Capa » Comportamento » Abertas as inscrições para a 4ª edição da Feira SUB de Campinas
Abertas as inscrições para a 4ª edição da Feira SUB de Campinas
Feira SUB já se consolidou como um dos principais eventos do segmento (Foto Divulgação/Ricardo Lima)

Abertas as inscrições para a 4ª edição da Feira SUB de Campinas

Estão abertas as inscrições para os interessados em expor seus trabalhos na 4ª. edição da Feira SUB de arte impressa e publicações independentes que acontece no dia 14 de setembro de 2019, na Biblioteca Pública Municipal ‘Professor Ernesto Manoel Zink’ em Campinas, das 11 às 21 horas. A Feira SUB de Campinas já se consolidou como um dos principais eventos no país no segmento de arte impressa e publicações independentes, sempre atraindo selos e coletivos de vários estados, com uma programação que inclui ainda debates, oficinas e outras atividades.

A inscrição é gratuita e é feita por meio de formulário disponibilizado na página do Facebook da Feira SUB https://www.facebook.com/feirasub e também pode ser acessado através deste link https://forms.gle/fJ7uqJfjkC4eM2Yy8.

Qualquer pessoa, artista, coletivo ou editora, de qualquer lugar do país pode participar. As inscrições vão até 23h59 do dia 12 de julho de 2019.

A Feira SUB tem como objetivo apresentar os mais variados formatos de produção independente de trabalhos que circulam fora do meio editorial tradicional e inclui: livros, zines, livros de artista, revistas, xilogravuras, pôsteres, ilustrações, fotografias, além de uma infinidade de produtos impressos que têm como características a produção com pequena tiragem e alto valor artístico.

As inscrições passam por um trabalho de curadoria para escolha de cerca de 75 expositores, que serão divulgados até o dia 16 de agosto, também na página da Feira SUB no Facebook. “A cada ano fica mais difícil o processo de curadoria da Feira. O número de inscritos aumenta e a qualidade dos trabalhos é excelente. No entanto, mantemos o número de expositores. Nossa proposta na curadoria é selecionar um grupo de trabalhos que traga diversidade à Feira, em termos de linguagens e técnicas de impressão e formatos de produção independente, evitando assim que prevaleça um tipo específico de linguagem artística”, afirma Marcela Pacola, uma das idealizadoras e curadoras da feira.

É o quarto ano que a feira acontece em Campinas e já é uma referência para o segmento, fazendo parte, inclusive do calendário oficial das feiras independentes do país. Como na edição anterior, a organização fará o convite a um artista ou coletivo para a confecção do cartaz de divulgação da Feira que será a base da identidade artística de todo material de divulgação.

A Feira SUB é uma realização do MIX Estúdio Criativo e conta com o apoio da Agência Social de Notícias e da Secretaria de Cultura de Campinas.

Sobre a Feira SUB – O Projeto Cultural SUB é um projeto de fomento, reflexão e articulação do circuito artístico independente da cena contemporânea. O foco principal é discutir, mostrar, criar espaço para a produção independente na área das artes visuais, assim como de outras áreas que se cruzam, se encontram ou se relacionam com as denominadas visuais e apresentar esses trabalhos para o público.

A proposta do projeto é promover um ciclo de ações composto por uma feira de arte impressa e publicações independentes, exposições, bate-papos, encontros literários, palestras e workshops que estão sendo programados.

A Feira SUB, pilar do projeto, é uma Feira anual de Arte Impressa e Publicações Independentes que acontece desde 2016 na cidade de Campinas, SP, com foco na produção independente artística e literária contemporânea. Apresenta os mais variados formatos de artes visuais e literatura, que inclui livros de artista, zines, ilustrações, gravuras, fotolivros, pôsteres a preços acessíveis. Em seu 4o. ano, tem como objetivo fortalecer, incentivar e promover a produção independente.

Feira SUB tem foco na produção independente artística e literária contemporânea (Foto Divulgação/Ricardo Lima)

Feira SUB tem foco na produção independente artística e literária contemporânea (Foto Divulgação/Ricardo Lima)

 

Sobre o MIX Estúdio Criativo – O Mix Estúdio Criativo (MIX) é o organizador da Feira SUB. É um estúdio de design que desenvolve identidade visual, projeto gráfico de publicações – livros de arte, catálogos, revistas, material de comunicação para empresas – arte impressa, arte digital, campanhas para redes sociais e releases.

O MIX administra também projetos culturais que envolvem exposições, performances, cursos e workshops, além de ser realizador e apoiador de projetos em Campinas.

Dentre os projetos  apoiados/realizados, além da Feira SUB, o MIX participou do Festival Hercule Florence em 2015 e 2017, organizou as exposições ‘Encontros com Alice’ da artista Valéria Menezes (2015) e ‘Frente e Verso’, exposição de livro de artista de 5 artistas de Campinas (2016), criou um roteiro de bairro chamado ‘Cambuí Walking Tour’ que teve o intuito de estimular a mobilidade urbana sustentável por meio da caminhada pelo bairro e divulgar os comerciantes locais,  apoiou os projetos dos livros ‘Os Vestidos de Frida’ de Christine Ferreira Azzi com ilustrações de Juliana Fiorese (2015) ‘Valquírias’ de Juliana Fiorese (2016), ‘Revista Farpa’ (2016) editada pelo coletivo Farpa, composto por seis mulheres, apoio à campanha de financiamento coletivo da Casa Plana-SP (2016) e da Torta (2018) – espaço independente de arte de Campinas, e apoio à produção do livro de fotografias Rolo (2018/19) de Gui Galembeck.

Serviço

Feira SUB 2019

Inscrições: até 23h59 do dia 12 de julho de 2019 (gratuitas)

Link para o formulário de inscrição: https://forms.gle/fJ7uqJfjkC4eM2Yy8

Divulgação dos selecionados para a Feira: até 16 de agosto de 2019

Data da Feira: 14 de setembro

Horário: 11 às 21 horas

Local: Biblioteca Pública Municipal ‘Professor Ernesto Manoel Zink’ (Avenida Benjamim Constant, 1633, Centro, Campinas, SP)

Informações e dúvidas sobre as inscrições:oifeirasub@gmail.comhttps://www.facebook.com/feirasub

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.