Capa » Cultura Viva » Violeiro Paulo Freire, dança e lançamento de livro nesta quarta-feira, no Sarau da Dalva de Abril
Violeiro Paulo Freire, dança e lançamento de livro nesta quarta-feira, no Sarau da Dalva de Abril
O violeiro Paulo Freire (Foto Divulgação)

Violeiro Paulo Freire, dança e lançamento de livro nesta quarta-feira, no Sarau da Dalva de Abril

No meio de muito movimento, em Campinas, no estado, Brasil e no mundo, o Sarau da Dalva segue a sua programação especial. “Especial sempre é (…)”, diz Rafa Carvalho, idealizador e um dos organizadores do projeto, “(…) mas é importante lembrarmos que temos pela primeira vez o apoio do povo, pelas vias de um edital público, exatamente num momento muito delicado de nossa condição política e social. É crucial aproveitarmos a chance com muita corresponsabilidade, proporcionando o acesso e fomentando esse trabalho de formação e transformação das pessoas, pela  Poesia, pela Arte e pela Cultura”.

Nessa edição de abril, que acontece hoje, dia 11 de abril, a partir das 19h, o Sarau conta com a presença do violeiro Paulo Freire e todo seu envolvimento com a cultura popular, caipira, interiorana e de raiz, e que além da música, muito se envolve também com a literatura, em sua longa e já consolidada carreira. De São Paulo vêm os artistas do Núcleo Daffi (Dança – Filosofia – Arte) da UFABC, e do IMO Coletivo, com fragmentos do trabalho cênico “Miséria Prima, Rara Palavra – para Carolina Maria de Jesus”, criado a partir da obra da autora. E também a escritora Maria Fernanda Elias Maglio, lançando seu livro de contos “Enfim, Imperatriz”, pela Editora Patuá. A poeta e agitadora cultural Flá Perez, complementa a base da programação com a apresentação de seu livro “Antropoflágica” pela Editora Essencial.

Núcleo Daffi e IMO Coletivo fazem sua estreia em Campinas (Foto Divulgação)

Núcleo Daffi e IMO Coletivo fazem sua estreia em Campinas (Foto Divulgação)

“Por um lado, é a primeira vez que temos uma apresentação como essa, do Núcleo Daffi e IMO Coletivo, o que amplia a prática de nossa intenção de cada vez mais integrar as artes, e gera a muitos, com certeza, a oportunidade de um contato inédito com essa linguagem híbrida de teatro, música instrumental e essa dança que chamamos contemporânea. Há essa novidade, os possíveis estranhamentos e um construção a se desenvolver com tudo isso. E por outro, a presença de Flá e Paulo Freire, como artistas de Campinas… a Flá sempre em casa e Paulinho com esse envolvimento todo com o popular e a simplicidade que ele tem e que é maravilhoso… reaproximam O Sarau da Dalva de seus princípios, mais ‘caseiros’ no sentido da inclusão, e democráticos no sentido de equivaler o valor humano de cada pessoa em sua individualidade.” É o que Rafa comenta sobre a programação de abril do Sarau, que segundo o poeta passa por uma fase muito importante para todo o processo.

Como realização coletiva que é, a organização do encontro sente a necessidade de um novo comprometimento das pessoas com a manutenção e desenvolvimento do projeto, tanto a partir de iniciativas pessoais de colaboração com toda a produção do encontro, como no resgate dos ideais que fizeram com que o Sarau da Dalva nascesse, há praticamente 4 anos atrás. Sabrina Sanfelice, artista que compõe a equipe organizadora do Sarau diz: “O (Sarau da) Dalva cresceu muito em sua trajetória. E é importante haver um esforço conjunto para não se perder as motivações principais do encontro. O afeto, o respeito, e todas as derivações do amor, que segundo nossas raízes é o sentimento mais revolucionário possível. Gestão conjunta e harmoniosa do espaço. A valorização do indivíduo, a celebração da diversidade e disposição da convivência e por fazer junto. A união… ou constelação, como chamamos aqui, é o que mais precisa brilhar agora.”

Flá Perez lança o livro “Antropoflágica" (Foto Fernando Ricci/Divulgação)

Flá Peres lança o livro “Antropoflágica” (Foto Fernando Ricci/Divulgação)

Sobre a presença de Maria Fernanda Elias Maglio, Rafa comenta: “A Maria Fernanda é uma grata surpresa à Literatura Brasileira, na minha leitura. Nos conhecemos trabalhando nossos textos com Marcelino Freire e, desde lá, senti nela algo muito peculiar, um frescor genuíno em seu jeito de contar histórias. Além de quê, é maravilhoso ter mais de 40 livros lançados no Sarau da Dalva, muitos deles por escritoras, como as duas que receberemos nessa quarta-feira”. E conclui: “O Sarau da Dalva chegou em um ponto que, para seguir sendo verdade, precisa de um novo passo conjunto, no envolvimento e cuidado coletivo. O que queremos é zelar para que naquele chão as relações se deem no modo mais justo e favorável possível, para que essa atuação realmente comunitária possa aflorar cada vez mais. E seguir florescendo aquela encruzilhada.”

O Sarau da Dalva acontece num cruzamento da Av. Lafayete Arruda Camargo, no Bar do Manoel – Estrela Dalva, ali no Parque São Quirino.

 

Serviço:

Sarau da Dalva – Edição de Abril

Hoje, quarta-feira: a partir das 19h

Bar do Manoel – Estrela Dalva

Av. Lafayete Arruda Camargo, 767 Parque São Quirino

 

Telefone: (19) 3296 4912

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida. Já ganhou os prêmios de jornalismo: FEAC (2015), Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros (2016), ABAG-Ribeirão Preto "José Hamilton Ribeiro" de Jornalismo (2017) e Prêmio INEP de Jornalismo (2017).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>