Capa » Cidadania » Agência Social de Notícias recebe menção especial no Prêmio de Jornalismo Científico do Mercosul
Agência Social de Notícias recebe menção especial no Prêmio de Jornalismo Científico do Mercosul
Ganhadores da quarta edição do Prêmio de Jornalismo Científico do Mercosul

Agência Social de Notícias recebe menção especial no Prêmio de Jornalismo Científico do Mercosul

A reportagem “Na ausência de ações integradas, Observatório traduz os dados sobre Covid-19 na Região de Campinas”, publicada no dia 1 de outubro de 2020 na Agência Social de Notícias, ganhou Menção Especial na quarta edição do Prêmio de Jornalismo Cientifico do Mercosul. O Prêmio é uma iniciativa da Reunião Especializada de Ciência e Tecnologia do Mercosul (RECYT), sendo organizado pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do Paraguai (CONACYT) e com apoio da Oficina Regional de Ciências, em Montevidéu, Uruguai, da Unesco.

O tema da quarta edição do Prêmio de Jornalismo Científico do Mercosul foi Covid-19. “O surto de Covid-19 gerou uma crise de saúde global. Nesse contexto de pandemia, é reconhecida a necessidade de informações confiáveis ​​e de qualidade, principalmente diante da perigosa desinformação devido à rápida circulação em massa de informações falsas que se espalhou desde o início da pandemia”, afirmam os organizadores na Justificativa do Prêmio.

Segundo os organizadores, o Prêmio de Jornalismo Científico do Mercosul visa “promover a comunicação da ciência, tecnologia e inovação para sua apropriação pela sociedade, por meio do Jornalismo Científico, além de estimular uma maior presença da ciência, tecnologia e inovação nos meios de comunicação dos países membros e associados, e estimular a participação de jovens em atividades de divulgação científica jornalística”.

Ganhadores da quarta edição do Prêmio de Jornalismo Científico do Mercosul

Ganhadores da quarta edição do Prêmio de Jornalismo Científico do Mercosul

Assinada pelo editor da ASN José Pedro Soares Martins, a reportagem “Na ausência de ações integradas, Observatório traduz os dados sobre Covid-19 na Região de Campinas” mostra o esforço de pesquisadores da PUC-Campinas em desenvolver, no âmbito do Observatório PUC-Campinas, um painel interativo e um conjunto de notas técnicas interpretando as informações sobre a evolução da pandemia, em números de casos e óbitos, no conjunto de 20 municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC). As informações e análises do Observatório têm contribuído para ações em políticas públicas na RMC.

A reportagem da Agência Social de Notícias que recebeu Menção Especial na quarta edição do Prêmio de Jornalismo Científico do Mercosul

A reportagem da Agência Social de Notícias que recebeu Menção Especial na quarta edição do Prêmio de Jornalismo Científico do Mercosul

“A ação é uma das iniciativas que proliferaram no país desde o início da pandemia, e sobretudo na esfera acadêmica, tendo sido concebidas para o melhor entendimento das tendências e complexidade associadas ao gigantesco desafio planetário e com devastadora repercussão no cenário brasileiro. São iniciativas que nasceram em um contexto de desalinhamento de ações e posturas entre os entes federativos e de uma verdadeira guerra de (des)informação sobre aspectos críticos da pandemia. Tornar as informações disponíveis mais acessíveis e dar transparência a dados que permanecem invisíveis para o grande público são outros motivos que alimentam essas iniciativas, independentes ou vinculadas a alguma instituição de alcance comunitário”, afirma a reportagem.

Outra iniciativa relatada na reportagem é a do Observatório Covid-19 BR, criado e mantido por um diversificado time de pesquisadores, de várias universidades brasileiras, e que se tornou referência na mídia nacional e internacional em informações sobre a trajetória da pandemia no país.  Atualmente o Observatório Covid-19 BR conta com uma rede de 85 pesquisadores, fornecendo e analisando dados sobre a pandemia em 75 municípios de 27 estados.

 

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.