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Escola em Piracicaba discute arte, literatura, fome, bullying e desperdício de água em Feira de Ciências
Alunos da EE "Prof.Attílio Vidal Lafratta" em atividade do Projeto Espírito Lúdico: Currículo Vivo (Fotos José Pedro Martins)

Escola em Piracicaba discute arte, literatura, fome, bullying e desperdício de água em Feira de Ciências

Combate à fome, ao bullying e ao desperdício de água e alimentos são alguns dos temas em discussão na I Feira de Ciências Espírito Lúdico: Currículo Vivo, que a Escola Estadual “Professor Attílio Vidal Lafratta”, do Jardim Costa Rica, em Piracicaba, promove no dia 29 de novembro, sábado, de 9 às 13 horas. Arte, literatura, cidadania, sustentabilidade são assuntos centrais dos sete grupos de trabalho (GTs) constituídos ao longo do ano e que desenvolveram projetos que serão apresentados na Feira de Ciências.

A coordenadora pedagógica da escola, professora Márcia Sanches Wiege Martins, assim resume o sentido da iniciativa: “A Feira de Ciências quando incorporada no Currículo Estatal promove uma revolução pedagógica, justamente por coroar o movimento da escola referente às propostas de aprendizagem acontecida durante o ano letivo. Trata-se de uma grande oportunidade para introduzir novas metodologias e estratégias de ensino no estímulo da criatividade e resgate da autoestima do alunado na promoção do protagonismo juvenil”.

Para a coordenadora,  “trata-se de um plano de ação importante para interagir com a comunidade escolar e as boas causas da sociedade, que tem como eixo metodológico,  boas perguntas na definição do objeto de investigação, levantamento de hipóteses para a busca de soluções sabidas com os projetos de aprendizagem que ficarão expostos na Feira das Ciências”. A diretora da escola é a professora Vera Lúcia Isidoro.

Falta de água foi preocupação dos alunos durante ano todo

Falta de água foi preocupação dos alunos durante ano todo

O  GT1 se dedicou à literatura, e apresentará projetos em Lusofonia, Literatura e Mitologia Grega, sob orientação dos professores Evelyn de Camargo Antunes, Maria Isabel Baptista Barbosa Oliveira e Isabel Cristina Amaral Bragaia. Questões de cidadania estão presentes do GT2, que proporá reflexões sobre Fome e Desperdício de Alimentos, Preservação e Desperdício de Água, Bullying e Alcoolismo/Movimento Pé no Chão, tendo como orientadores os professores Vanessa Fernanda Mazero, Reinaldo Paulo da Silva e Amália Detoni Barbosa.

Índice de Massa Corporal e Doenças Hipocinéticas são as questões centrais do GT3, orientado pela professora Valéria Nascimento dos Santos. O GT4 dedicou-se a assuntos em Ciências: O Sistema Reprodutor Humano e as Doenças Sexualmente Transmissíveis, Sistema Solar e Entendendo melhor os alimentos. Os orientadores são os professores Luis Augusto Furlan Camba e Juliana Capelo Rezende Batista.

 

Arte, criação, protagonismo juvenil: novos jeitos de ensinar e aprender

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O GT5 tem como pontos fundamentais Consciência Negra e Superação Jovem, com os professores Eliana Galvão Ferreira/ Anderson Henrique C. Oliveira Oliveira/Mauricio Cosentino Modolo como orientadores.  Sustentabilidade é o foco do GT6, que tem como orientadores os professores Sérgio Paula da Silva, Neusa Maria Galvão Cândido, Adenilson dos Santos Cardoso, Edmilson José Zampaulo e Maurício Cosentino Modolo. O GT7 foi dedicado à Curadoria dos Trabalhos de Arte, em Pop Arte, Grafismo Indígena, Designer Gráfico, Animação e Trabalhos em Argila. O professor Lucas Bueno Dias é o orientador.

O Projeto Espírito Lúdico: Currículo Vivo é um dos 13 projetos apoiados na primeira edição do Programa Escola em Movimento, do Instituto Arcor Brasil. O Escola em Movimento é uma iniciativa corporativa do Grupo Arcor, também implementada na Argentina e no Chile. A valorização do brincar e da vida ativa são os focos do Programa, que tem três linhas de atuação: apoio a projetos escolares, formação dos educadores e mobilização de atores. Os projetos apoiados estão em territórios definidos pelos organizadores. A segunda edição do Programa Escola em Movimento será desenvolvida em três cidades de Pernambuco:  Escada, Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca.

Uma escola em movimento: vida ativa

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