Capa » CampinasCulturalNaoPara » Dica do Tote Espaço Cultural: Cianotipia, de Flavio Gordon
Dica do Tote Espaço Cultural: Cianotipia, de Flavio Gordon
Flavio Gordon, arquiteto, artista e ecologista (Foto TOTE Espaço Cultural)

Dica do Tote Espaço Cultural: Cianotipia, de Flavio Gordon

#CampinasCulturalNaoPara

Flavio Gordon traz na sua poética a força de seus gestos através de linhas que são a gênesis de sua formação como arquiteto e também o motivo para criar movimentos e harmonias.  Movimentos pictóricos livres, amálgama de linhas, sombras, luzes e cores.

Liberdade de gestos em construção, construção da liberdade em gestos!

Através de um olhar atento, utiliza técnicas das artes plásticas e da fotografia.

Flavio Gordon Cianotipia 6 (Foto Divulgação)

Flavio Gordon Cianotipia 6 (Foto Divulgação)

Nessa série ele traz a Cianotipia como linguagem para o seu trabalho. Essa técnica também chamada de “blueprint” porque reproduz em tons de azuis, foi criada em 1842 pelo astrônomo inglês John Herchel (1792-1871) como método de reprodução de cópias para desenhos de engenharia e arquitetura.

No século XIX a fotógrafa Anna Atkins usou pela primeira vez a Cianotipia na fotografia para reproduzir desenhos de botânica.  O método consiste na reação do citrato férrico amoniacal e o ferricianeto de potássio que gera uma solução sensível  à luz ultravioleta (solar). Essa solução é aplicada em diversos materiais como papéis, tecidos, madeira, etc…

Flavio Gordon Cianotipia 5 (Foto Divulgação)

Flavio Gordon Cianotipia 5 (Foto Divulgação)

Como artista visual e fotógrafo Flavio faz esses deslocamentos entre as técnicas de uma maneira delicada aproximando o passado com a arte contemporânea e sempre trazendo suas indagações filosóficas perante a vida.

Seus princípios e crenças o tornam uma pessoa preocupada com a sociedade  onde está sempre atento às desigualdades, aos preconceitos e às intolerâncias trazendo  para nós também  seus sentimentos e sonhos burilados em texturas de devaneio.

Flavio Gordon Cianotipia 3 (Foto Divulgação)

Flavio Gordon Cianotipia 3 (Foto Divulgação)

Curriculum Flavio Gordon

Flavio Gordon é artista visual, fotógrafo e arquiteto formado pela Universidade de São Paulo- USP

EXPOSIÇÕES:

Individuais:

2016 – Fran`s Café 2016

2017 – Rabeca Cultural

2018  – Rabeca Cultural

2019 – Rabeca Cultural

Flavio Gordon Cianotipia 2 (Foto Divulgação)

Flavio Gordon Cianotipia 2 (Foto Divulgação)

COLETIVAS:

2015  – TOTE  Espaço Cultural – Campinas

2016 –  TOTE  Espaço Cultural – Campinas

2017 –  TOTE  Espaço Cultural –  Campinas

2018 – SUBSOLO Laborátorio de Arte – Campinas

2019 – TOTE Espaço Cultural – Campinas

Faz parte do Grupo de Arte do TOTE

Mais do artista online:

https://www.instagram.com/flavio_gordon/

 

Quem deu a dica: TOTE Espaço Cultural. Norma Vieira, artista visual, proprietária do TOTE Espaço Cultural onde acontecem exposições, cursos, workshops, palestras, etc, situado em  Sousas – Campinas. Onde fica também o atelier da artista e onde dá acompanhamento para artistas desenvolverem seus projetos e sua poética. Preside também o Grupo de Arte TOTE. Atualmente está em curso no TOTE a exposição Veredas Mágicas onde a artista também lançou seu foto-livro editado pela Fotô Editorial de SP e  que foi interrompida pela COVID-19. O livro faz um inventário poético sobre o trabalho de Aristóteris Teixeira Leão, biólogo e seu pai e o trabalho da artista. Um diálogo entre Arte e Ciência uma vez que seu pai era pesquisador do Instituto Butantan.

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.