobrapar receberá as peças da campanha “Desapega e Leva”
Foto: Divulgação/Tatiana Ferro

Cada item doado – que deve estar em perfeito estado de uso – dá direito a um voucher de desconto (no mínimo 20%) que será escolhido pelo cliente. As trocas dos vouchers (não cumulativos) são válidas apenas entre os dias da campanha nas lojas participantes. As doações devem ser feitas no posto de troca da campanha, no segundo piso do shopping, ao lado da loja Inovathi. Não serão aceitas peças manchadas ou puídas, roupas íntimas nem acessórios como colares e brincos.

O Hospital Sobrapar fica na Avenida Adolpho Lutz, 100, no distrito de Barão Geraldo, em Campinas. A equipe multidisciplinar faz um atendimento voltado à reabilitação global do paciente e sua reintegração à sociedade. Especialmente crianças e adolescentes, de todo o país, buscam o hospital que é referência no tratamento de deformidades craniofaciais. (por Adriana Menezes)

Sobre Adriana Menezes

Deixe uma resposta