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Unesco dá sugestões para ensino à distância durante coronavírus, que já deixou mais de 800 milhões sem aulas
(Imagem de Vektor Kunst por Pixabay)

Unesco dá sugestões para ensino à distância durante coronavírus, que já deixou mais de 800 milhões sem aulas

A pandemia do novo coronavírus já deixou mais de 800 milhões de crianças e jovens sem aula por todo mundo. Diante deste cenário, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) fez uma série de recomendações para a aplicação do ensino à distância, ferramenta que já está sendo implementada em vários países e situações para cumprir o direito à educação. Este é o elenco de sugestões da Unesco:

1 – Examine o estado da preparação e escolha os instrumentos mais pertinentes – Escolha usar soluções tecnológicas altas ou fracas, dependendo da confiabilidade do suprimento de energia no nível local, do acesso à Internet e das habilidades digitais de professores e alunos. Pode ser plataformas de aprendizado digital, vídeoaulas, MOOCs e até a divulgação de cursos através de canais de rádio e televisão.
 
2 – Garantir a natureza inclusiva dos programas de ensino à distância – Implementar medidas para garantir o acesso dos estudantes, principalmente os deficientes ou de famílias de baixa renda, a programas de ensino à distância, caso todos não possuam dispositivos digitais. Considere transferir temporariamente esses tipos de dispositivos das salas de computadores para as famílias, fornecendo acesso à Internet.

3 – Proteger a privacidade e a segurança dos dados – Avalie o nível de segurança durante downloads de dados ou recursos pedagógicos em espaços da Web e ao transferi-los para outras organizações ou pessoas. Verifique se o uso de aplicativos e plataformas não afeta a privacidade dos dados do aluno.

4 – Aplique soluções a problemas psicossociais antes de ensinar – Mobilize os instrumentos disponíveis para criar vínculos entre escolas, pais, professores e alunos. Crie comunidades para garantir interações sociais regulares, favorecer medidas de proteção social e responder a problemas psicossociais com os quais os alunos podem ser confrontados em situações isoladas.

5 – Planejar o desenvolvimento de programas de ensino a distância – Organize mesas redondas com as partes interessadas para examinar a duração do fechamento da escola e determinar se o programa de ensino a distância deve se concentrar no ensino de novos conhecimentos ou, em vez disso, em reforçar o conhecimento já adquirido nas aulas anteriores. Organize calendários levando em consideração a situação na área afetada, o nível de educação, as necessidades dos alunos e a disponibilidade dos pais. Escolha métodos pedagógicos apropriados, dependendo do contexto em relação ao fechamento e quarentena da escola. Evite métodos pedagógicos que exijam comunicação cara a cara.

6 – Prestar assistência a professores e alunos no uso de ferramentas digitais – Organize sessões curtas de treinamento ou orientação para professores e pais, caso exijam acompanhamento e apoio. Ajudar os professores a garantir as condições materiais necessárias para garantir a continuidade da aprendizagem, por exemplo, soluções no uso de dados móveis, com o objetivo de disseminar os cursos ao vivo.

7 – Combine as abordagens certas e limite o número de aplicativos e plataformas – Combine os instrumentos ou meios de comunicação aos quais os alunos têm acesso, tanto no nível das comunicações quanto nos cursos sincronizados, e a favor do aprendizado assíncrono. Evite sobrecarregar alunos e pais, solicitando que eles baixem ou testem um grande número de aplicativos e plataformas.

8 – Estabelecer regras para o ensino a distância e monitorar o processo de aprendizado dos alunos – Definir com pais e alunos as regras do ensino a distância. Preparar perguntas, avaliações e exercícios de treinamento cujo objetivo é monitorar o processo de aprendizagem dos alunos. Na medida do possível, use os instrumentos pelos quais os alunos podem transmitir seus comentários para não sobrecarregar os pais, solicitando que eles os reproduzam e os enviem.

9 – Definir a duração das unidades de ensino a distância com base nas habilidades de auto-regulação dos alunos – Manter um ritmo de ensino consistente com o nível de auto-regulação e as habilidades metacognitivas dos alunos, principalmente para as aulas transmitidas ao vivo. A unidade de aprendizagem dos alunos do ensino fundamental não deve exceder, preferencialmente, 20 minutos, e a unidade dos alunos do ensino médio, 40 minutos.

10 – Criar comunidades e favorecer laços sociais – Criar comunidades de professores, pais e diretores de escolas para combater o sentimento de solidão ou sofrimento do aluno e facilitar o intercâmbio de experiências, bem como a discussão de estratégias para gerenciar as dificuldades de aprendizagem.

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