Capa » Cultura Viva » Em Campinas, Dia do Quadrinho abre série de eventos virtuais, com exposições, roda de conversas e feira
Em Campinas, Dia do Quadrinho abre série de eventos virtuais, com exposições, roda de conversas e feira
Biblioteca Pública Municipal "Prof.Ernesto Manoel Zink", um dos principais espaços culturais de Campinas (Foto José Pedro Martins)

Em Campinas, Dia do Quadrinho abre série de eventos virtuais, com exposições, roda de conversas e feira

A Biblioteca Pública Municipal “Professor Ernesto Manoel Zink”, de Campinas, realiza, a partir deste sábado, dia 30 de janeiro, a 8ª edição do “Dia do Quadrinho Nacional”, celebrado nesta data. Com atividades exclusivamente virtuais por conta da pandemia, o evento se prolonga durante todo mês de fevereiro até o dia 28, com três exposições, feira e rodas de conversa com quadrinistas. As atividades podem ser acompanhadas no site: https://www.dqnzink.com.br/

Segundo a secretária Municipal de Cultura, Sandra Ciocci, “a história em quadrinhos há muito se firmou como expressão artística de qualidade e Campinas construiu, com o talento de seus profissionais, um espaço de relevância nessa produção, assim como na reflexão sobre o tema”. Duas bibliotecas comunitárias, a do Campo Belo e do bairro São Judas Tadeu, vão contribuir na organização do evento.

No sábado, dia 30, às 19h, tem início a mostra “70 anos da Primeira Exposição Internacional de Quadrinhos”. No dia 4 de fevereiro (quinta-feira), às 19h, haverá uma roda de conversa com os quadrinistas Gilmar, Junião, Bira Dantas, Joe Bonfim e Leandro Assis; a mediação será de DJota Carvalho. No dia 11 de fevereiro, às 19h será a inauguração da exposição: Liberdade de Expressão. No dia 18, às 19h, haverá a roda de conversa “Quadrinhos Eróticos e Liberdade de Expressão : A sexualidade nos quadrinhos é inflamável?”, com Chairim Arrais, Laudo Ferreira Jr. e Francisco Marcatti, a mediação será de Lais Bicudo. No dia 25, às 19h, haverá a exposição “50 Anos da 1ª exposição de Quadrinhos de Campinas”.

O objetivo do evento é promover o contato entre público e artistas; ampliar o repertório dos que estão começando a ler e dos que já conhecem as HQs, trazer e apresentar a bibliodiversidade para o universo da população leitora da cidade, já que é um evento em que circulam editoras independentes e o trabalho autoral.

O Dia do Quadrinho Nacional foi instituído em 1984 por iniciativa da Associação dos Quadrinistas e Cartunistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP), É comemorado em 30 de janeiro em razão da publicação da primeira história em quadrinhos brasileira: “As Aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte”. Criada pelo ítalo-brasileiro Angelo Agostini (1843/1910), foi lançada em 1869 pelo jornal “Vida Fluminense” e conta os causos do caipira Nhô-Quim, que parte do interior de Minas Gerais para conhecer a Corte Imperial.

 

Programação

Dia 30/01, às 19h

Exposição virtual “70 Anos da Exposição de Quadrinhos no Brasil”

 

Dia 04/02/, às 19h

Roda de conversa “Quadrinhos e Liberdade de Expressão”

 

Dia 11/02, às 19h 

Exposição virtual “Liberdade de Expressão”

 

Dia 18/02, às 19h

Roda de conversa “Quadrinhos Eróticos e Liberdade de Expressão: A sexualidade nos quadrinhos é inflamável?”

 

Dia 25/02, às 19h

Exposição virtual “50 Anos da 1ª exposição de Quadrinhos de Campinas”

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.