Capa » Cultura Viva » Exposição ‘Narrativas Deslocadas’ e lançamento do ‘PIRANHAZINE’ abrem a programação da Feira SUB 2018
Exposição ‘Narrativas Deslocadas’ e lançamento do ‘PIRANHAZINE’ abrem a programação da Feira SUB 2018
'PIRANHAZINE' é uma publicação de autoria coletiva de várias artistas (Foto Mascha Illish)

Exposição ‘Narrativas Deslocadas’ e lançamento do ‘PIRANHAZINE’ abrem a programação da Feira SUB 2018

Acontece nesta quarta-feira, dia 8 de agosto, a partir das 19 horas, na Torta –  espaço cultural independente localizado na rua Duque de Caxias, 537, Centro, Campinas -, a abertura da exposição ‘Narrativas Deslocadas’ da artista campineira Valéria Menezes e o lançamento do ‘PIRANHAZINE’. É uma publicação de autoria coletiva das artistas Alice Porto, Ana Tomimori, Andrea Mendes, Bronagh Link Ryan, Caro Oriz, Laura Sôro, Mascha Illich e Paula Monterrey.  O evento abre a programação paralela da 3ª. edição da Feira SUB de arte impressa e publicações independentes que este ano acontece no dia 15 de setembro de 2018, das 11 às 21 horas, na Biblioteca Pública Municipal ‘Professor Ernesto Manoel Zink’ em Campinas.

'Narrativas Deslocadas' é um projeto da artista Valeria Menezes (Foto Valeria Menezes)

‘Narrativas Deslocadas’ é um projeto da artista Valeria Menezes (Foto Valeria Menezes)

‘Narrativas Deslocadas’ é um projeto que a artista Valeria Menezes iniciou em 2014 com desenhos labirínticos em papel e que ao longo do tempo foram ocupando paredes e outros suportes. Para a exposição, a artista vai trazer uma proposta que aproxima artes visuais e literatura. Os visitantes da exposição poderão participar do trabalho criando narrativas, textos, frases, palavras ou desenhos que serão parte de um livro de artista que será finalizado após o período de exposição.

Os desenhos utilizados são compostos por animais, híbridos e plantas (Foto Valeria Menezes)

Os desenhos utilizados são compostos por animais, híbridos e plantas (Foto Valeria Menezes)

“Os desenhos labirínticos vêm de uma ideia de sobrepor desenhos até que os desenhos criem linhas/labirinto. Uma imagem confusa criada a partir de imagens bem definidas. Os desenhos utilizados nesse projeto são compostos por animais, híbridos e plantas. Fazendo uma referência a natureza e toda sua diversidade, imaginando um mundo onde as plantas e animais se entrelacem de maneira a criar novas espécies”, conta Valéria Menezes.

O PIRANHAZINE – Para o lançamento do zine de autoria coletiva das artistas Alice Porto, Ana Tomimori, Andrea Mendes, Bronagh Link Ryan, Caro Oriz, Laura Sôro, Mascha Illich e Paula Monterrey, haverá a apresentação da publicação por meio de uma instalação artística e a realização de uma ação performativa junto ao público. A publicação independente PIRANHAZINE tem autoria compartilhada por artistas nacionais e internacionais.

"O PIRANHAZINE é uma ação em cardume, aglomeração de quereres" (Foto Mascha Illish)

“O PIRANHAZINE é uma ação em cardume, aglomeração de quereres” (Foto Mascha Illish)

“O PIRANHAZINE é uma ação em cardume, aglomeração de quereres, organização de vozes, acumulação de discursos. Quem inventou o humanismo e porque me tratam como animal ? A piranha responde com dentada”, provocam as autoras.

Feira SUB – A Feira SUB é uma feira anual de Arte Impressa e Publicações Independentes que acontece pela terceira vez em Campinas e é uma referência para o segmento, fazendo parte, inclusive do calendário oficial das feiras independentes do país. São mais de 70 expositores que apresentam trabalhos que circulam fora do meio editorial tradicional e inclui: livros, zines, livros de artista, revistas, xilogravuras, pôsteres, ilustrações, fotografias, além de uma infinidade de produtos impressos que têm como características a produção com pequena tiragem e alto valor artístico.  A entrada é gratuita.

“Além da qualidade e potência artística dos trabalhos, procuramos trazer diversidade à Feira, equilibrando as várias possibilidades de linguagens, técnicas de impressão e formatos da produção independente”, afirma Marcela Pacola, uma dasidealizadoras e curadoras da feira e sócia do The MIX Bazar, realizador da Feira SUB. “Uma das novidades deste ano é a Residência SUB, um projeto de residência artística com foco em livros de artista, resultado da parceria entre a Feira SUB e o Coletivo Contracouchê das artistas Ludmila Porto e Lilian Walker que coordenam o projeto. O resultado do trabalho artístico dos quatro artistas residentes – que começou em março e vai até setembro – será apresentado na edição de 2018 da Feira’, complementa. A Residência tem apoio da Fedrigoni Brasil Papéis e do Laboratório de Gravura do Instituto de Artes da Unicamp.

Além da realização da Feira, acontece uma série de eventos paralelos, ao longo dos meses de agosto e setembro, tais como exposições, bate-papos, oficinas, encontros literários, palestras e workshops, em vários espaços independentes da cidade de Campinas, como parte da programação da Feira SUB 2018. A programação completa está sendo construída e divulgada na página da Feira SUB no Facebook (www.facebook.com/pg/feirasub/events/?ref=page_internal) e em sites de notícias locais.

A Feira SUB é uma realização do The MIX Bazar e conta com o apoio da Secretaria de Cultura de Campinas e da Agência Social de Notícias.

Sobre o The Mix Bazar – O The Mix Bazar (TMB) é um projeto que trabalha com economia criativa, consumo sustentável e economia colaborativa e se manifesta através da moda sustentável, da arte e do design. O TMB é também um espaço alternativo plural onde acontecem cursos, workshops, exposições e eventos culturais. Tem como propósito estimular a economia criativa por meio da valorização da produção autoral e local, e tem como principais pilares Pessoas-Sustentabilidade-Economia Criativa.

Dentre os projetos  apoiados/realizados, além da Feira SUB, o MIX participou do Festival Hercule Florence em 2015 e 2017, das exposições ‘Encontros com Alice’ da artista Valéria Menezes (2015) e ‘Frente e Verso’, exposição de livro de artista de 5 artistas de Campinas (2016), criou um roteiro de bairro chamado ‘Cambuí Walking Tour’ que tem o intuito de estimular a mobilidade urbana sustentável por meio da caminhada pelo bairro e divulgar os comerciantes locais,  apoiou os projetos dos livros ‘Os Vestidos de Frida’ de Christine Ferreira Azzi com ilustrações de Juliana Fiorese (2015) ‘Valquírias’ de Juliana Fiorese (2016), ‘Revista Farpa’ (2016) editada pelo coletivo Farpa, composto por seis mulheres, Casa Plana (2016) e do livro Obras Comentadas de Andrés Hernández (2016).

Serviço

Exposição Narrativas Deslocadas | Valéria Menezes

Abertura: 8 de agosto, às 19 horas.

Exposição: de 8 de agosto a 16 de setembro de 2018

Local : Torta (Rua Duque de Caxias, 537, Centro, Campinas, SP)

Visitação agendada pelo torta.contato@gmail.com

Entrada gratuita.

 

PIRANHAZINE

Autoria coletiva: Alice Porto, Ana Tomimori, Andrea Mendes, Bronagh Link Ryan, Caro Oriz, Laura Sôro, Mascha Illich e Paula Monterrey.

Lançamento: 8 de agosto, às 19 horas.

Entrada gratuita.

Local : Torta (Rua Duque de Caxias, 537, Centro, Campinas, SP)

Informações: torta.contato@gmail.com

Evento:  www.facebook.com/events/2125195547696863/

 

Feira SUB 2018

Data da Feira: 15 de setembro

Horário: 11 às 21 horas

Local: Biblioteca Pública Municipal ‘Professor Ernesto Manoel Zink’ (Avenida Benjamim Constant, 1633, Centro, Campinas, SP)

Informações: oifeirasub@gmail.comhttps://www.facebook.com/feirasub

Evento: www.facebook.com/events/1297616253704967/

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta