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Projeto de educação ambiental da FEMSA em Jundiaí completa dois anos
Imagem mostra atividades do Projeto RenovAção em 2019. Covid-19 impôs mudanças este ano (Foto Divulgação)

Projeto de educação ambiental da FEMSA em Jundiaí completa dois anos

A edição 2020 do Projeto RenovAção de Educação Ambiental foi encerrada com um evento online na internet. Iniciativa da Coca-Cola FEMSA Brasil, maior engarrafadora de produtos Coca-Cola no mundo em volume de vendas, em parceria com a Prefeitura Municipal de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão da Educação, o RenovAção, pelo segundo ano consecutivo, apoiou a coleta seletiva e promoveu ações de educação ambiental em escolas municipais de educação básica. Articulada pela Rede Jundiaí de Cooperação, vinculada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), a atividade tem a execução técnica do GAIA Social.

Neste ano, o projeto contou com a participação de dez EMEBs (Escolas Municipais de Educação Básica) de Jundiaí, e em virtude dos protocolos sanitários de distanciamento social, priorizou formações online, disseminação de materiais digitais de educação ambiental, assim como a implementação da infraestrutura para coleta seletiva e aporte de dispositivos para um retorno mais seguro às escolas.

As escolas participantes do RenovAção 2020 possuem, ao todo, 6.290 alunos, que acompanharam aulas e realizaram atividades curriculares de suas casas desde o início da pandemia do novo coronavírus, em março deste ano. Das dez escolas que participaram, quatro receberam o projeto pelo segundo ano e seis iniciaram o trabalho em 2020. O RenovAção 2020 desenvolveu cinco animações educativas que foram compartilhadas com alunos e familiares pelas escolas participantes.

Aliado na prevenção à Covid-19 

Com o intuito de manter ações e infraestrutura de educação ambiental, mas também para a sensibilização quanto à importância de medidas preventivas para o novo coronavírus, o RenovAção se adequou para ser um importante aliado das escolas neste momento.

Foram realizadas dez oficinas formativas com multiplicadores das escolas no formato online, com duração de 30 horas e participação de 159 professores, agentes operacionais, gestores e cozinheiras das escolas. O RenovAção implementou a infraestrutura da coleta seletiva nas seis EMEBs que iniciaram os trabalhos em 2020, e entregou para todas as dez escolas 31 termômetros infravermelhos, 14 totens para dispenser de álcool em gel e dez pulverizadores para higienização de espaços.

Seguindo a metodologia do RenovAção, as escolas entrantes em 2020 passaram por um diagnóstico e receberam um plano de ação de implementação, com as diretrizes de aquisição e instalação dos coletores para correta destinação dos seus resíduos. O aporte de termômetros, pulverizadores e totens de álcool em gel teve o objetivo de reduzir riscos de contágio e disseminação do novo coronavírus, assim como sensibilizar alunos e funcionários para retornos mais seguro às aulas presenciais, quando estas ocorrerem.

As oficinas formativas com multiplicadores das dez escolas contaram com os temas de Recursos Hídricos, Resíduos Sólidos, Pandemia do COVID-19, Educação Ambiental na escola e Educomunicação. Os multiplicadores que passaram pelo RenovAção 2019 tiveram a oportunidade de entrar em contato com conteúdo aprofundado destes temas. Todos os 159 multiplicadores presentes das dez escolas trabalharam boas práticas de captação de água da chuva e reuso, atividades lúdicas para sensibilização quanto aos recursos hídricos, resíduos sólidos e cuidados durante a pandemia do novo coronavírus.

Legado para escolas e comunidades 

Além da estrutura para coleta seletiva com contêineres de 500 litros e coletores de 60 litros com pedal e 23 litros sem tampas, os termômetros, pulverizadores e totens para dispenser de álcool em gel, o RenovAção contribui com ideias para disseminação de boas práticas ambientais nas escolas, assim como reforça os cuidados para evitar contágio e disseminação do COVID-19. Debates com os multiplicadores foram feitos, nas formações, para uma avaliação sobre as fragilidades do momento e novos caminhos para um desenvolvimento sustentável no futuro.

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