Capa » Blog Cultura Viva » Dia do Imigrante. Por Synnöve Hilkner
Dia do Imigrante. Por Synnöve Hilkner
Dia do Imigrante, por Synnöve Hilkner

Dia do Imigrante. Por Synnöve Hilkner

No dia 25 de junho é comemorado o dia do Imigrante. O Brasil deve sua população maravilhosamente miscigenada à grande quantidade de imigrantes que para cá vieram, em busca de uma vida melhor.
Mas o que enfrenta o imigrante? Seja refugiado ou venha para trabalhar, a verdade é que existe o mistério do futuro, a incerteza de uma vida nova.
Esta que vos escreve é imigrante e, como tal, entrou pelo porto de Santos, aos sete anos, acompanhada dos pais, irmãos e de um lindo cachorro Labrador preto. Meu pai, engenheiro, havia sido contratado, ainda na Finlândia, para  assessorar a abertura de grandes companhias de celulose no Brasil, nos anos de 1970.
Mesmo definida a área do emprego, o nosso dia-a-dia era de expectativas e ansiedade, aprendendo uma língua nova, inserindo-nos em um novo contexto de pessoas e costumes.
E sempre havia a luz no final!
Dia do Imigrante, por Synnöve Hilkner

Dia do Imigrante, por Synnöve Hilkner

 

Sobre Synnöve Hilkner

Finlandesa por nascimento e brasileira por amor, sou uma artista contemporânea e cartunista inquieta, que vive entre lápis e tintas para traduzir, em cores e movimentos, os desassossegos do cotidiano e assim, dar voz a temas que incomodam. Através da arte do humor, busco contribuir, nem que seja só um pouquinho, para um mundo mais justo.