Capa » CampinasCulturalNaoPara » Dica da Rabeca Cultural: Renato Sarmento, vencedor do concurso da Fundação Franz Liszt 2019
Dica da Rabeca Cultural: Renato Sarmento, vencedor do concurso da Fundação Franz Liszt 2019
Renato Sarmento, na Festa do Paraíso em Turim (Foto Divulgação Fundação Franz Liszt)

Dica da Rabeca Cultural: Renato Sarmento, vencedor do concurso da Fundação Franz Liszt 2019

#CampinasCulturalNaoPara

Por José Pedro Martins

A Villa La Tesoriera, uma joia barroca setecentista em Turim, sediou entre os dias 24 e 26 de setembro de 2019 a Festa do Paraíso, um dos mais importantes eventos musicais em território italiano. Neste ano a eclética programação, mesclando o melhor da música clássica e contemporânea, foi um tributo a Leonardo da Vinci, pelo quinto centenário de sua morte. Entre a programação, a final da sexta edição do concurso de composição da Fundação Franz Liszt e o vencedor foi o brasileiro Renato Sarmento, um jovem de 31 anos que está concluindo seu curso na Unicamp. Nascido no Rio de Janeiro, Sarmento reside hoje em Valinhos.

Sarmento venceu o concorrido concurso com uma variação para guitarra sobre um tema do Calendário do Som, de Hermeto Pascoal. A peça foi interpretada por Andrea Ferrario, um dos mais conhecidos músicos clássicos italianos da nova geração. O compositor brasileiro pôde participar e receber o prêmio com o apoio que recebeu da Unicamp para a viagem.

A premiação no concurso da Fundação Franz Liszt é o passaporte para uma carreira internacional do jovem artista que, originalmente, não pensava em uma carreira musical. “Quando saí do Rio de Janeiro, tocava alguma coisa no violão, mas não pensava em ser músico”, conta Sarmento.

No interior paulista, morou em Sorocaba e em Rio Claro, onde passou no vestibular para o curso de Ecologia. Na Unesp a metamorfose, ao entrar em contato com o maestro Pedro Cameron. Violonista com peças premiadas, em festivais brasileiros e na Alemanha, Cameron fundou as orquestras sinfônicas de Tatuí, Sorocaba e Rio Claro, onde fixou residência e, entre outras atividades, atua no Violões Artes Trio, ao lado de dois músicos que foram seus alunos.

Agradecido pelas novas perspectivas abertas com o mestre Cameron, Renato Sarmento transferiu a matrícula para a Unicamp, onde está no último semestre do curso de composição. Claro, agora, como milhares de outros alunos, vive as incertezas resultantes da pandemia do coronavírus.

O músico se diz muito triste com o que acontece em todo mundo e lembra que a atmosfera era totalmente outra em Turim, onde esteve na Festa do Paraíso. Hoje a capital do Piemonte está no epicentro de um pesadelo, sendo uma das regiões mais afetadas pela pandemia na Itália.

Pois neste momento de horror, no qual bilhões de pessoas são obrigadas a viver em confinamento, Renato Sarmento entende que mais do nunca deve ser ressaltado o papel da música, que é o de promover a esperança. Estudando em casa, está se dedicando a novas composições, enquanto não é possível os ensaios com os parceiros de um trio e de um duo, com os quais faz apresentações regulares.

Em julho de 2019, o duo que mantém com o também violonista (e igualmente aluno da Unicamp) Leonardo Leite se apresentou na Rabeca Cultural, em Campinas. No repertório, peças de Luys de Milan, Fernando Sor e Andrés Segovia, entre outros expoentes da música clássica.

Logo Sarmento e outros membros da nova geração de músicos brasileiros estarão de volta, ao vivo, para proporcionar ao público outras festas paradisíacas. A celebração da vida pela música.

Enquanto isso, os leitores podem acompanhar, abaixo, a apresentação por Andrea Ferrario da peça premiada de Renato Sarmento em Turim e uma outra, do próprio brasileiro.

 Quem deu a dica: Rabeca Cultural é um dos principais espaços de divulgação das artes em Campinas, com shows musicais, exposições de artes plásticas, cursos sobre as diferentes linguagens artísticas, apresentações teatrais e o melhor da culinária. Em tempos de isolamento, encontra como alternativa para as aulas periódicas de instrumentos musicais e de desenho e pintura, cursos on line, seja por Skype, ou pelo vídeo do WhatsApp. Avenida Dona Maria Franco Salgado 250 Jd Atibaia, Sousas, Campinas. Fone:  (19) 99720-6186. Facebook: https://www.facebook.com/rabecacultural/

 

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.