Capa » CampinasCulturalNaoPara » Dica do Instituto Anelo: Marisa Molchansky lança EP com quatro canções
Dica do Instituto Anelo: Marisa Molchansky lança EP com quatro canções
Marisa Molchansky lança EP (Foto Janaina Medeiros)

Dica do Instituto Anelo: Marisa Molchansky lança EP com quatro canções

#CampinasCulturalNaoPara

Cantora, compositora e coordenadora musical do Instituto Anelo, Marisa Molchansky, também conhecida como Brisa (seu nome artístico) lançou, no dia 1º de Maio, um EP no formato digital. O disco, seu segundo trabalho autoral, é uma produção independente que leva seu nome completo no título, tendo sido gravado em Campinas (SP), no Estúdio do Mario, com mixagem do próprio Mario Porto e masterização de Leo Nakabayashi (Shina).

O trabalho reúne quatro canções – “Ódio”, “Teus Mistérios”, “Impulso” e “Miragem” – e foi gravado com a participação dos músicos Beto Kobayashi (bateria), Tadeu Zafani (contrabaixo) e Julio Oliveira (guitarras). Com distribuição da gravadora Tratore, o EP está disponível nas plataformas Spotify, Deezer e iTunes. As músicas também podem ser conferidas no canal de Marisa no YouTube (http://youtube.com/musicadabrisa).

Marisa Molchansky é formada em Música Popular pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Soma 20 anos de experiência em shows, gravações, aulas, programas de televisão, produções executivas e artísticas, além de direções musicais para fins profissionais e didáticos. Atua no Instituto Anelo desde 2013. Também trabalha na Chorus – Escola de Música e na School of Rock, ambas em Campinas.

Marisa Molchansky em gravação (Foto Janaina Medeiros)

Marisa Molchansky em gravação (Foto Janaina Medeiros)

Além do EP, Marisa já lançou o álbum “Brisa” (2011), disponível para compra nos sites da Tratore, Amazon e Google Play, e também em formato digital nas plataformas Deezer, Itunes, Spotify e no YouTube. Também fez participações especiais em diversos trabalhos, entre eles o CD “Vila dos Meninos”, da Banda Anelo (2014); o EP “Nenauá”, de Sheila Sanches (2019); o CD da trilha sonora da novela “Bela a Feia”, da TV Record (2009); e o CD “Zíper na Boca 15 anos”, do Coral Zíper na Boca (2001), entre outros.

Sobre o novo trabalho, ela diz que seu principal objetivo é o de documentar sua produção artística. “Essas músicas não são recentes, já têm um tempo de existência. Tenho várias outras. Meu intuito é documentar esse trabalho, deixar bonito e disponível para que as pessoas possam acessar. Obviamente todo o artista quer ser ouvido, e pelo maior número de pessoas possível, mas entendo que, dentro da carreira musical, são muitas habilidades que a gente precisa desenvolver, especialmente para o artista independente. Então é mais um passo. Minha expectativa é que seja mais um tijolinho. Tem muitos outros pra vir”.

Uma curiosidade sobre o EP diz respeito aos músicos que participaram da gravação: graduados pela Unicamp, Beto Kobayashi, Tadeu Zafani e Julio Oliveira são todos guitarristas e reconhecidos no cenário artístico como tal. Porém, apenas Julio Oliveira atuou na “função original”, o que já confere ao trabalho uma característica diferente. Devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), ainda não há data para o show de lançamento do trabalho. Porém, a artista deverá realizar lives em redes sociais – a agenda poderá ser conferida no Facebook (facebook.com/musicadabrisa) e no Instagram (@musicadabrisa).

INFLUÊNCIAS

Brisa revela que sua principal influência musical é Renato Russo (1960-1996), cantor, compositor e líder da banda Legião Urbana, uma das mais importantes do rock brasileiro dos anos 1980. “Sem sombra de dúvida é minha maior influência, pela maneira expositiva dos temas que ele abordava”, diz Marisa, destacando a força de Renato Russo principalmente como cantor e letrista. Além dele, cita Elis Regina, Stevie Wonder e Gilberto Gil entre suas referências artísticas.

“São todas pessoas que trabalharam muito bem com a parte tanto interpretativa quanto com a construção musical. Stevie Wonder e Gilberto Gil em especial, com essa questão da utilização de todos os elementos, de todas as ferramentas que a gente tem na música pra expressar suas ideias. Eles são fontes de inspiração constante, mas o carro-chefe é o Renato Russo, não tem como fugir. Além de Paralamas do Sucesso e toda essa galera da década de 80”, afirma.

LINKS DE VÍDEO

Apresentação do trabalho: https://www.youtube.com/watch?v=FPe3lJ5M6_A

Canção “Ódio”: https://www.youtube.com/watch?v=qZeJrdVF6W8

Quem deu a dica: Localizado no Jardim Florence I, no distrito do Campo Grande, em Campinas, o Instituto Anelo completa 20 anos em 2020. Trata-se de uma associação sem fins lucrativos que oferece aulas gratuitas de música nos projetos Brincando com os Sons (musicalização infantil), Instrumentos e Canto, Prática de Banda (de música em grupo) e Sanfônica (aulas de acordeon). Outro projeto de destaque no Instituto é a Orquestra Anelo, grupo de música instrumental com regência de Guilherme Ribeiro.

Site: anelo.org.br

Facebook: www.facebook.com/institutoanelo/

Instagram: @institutoanelo

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.