Capa » Comportamento » Rabeca Cultural recebe neste domingo o primeiro Chá, Cine e Psicanálise
Rabeca Cultural recebe neste domingo o primeiro Chá, Cine e Psicanálise
Cisne Negro, de Darren Aronofsky, abre a programação (Foto Divulgação)

Rabeca Cultural recebe neste domingo o primeiro Chá, Cine e Psicanálise

A Rabeca Cultural, de Campinas, promove a partir deste domingo, dia 6 de outubro, o Chá, Cine e Psicanálise. Serão chás e comes temáticos (de acordo com o tema do dia) uma vez por mês sempre no primeiro domingo de cada mês, numa  parceria com a Casa da Crítica e o Prof. Dr. Igor Capelatto.
Em cada encontro será apresentado um filme que traz questões da vida humana, emoções, dramas psicológicos e o debate ficará em torno de como lidar com estas situações, por um viés psicanalítico, além é claro de um olhar cinematográfico para permitir a compreensão, de diferentes maneiras, de alguns destes temas.
No primeiro ciclo, serão abordados filmes que refletem traumas, angústias e as transformações sofridas por conta de cobranças que o mundo contemporâneo, uma era de vazios e mal-estar cultural tem proporcionado para a humanidade.

Abaixo, a programação do primeiro ciclo, segundo Kha Machado, da Rabeca Cultural:
06/10/19 às 17hs – Cisne Negro, Diretor Darren Aronofsky. Tema: A Metamorfose; Um bate-Papo sobre a metamorfose humana na relação com a esquizofrenia por meio da pressão socio-familiar que cria uma obrigação em sermos um outro que não é, e jamais será nós mesmos. Falaremos de Identificação, formação do EU, do EGO e do narcisismo. Por ser um filme que aborda o Lago dos Cisnes, de Tchaicovski, criado na Rússia, nosso chá da tarde será russo.
03/11/19 – Precisamos Falar de Kevin, Diretora Lynne Ramsay. Tema: Cuidado, Afeto e Limites e toda relação afetiva desenvolvida por meio do desejo, e como o não-desejo constrói na primeira infância situações que podem resultar em psicopatias ou sociopatias. Como a diretora é escocesa, iremos ter um cardápio com delicioso chá escocês.
01/12/19 – 7 Minutos Depois da Meia Noite, Diretor Juan Antonio Bayona. Tema: Importância do Simbólico; Um bate-papo sobre a importância do simbólico na vida humana, no imaginário da criança e do adulto e como a Fase do Simbólico no Desenvolvimento Humano é necessária para a percepção e relação com o (mundo) Real. O diretor é espanhol e portanto, em nosso cardápio teremos receitas de chá espanhol.
12/01/19 – O Farol das Orcas, Diretor Gerardo Olivares. Tema: A Escuta do Outro. Nosso bate-papo será acompanhado de um delicioso cardápio com matte argentino, proporcionando um debate sobre a importância de se escutar as pessoas, de modo a compreendê-las. Como lidar com a questão do outro numa angustiante e inquieta relação, abordando as relações, os diálogos, e a importância da figura paterna para o desenvolvimento infantil.
Todos os encontros proporcionados pela Casa da Crítica e Rabeca Cultural, serão abertos ao público presencial que irá degustar do cardápio temático, além de transmitidos ao vivo pelo canal online da Casa da Crítica. O convidado que irá abordar os temas dos encontros é o Professor, Cineasta e Pesquisador de Lacan, Dr. Igor Capelatto. O espaço da Rabeca será decorado e o cardápio temático.
Serviço
Chá, Cine e Psicanálise
De 06 de outubro de 2019 a 12 de janeiro de 2020
Domingos
17h
Entrada Franca e o Chá Temático de cortesia
Organização e realização Casa da Crítica, Capuccino Produções e Rabeca Cultural
Rabeca Cultural
Av. Dona Maria Franco Salgado, 250, Jd. Atibaia, Sousas, Campinas, SP.

Mais informações pelo celular 19 997206186

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.