Capa » Direitos Humanos » Proliferação de ciclovias é fundamental para garantir direito à locomoção (DDHH Já – Dia 44, Art.13)
Proliferação de ciclovias é fundamental para garantir direito à locomoção (DDHH Já – Dia 44, Art.13)
Arco-íris noturno: Campinas precisa de muito mais ciclovias (Foto Adriano Rosa)

Proliferação de ciclovias é fundamental para garantir direito à locomoção (DDHH Já – Dia 44, Art.13)

POR JOSÉ PEDRO SOARES MARTINS

Curitiba (PR) tem 208,5 km de ciclovias e quer implantar mais 200 km até 2025, chegando a 8,5% da malha viária. Pelotas (RS) sinaliza a implantação de 226 km de ciclovias até 2028, contra as os mais de 50 km instalados hoje. São Paulo, com mais de 500 km de ciclovias, tem o maior parque cicloviário da América Latina. Proliferam as ciclovias por todo Brasil, mas ainda está muito longe do ideal para garantir totalmente o direito de locomoção, afirmam as organizações de cicloativistas e por novos modelos de cidade.

Outras grandes cidades brasileiras também avançam na implantação de ciclovias, como Brasília com seus mais de 400 km instalados. O Rio de Janeiro tem quase 500 km e o seu parque cicloviário já chamou a atenção pelos desabamentos na ciclovia Tim Maia, inclusive com mortes contabilizadas.

Algumas cidades de porte metropolitano ainda engatinham na implantação de ciclovias. Campinas, que tem o décimo segundo PIB municipal do país, tem menos de 60 km de ciclovias implantadas. O plano cicloviário local prevê a implantação de 180 km de ciclovias.

Mapa das rotas que integram a EuroVelo (Reprodução)

Mapa das rotas que integram a EuroVelo (Reprodução)

Apesar dos avanços, o Brasil ainda está muito distante de situações como às de países europeus, como Holanda, Alemanha e na Escandinávia. Um megaprograma cicloviário europeu está em andamento. É a Rede Eurovelo, que estipula a estruturação de rotas cicláveis de longa distância, cruzando o continente.

Atualmente já existem 15 rotas cicláveis, nos eixos Norte-Sul e Oeste-Leste. O mai0r percurso é o da Rota da Cortina de Ferro, entre Mar de Barents e Mar Negro, com 10.400 km de ciclovias. O comprimento total das rotas já ultrapassa 70 mil quilômetros e atravessa 42 países.

(44º artigo da série DDHH Já, sobre os 30 artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos no cenário brasileiro. No 13º dia do mês de fevereiro de 2019, o artigo corresponde ao Artigo 13: Todo ser humano tem direito à liberdade de locomoção e residência dentro das fronteiras de cada Estado. Todo ser humano tem o direito de deixar qualquer país, inclusive o próprio e a esse regressar.)

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta