Capa » Cidadania » Referência na defesa dos direitos das crianças, Jane Valente receberá o título de Cidadã Campineira
Referência na defesa dos direitos das crianças, Jane Valente receberá o título de Cidadã Campineira
Jane Valente: forte atuação na área social, com destaque para a Primeira Infância (Foto José Pedro Martins)

Referência na defesa dos direitos das crianças, Jane Valente receberá o título de Cidadã Campineira

Pelos “relevantes serviços prestados ao município de Campinas”, a assistente social Jane Valente receberá da Câmara Municipal o título de Cidadã Campineira. “Receber o título de Cidadã Campineira é uma emoção muito grande para mim, porque amo esta cidade. As relações aqui estabelecidas são muito especiais para mim”, diz Jane, comentando a homenagem.

Janete Aparecida Giorgetti Valente chegou em 1969 em Campinas para morar na cidade, junto com a família, que vinha São Manuel, no interior paulista. Ela tinha 10 anos. “De princípio sentia um misto de saudade – por ter tido lá uma infância muito feliz – e de muita curiosidade por tantas novidades que Campinas oferecida ao  meu espírito de criança vivaz”, lembra a mais nova Cidadã Campineira, pelo Decreto Legislativo 4.672, de 14 de fevereiro, assinado pelo presidente da Câmara, Marcos Bernardelli. A cerimônia de entrega do título ainda será marcada.

“Campinas acolheu a minha família. Tenho cinco irmãos e somente o último é campineiro. Nos proporcionou uma vida de novas oportunidades. Foi um marco para a realização de um salto geracional. Foi aqui que conheci o meu marido e tivemos os nossos três filhos”, conta Jane, que se formou em Serviço Social pela PUC-Campinas e é Mestre e Doutora em Serviço Social pela PUC-São Paulo.

Durante sete anos Jane foi coordenadora do Serviço de Acolhimento e Proteção Especial à Criança e ao Adolescente (Sapeca), da Prefeitura de Campinas. O Sapeca é uma das principais referências no Brasil e na América Latina em acolhimento familiar. O serviço funciona com base em famílias cadastradas que acolhem, em suas residências, crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por medida de proteção, em função de abandono ou pelo fato de a família se encontrar temporariamente impossibilitada de cumprir suas funções de cuidado e proteção.

Jane Valente recebe o Prêmio Nacional Medalha Zilda Arns (Foto Divulgação)

Jane Valente recebe o Prêmio Nacional Medalha Zilda Arns (Foto Divulgação)

Em função do trabalho no Sapeca, Jane Valente se tornou uma referência no tema, tendo lançado em 2014 o livro “Família Acolhedora – As relações de cuidado e de proteção no serviço de acolhimento”. Lançado pela Editora Paulus, o livro é fruto da tese de doutorado na PUC-São Paulo.

Entre 2013 a agosto de 2017, Jane Valente foi secretária municipal de Assistência Social e Segurança Alimentar da Prefeitura Municipal de Campinas.  Depois que deixou a secretaria, a profissional passou a coordenar a construção coletiva do Plano pela Primeira Infância Campineira (PIC). Divulgado no dia 12 de dezembro de 2018 (aqui), o PIC contempla um conjunto de Princípios, Diretrizes Políticas e Técnicas e Eixos Temáticos, fruto de um processo de consultas à sociedade, sobre ações relacionadas às mais de 80 mil crianças da Primeira Infância local. O Plano é uma ação de Estado, política pública acima de cores partidárias.

Presença das crianças foi destaque na apresentação do PIC (Foto José Pedro S.Martins)

Presença das crianças foi destaque na apresentação do PIC (Foto José Pedro S.Martins)

A atuação de Jane Valente já ultrapassou fronteiras. Ela é consultora da Rede Latinoamericana de Acolhimento Familiar (RELAF) e tem curso de Liderança Executiva pela Primeira Infância pelo INSPER e pela Universidade de Harvard.

No dia 24 de abril de 2018 a assistente social recebeu em Forquilhinha (SC) o Prêmio Nacional Medalha Zilda Arns de Boas Práticas para a Primeira Infância. Indicada pela Pastoral da Criança, jane Valente integra o grupo de dez pessoas, entre brasileiros e estrangeiros que, com seu trabalho, contribuem de forma significativa para a garantia dos direitos da primeira infância.

Logo ela receberá o título de Cidadã Campineira, concedido pela Câmara Municipal por iniciativa do vereador Jorge da Farmácia, a quem ela agradece muito. “Espero continuar nessa caminhada aprendendo sempre e poder oferecer sempre o melhor de mim. Obrigada, ser campineira é uma honra”, conclui Jane.

 

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta