Capa » Blog Cultura Viva » Rafa Carvalho publica neste dia 21 de setembro nova coluna na Agência Social de Notícias
Rafa Carvalho publica neste dia 21 de setembro nova coluna na Agência Social de Notícias
Rafa Carvalho, idealizador do Sarau da Dalva (Foto Marina Barbim)

Rafa Carvalho publica neste dia 21 de setembro nova coluna na Agência Social de Notícias

Músico, produtor e agitador cultural, poeta. Rafa Carvalho é um artista de múltiplas linguagens e tem rodado o mundo para tentar identificar e traduzir o que há de novo na cultura da sociedade complexa e multicultural. É com essa bagagem que ele fez sua estreia em maio como novo colunista colaborador da Agência Social de Notícias, no Blog Cultura Viva. Nesta sexta-feira, dia 21 de setembro, véspera da entrada da Primavera, Rafa publica a segunda parte do seu relato, resumindo a sua trajetória cada vez mais intensa como criador.

Rafa é muito conhecido por ter sido o idealizador do Sarau da Dalva, realizado mensalmente no Bar do Manoel, no Parque São Quirino, em Campinas. Rafael “Rafa” Manfrinatto de Carvalho é formado em Educação Física mas há muitos anos trabalha com arte: circo, teatro, poesia. O Seo Manoel, dono do bar, é o seu pai, baiano e também apaixonado por poesia. A Dalva é a Dona Dalva, avó de Rafa.

A ideia foi germinando, enquanto Rafa rodou o planeta: Japão, Dinamarca e outros países da Europa. Ele estava em Madri no famoso 15 de maio de 2011, data da manifestação dos “indignados” espanhóis na Puerta del Sol, uma das respostas europeias à Primavera Árabe, ante-sala dos movimentos de junho de 2013 no Brasil. Acabou tornando-se um dos “Poetas del 15M”. Algo no ar e, na volta ao Brasil, a determinação de promover a cultura, as artes, onde o povo está. O Sarau da Dalva é hoje um dos principais eventos culturais de Campinas e região, com convidados muito especiais de todas as partes do Brasil.

Mas Rafa tem transitado por muitos outros roteiros. Vem circulando por festivais, projetos, espaços culturais, unidades do SESC, com apresentações, performances, oficinas e curadorias diversas. Esteve em 2016, lançando seu livro em Angola, e em 2017, numa residência artística em Creta, a convite de projeto “ResidenceSEA”, idealizado pela artista italiana Michela Pelusio, seguindo depois para uma turnê mediterrânea, que incluiu Itália e Turquia, além da ilha e outras cidades gregas.

O poeta é presença constante na Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) e em diversos saraus e espaços culturais no Brasil e exterior. Agora ele traz um pouco de sua literatura, de sua arte, de sua paixão, para a Agência Social de Notícias, como já fazem outros colaboradores da plataforma de blogs.

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta