Capa » Cidadania » Consciência Negra é dia de reflexão e celebração
Consciência Negra é dia de reflexão e celebração
Ensaio do espetáculo de dança "Saias"

Consciência Negra é dia de reflexão e celebração

Hoje é dia de Zumbi dos Palmares, feriado da Consciência Negra em cerca de mil cidades brasileiras. A data de celebração foi criada em 2003, mas somente instituída por lei em 2011, quando também ficou definido que cada município determinasse como feriado ou não. Em Campinas hoje é feriado e a data tem sido celebrada com diversas atividades culturais, que se estendem ao longo do mês de novembro. Além da Marcha do Zumbi pela manhã, hoje tem atividade musical no Sesc às 16h30, tem Acarajé Solidário e tem também diplomação na Câmara Municipal com Diploma de Mérito Zumbi dos Palmares. Na quinta-feira (22/11) tem o espetáculo musical “Saias”, no teatro Maria Monteiro (confira abaixo).

Vanessa Dias recebe no dia 20/11 o Diploma de Mérito Zumbi

Vanessa Dias recebe neste dia 20/11 o Diploma de Mérito Zumbi na Câmara Municipal de Campinas

História

Em 20 de novembro de 1695 morreu Zumbi dos Palmares, símbolo de resistência negra e pioneiro na luta contra a escravidão. Zumbi nasceu na Serra da Barriga, na capitania de Pernambuco, região que hoje pertence ao estado de Alagoas. Foi líder de uma das maiores organizações políticas e militares formada por escravos fugitivos, Quilombo dos Palmares, que ficou conhecido por sua resistência de mais de cem anos no período colonial.

Segundo dados do IBGE, 53,6% da população brasileira é formada por negros (pretos e pardos) e 45,5% se declaram brancos. Menos de 1%, indígenas. Apesar de maioria, a população negra não foi inserida de maneira igualitária na sociedade ao longo dos 130 anos do fim da escravidão (1888). O feriado da Consciência Negra sugere que a data contribua para a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

Campinas

Campinas foi a última cidade do país a abolir, na prática, a escravidão. E o Brasil foi o último país da América Latina a também acabar com a prática de exploração da força de trabalho e maus tratos ao negro escravizado trazido da África por meio de tráfico humano. Os efeitos desta história, naturalmente, ainda estão em nossa sociedade.

Além de ter sido a última a libertar os escravos no País, Campinas era conhecida pelo rigor e crueldade dos fazendeiros locais. Em uma quadrinha, publicada por Nelson Omegna em “A Cidade Colonial”, esta fama fica notória:

O Rio de Janeiro é Corte,

São Paulo é capitá,

Campinas o purgatório

Onde os negro vão pená.

O caso do escravo Elesbão também ganhou repercussão nacional. Ele foi acusado de matar o seu senhor, capitão Luis José de Oliveira, dono do engenho Romão. Condenado à forca em 9 de dezembro de 1835, Elesbão foi executado no Largo Santa Cruz, praça XV de novembro, localizada no Cambuí.

A Marcha Zumbi dos Palmares em Campinas se consolidou como uma das mais importantes celebrações do dia 20 de novembro na cidade. Com concentração na Estação Cultura, a Marcha Zumbi dos Palmares em Campinas é promovida por Organizações da Sociedade Civil, movimentos negros, religiosos, sindicalistas, ativistas, jornalistas, universitários, parlamentares e todos que lutam por justiça social e contra o racismo. O cortejo segue até o Centro, com músicas e faixas de protesto.

 

Marcha Zumbi em Campinas, em 2017 (crédito: arquivo pessoal Ilcéi Miriam)

Marcha Zumbi em Campinas no dia da Consciência Negra, em 2017 (crédito: arquivo pessoal Ilcéi Miriam)

Sesc Campinas

Entre as atrações culturais em Campinas pelo dia da Consciência Negra, hoje tem, às 16h30, Mondhoru Tibiraçu e Tião Carvalho em apresentação gratuita no Sesc Campinas. O som de Mondhoru Tibiraçu mistura a música do Zombábue e de Moçambique com ritmos brasileiros. No Jardim do Galpão do Sesc Campinas.

O percussionista André Perucci (crédito: foto divulgação)

O percussionista André Perucci (crédito: foto divulgação)

 

Acarajé solidário

A partir das 12h, o Acarajé Solidário acontece no Espaço Saberes e Sabores (avenida Anchieta, 235), em prol do percussionista André Perucci que passa por tratamento de saúde. As atrações do dia são Naná Cosme e Jongo Dito Ribeiro. Às 14h, haverá roda e jongo.

Diploma de Mérito

Na Câmara Municipal, em sessão solene, acontece hoje às 20h a diplomação de Vanessa Dias que receberá o Diploma de Mérito Zumbi dos Palmares.

“Saias”, dia 22

Dançando, cantando e expressando a força do feminino nas manifestações afro-brasileiras, o espetáculo “Saias” fará mais uma apresentação em Campinas no dia 22/11, às 20h, no Teatro Maria Monteiro (r. dom Gilberto pereira Lopes, s/n. vila padre Anchieta). O espetáculo de dança é criação de Renata Oliveira e Nil Sena. (Adriana Menezes)

 

 

Ensaio do espetáculo de dança "Saias"

Ensaio do espetáculo de dança “Saias”, dia 22/11 no Teatro Maria Monteiro

Sobre Adriana Menezes

Deixe uma resposta