Capa » CampinasCulturalNaoPara » Dica do Subsolo: A artista visual Lucimar Bello
Dica do Subsolo: A artista visual Lucimar Bello
Lucimar Bello, apresentada pelo Subsolo (Foto Regina Rocha Pitta)

Dica do Subsolo: A artista visual Lucimar Bello

Em tempos de quarentena, que nos impede de visitar exposições de arte, o Subsolo – Laboratório de Arte decidiu trazer os artistas até seu público. Para isso, convidou a artista Lucimar Bello para falar sobre seu processo de criação e suas obras de arte a partir das exposições que estão ocupando as salas do espaço cultural sob a curadoria de Andrés I. M. Hernández,

No primeiro vídeo, ela comenta sobre a criação da “Estante 3”, que é composta por uma biblioteca com mini livros. No segundo, ela fala sobre a residência que fez no Djerassi Residente Artists Program, na Califórnia (EUA), em 2019.

“Estante 3”, composta por uma biblioteca com mini livros (Foto Regina Rocha Pitta)

“Estante 3”, composta por uma biblioteca com mini livros (Foto Regina Rocha Pitta)

Como afirma Hernández, as obras de artes de Lucimar são “resultado de uma pesquisa que aponta a delicadeza, simpatia e alegria como necessidades vigentes no mundo, assim como o necessário deslocar-se para participar”.

Para Lucimar, expor no Subsolo é participar de um espaço de pesquisa, de criação e de circulação dos trabalhos de arte. “É um espaço de arte contemporânea que acolhe idades, percursos, pessoas diferentes e impulsiona o que chama ‘sistema de arte’ em Campinas e não somente na cidade, já que um espaço nacional e internacional. Por isso tudo, vejo com muito carinho esse percurso do Subsolo nesses dois anos completados recentemente, que já tem uma maturidade que vai muito além dessa maturidade física”, ressalta a artista.

Lucimar Bello, a artista – A artista visual é mineira e vive e trabalha em São Paulo. Lucimar explora diversas modalidades artísticas para expressar sua arte. Lucimar se utiliza de desenhos, gravuras, assemblages, instalações, vídeos, performances, fotografias e livros de artistas, além de ser escritora. Professora titular aposentada da Universidade Federal de Uberlândia, atualmente participa dos grupos Sem Nome (por enquanto) na Casa Contemporânea; do Escrita Criativa, Escrevedeira. Além disso, ela faz parte da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas e é sócia fundadora da Federação de Arte-Educadores do Brasil (FAEB).

Em seu currículo, Lucimar apresenta diversos prêmios resultado do reconhecimento por sua pesquisa artística, por exemplo da 16º Bienal do Recôncavo, 2010. Prêmio de Residência Artística, Instituto SACATAR, Ilha de Itaparica, junho – julho, 2011; vasas.cidades.dos Alpes ao Ilha de Capri, trilogia de vídeos. 8º Salão do Mar. Vitória, ES. dezembro, 2008, e Projeto de Pesquisa: Cidades Utópicas, desenhos contemporâneos. Bolsa Arte – Fundação VITAE, São Paulo, 1994. E suas obras de arte já percorreram exposições no Brasil e no exterior, tanto individuais quanto coletivas.

Lucimar Bello_Urihi, 2019 (Foto Regina Rocha Pitta)

Lucimar Bello_Urihi, 2019 (Foto Regina Rocha Pitta)

Como escritora, a artista visual publicou: Por que se esconde a violeta? Isto não é uma concepção de desenho, nem pós-moderna, nem tautológicaNoemia Varela e a Arte; Oficina de Desenho Urbano, desenhando e construindo a cidade no Cerrado (org. com Luiz Gonzaga Falcão Vasconcelos); produziu materiais educacionais junto ao Instituto Arte na Escola: arte br (2002) e DVDteca (2006), com os títulos: Uma instalação de Carmela GrossO lirismo de Renina KatzKarin Lambrecht, de corpo e almaCasa da FlorTungaCarlos Fajardo, para todos os sentidosMarcos Coelho Benjamin, o fazedor de coisasH. O. Supra-senrorial e Oratórios de Minas.

Lucimar Bello_Visão geral 3 (Foto Regina Rocha Pitta)

Lucimar Bello_Visão geral 3 (Foto Regina Rocha Pitta)

Interessados em conhecer um pouco mais da artista, podem acessar: www.lucimarbello.com.br

Quem deu a dica: Subsolo: um espaço de arte. O Subsolo – Laboratório de Arte é um espaço localizado na rua Proença, nº 1000, em Campinas (SP), que há dois anos vem movimentando o cenário cultural da cidade com exposições mensais. Desde sua concepção em janeiro de 2018, os sócios Andrés I. M. Hernández e Danilo Garcia, curador e produtor cultural, respectivamente, veem fomentando a valorização da produção artística de Campinas e região. A partir dessa proposta, artistas locais como Sílvia Matos, Olívia Niemeyer, Vane Barini, Cecília Stelini, Genivado Amorim e muitos outros que se destacam com suas pesquisas artísticas.

Lucimar Bello_Computer don't have hair, 2019 (Foto Regina Rocha Pitta)

Lucimar Bello_Computer don’t have hair, 2019 (Foto Regina Rocha Pitta)

Durante esse período, os agentes culturais veem expandindo as fronteiras para além do Brasil, levando artistas e suas pesquisas para Cuba, Colômbia, Bolívia e Argentina, dentro do projeto Reconstruyendo Metáforas. E o inverso também acontece ao trazer a produção de artistas renomados nacional e internacionalmente, como Regina Silveira, Rochelle Costi, Lina Bo Bardi, dentre vários outros que expuseram no Subsolo.

https://www.instagram.com/subsololaboratoriodearte/

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.