Capa » Contra o Coronavírus » Hospital Maternidade de Campinas precisa garantir estoque para o Banco de Leite
Hospital Maternidade de Campinas precisa garantir estoque para o Banco de Leite
Bando de Leite da Maternidade de Campinas precisa de ajuda urgente (Foto Divulgação)

Hospital Maternidade de Campinas precisa garantir estoque para o Banco de Leite

O Hospital Maternidade de Campinas já começa a intensificar a campanha de doação de leite materno para garantir o estoque necessário para o atendimento dos 62 leitos de sua UTI – Unidade de Terapia Intensiva – e UCI – Unidade de Cuidados Intermediários – Neonatal (recém-nascidos). Essa sazonalidade, caracterizada pelo clima mais seco e frio do outono e do inverno (de abril a setembro), aumenta a ocorrência de patologias respiratórias, principalmente nos bebês, pois ainda não desenvolveram as defesas do organismo para combatê-las.

O Banco de Leite Humano do Hospital Maternidade de Campinas registra hoje em estoque 183 litros de leite materno, enquanto o ideal é chegar aos 200 litros mensais, em média, para suprir os bebês internados na UTI e na UCI. Cada litro de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. “É importante estarmos preparados para esse crescimento da demanda na UTI e na UCI, como ocorre todos os anos. Antecipando a campanha, corremos menores riscos e garantimos a alimentação dos nossos bebês”, explica o Dr. Carlos Ferraz, presidente do Hospital.

As doadoras só precisam ir ao hospital uma única vez para realizar o exame de sangue para a verificação de sorologias de Sífilis, Hepatites B e C, doença de Chagas, HTLV (Vírus Linfotrópico da Célula Humana) e HIV (Aids). A coleta é feita nas residências, uma vez por semana. São atendidas também doadoras que moram em municípios vizinhos. No entanto, como o Banco de Leite utiliza o único veículo disponível para todos os demais setores e serviços do hospital, é priorizada a coleta em municípios onde haja mais de uma doadora.

Para doar

Para ser doadora é necessário que a mulher seja saudável, que esteja amamentando o próprio filho e que tenha uma produção excedente de leite após a mamada. O primeiro passo é fazer o agendamento prévio para o cadastramento e realização do exame pelo telefone (19) 3306-6039. Tudo é gratuito.

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.