Capa » Campinas 250 anos » Campinas espera desfile de 25 anos da City Banda, patrimônio cultural da cidade
Campinas espera desfile de 25 anos da City Banda, patrimônio cultural da cidade
A multidão acompanhando a City Banda no Carnaval de 2018 (Foto Martinho Caires)

Campinas espera desfile de 25 anos da City Banda, patrimônio cultural da cidade

23 de fevereiro é o dia mais esperado em Campinas neste início de 2019. Nesta data a City Banda, patrimônio cultural da cidade, fará o seu desfile de 25 anos. São duas décadas e meia contribuindo para dar um novo formato e para revigorar o Carnaval campineiro. Mais uma vez são esperados milhares de foliões, de Campinas, região e várias outras cidades brasileiras, para celebrar o aniversário especial da verdadeira Confederação de Blocos em que se transformou a City Banda, sob a liderança de Paulo Lima, José de Oliveira e outros apaixonados pelo samba no pé.

Tudo começou em uma tarde/noite de 1994, em uma mesa do tradicional City Bar, no festeiro bairro do Cambuí. No primeiro desfile, em 1995, foram não mais que 500 foliões. No ano seguinte já foram mais de 4 mil e o número não parou de crescer.

A rainha da City Banda, realeza do Carnaval de Campinas em 2018 (Foto Martinho Caires)

A rainha da City Banda, realeza do Carnaval de Campinas em 2018 (Foto Martinho Caires)

 

Durante 22 anos o desfile da City Banda aconteceu nas ruas do Cambuí e sempre terminava no Centro de Convivência Cultural. Com o tempo, as ruas do Cambuí ficaram pequenas para receber a multidão de foliões e a partir de 2017 o desfile da City Banda passou a acontecer na Praça Arautos da Paz, no bairro Taquaral, cuja geografia é capaz de receber os milhares de adeptos. Foram 50 mil foliões no Carnaval de 2018.

Ao longo de sua trajetória, a City Banda fez homenagens memoráveis a verdadeiras lendas do samba. Entre outros, a City Banda já rendeu tributo a Jamelão. Mais recentemente, têm sido feitas homenagens a expressões locais do samba, como a cantora Ilcéi Mirian e o bloco Nem Sangue Nem Areia. Existe uma permanente preocupação, portanto, em contribuir para a preservação e valorização das mais legítimas matrizes culturais afro-brasileiras.

A banda da City, pulsação da alegria (Foto Martinho Caires)

A banda da City em 2018, pulsação da alegria (Foto Martinho Caires)

O imenso valor cultural da City Banda vem sendo reconhecido em várias instâncias. O projeto “City Banda 25 anos”, por exemplo, foi aprovado no final de 2018 pelo ProAC – Programa de Ação Cultural, do governo de São Paulo. A viabilização do projeto depende da captação – atualmente em curso – junto a empresas de Campinas, com isenção de ICMS.

Depois de passar por um período de declínio, o Carnaval de Campinas foi revitalizado pela City Banda, que com o tempo se tornou uma Confederação de Blocos, reunindo vários grupos de foliões. Assim Campinas tornou-se referência em Carnaval de rua, muito antes da proliferação de blocos que tem ocorrido nos últimos anos em grandes centros como Rio de Janeiro e São Paulo e também em solo campineiro.

23 de fevereiro de 2019. O calendário cultural de Campinas ficará marcado por mais uma explosão de cores, sons e afetos, no desfile de 25 anos da City Banda.

A massa na City Banda de 2018: o desfile de 25 anos em 2019 é esperado com ansiedade por toda Campinas e região (Foto Martinho Caires)

A massa na City Banda de 2018: o desfile de 25 anos em 2019 é esperado com ansiedade por toda Campinas e região (Foto Martinho Caires)

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta