Capa » Comportamento » Projeto Tamar tem programação especial de Carnaval em Ubatuba
Projeto Tamar tem programação especial de Carnaval em Ubatuba
Base do Projeto Tamar em Ubatuba é estratégica para a proteção das tartarugas marinhas e educação ambiental (Foto José Pedro Martins)

Projeto Tamar tem programação especial de Carnaval em Ubatuba

Já é carnaval, e como em todos os anos o Projeto TAMAR Ubatuba oferece programação especial para toda a família. Começa no dia 01 de março e encerra no dia 10 de março, com muita diversão e conservação dos oceanos e das tartarugas.

Todos os dias as atividades especiais iniciam às 10h30 com o “Banho na Tartaruga”, momento de atividade interativa onde as crianças podem ajudar o estagiário a escovar as tartarugas. Às 13h00, acontece a “Hora do Gelo” atividade onde as tartarugas recebem um picolé feito com seus alimentos preferidos, refrescando na hora mais quente do dia. Às 16h00, acontece a alimentação interativa, momento em que as crianças podem alimentar as tartarugas marinhas (as vagas são limitadas, por ordem de chegada).

Durante todos os dias, jogos e brincadeiras lúdicas serão realizadas no espaço infantil “Ninho”, e às 14h30 haverá oficinas lúdicas artísticas. No dia 10 de março, a oficina será de confecção de um casco de tartaruga com folhas secas. Os dias 02, 06, 07, 08/03 serão os dias da oficina de máscaras de carnaval da Galera da Praia. E nos dias 03 e 09/03 será a vez da oficina de confecção de traje típico havaiano, com material reciclável.

Durante o período de carnaval, aos sábados e domingos às 17 horas acontecerá o “Teatro da Tartaruga Verde”, que conta a história da interação de uma tartaruga-verde com os resíduos sólidos no mar.

Dias 04 e 05/03, às 14:30, o “Tartaval Folia” promete agitar a festa de carnaval, com distribuição de confete sustentável de folha seca e pintura facial com tinta natural de urucum.

Durante às terças-feiras e sábados, acontece o “Biólogo Por Um Dia”, programa de educação ambiental que permite vivência interativa com as tartarugas marinhas, direcionada às crianças de 6 a 10 anos. Valores e informações podem ser consultados na bilheteria.

E no dia 09/03, às 20 horas, a apresentação musical do Grupo Concertada traz canções regionais de boa qualidade, tendo como convidadas especiais o Grupo Trio de Vento.

O Projeto TAMAR começou em 1980 a proteger as tartarugas marinhas no Brasil. A Fundação Pró-TAMAR é a principal executora das ações do PAN – Plano Nacional de Ação para a Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil do ICMBio/MMA. A Petrobras é a patrocinadora oficial do TAMAR, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

O TAMAR trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no país, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 26 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Em Ubatuba, recebe o apoio da Prefeitura Municipal. Visite www.tamar.org.br

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:

– 01 a 09 de março das 10h as 20h

– 10 de março das 10 as 18h

SERVIÇO:

Local: Projeto Tamar UBATUBA – SP

Rua Antonio Athanásio, 273 – Itaguá

Tel.: (12) 3832 6202 | 3832 7014

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.