Capa » Cultura Viva » Santa Bárbara d ́Oeste recebe entre junho e julho a festa literária Parque das Letras
Santa Bárbara d ́Oeste recebe entre junho e julho a festa literária Parque das Letras
Estímulo ao saboroso prazer da leitura é o objetivo do Parque das Letras (Foto Divulgação)

Santa Bárbara d ́Oeste recebe entre junho e julho a festa literária Parque das Letras

Entre os meses de junho e julho, o município de Santa Bárbara d ́Oeste, no interior de São Paulo, receberá o Parque das Letras, uma festa literária com múltiplas atividades previstas. O objetivo da iniciativa da Editora Adonis é promover a literatura e contribuir com a formação de público leitor, especialmente na primeira infância, através de ações
e eventos dinâmicos e criativos.
O Parque das Letras é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução, com patrocínio da Romi S.A e parceria da Secretaria Municipal de Cultura, da Prefeitura de Santa Bárbara d ́Oeste e da Fundação Romi, integrando a programação do FLISB – Festival Literário de Santa Bárbara d’Oeste.
O calendário de atividades começa com duas palestras preparatórias, no mês de junho, destinadas aos professores da rede pública do município. No dia 01 de junho, quinta-feira, entre 19 h e 21 horas, a palestra será com a escritora Luciene Tognetta, com o tema “Aprender a conviver é preciso”. A atividade terá duração de 60 minutos, para um público estimado de 200 pessoas. Será no Anfiteatro Municipal “Detinha Dagnoni”, Avenida Monte Castelo, 1000, Centro.
No dia 7 de junho, quarta-feira, entre 19 h e 20h30, a palestra com os escritores Silvia Delazari e Cicero Edno será sobre o tema “Leitura e escrita: diálogos que nos afetam” e terá 60 minutos de duração, para um público estimado de 300 pessoas. O evento será no Anfiteatro do CIEP “Dom Eduardo Koaik”, Rua Alonso Keese Dodson, 385, Planalto do Sol.
Nos dias 24, 25 e 26 de julho acontece a ação Pipocando Histórias onde serão
realizadas 10 (dez) visitas de uma contadora de histórias em espaços públicos, onde as escolas serão convidadas para participar como uma forma de promover a integração da escola com a Festa Literária. As visitas têm duração de 60 minutos cada uma, com no mínimo duas visitas no mesmo dia, totalizando dez visitas no mesmo mês, com a expectativa de 1000 crianças contempladas. O público em geral é convidado a participar
das ações do Pipocando Histórias. Estes são os horários e espaços onde acontecerá o
Pipocando Histórias:
Dia 24 de julho
– Biblioteca Municipal Maria Ap. A. Nogueira (Central) – das 9h às 10h / das 11h às 12h
(neste último horário, com intérprete de Libras)
– Parque Taene –Av. dos Bandeirantes, 999 – Reserva Centenária – 14h às 15h / 16h às
17h (no primeiro horário, com intérprete de Libras)

Dia 25 de julho de 2023
– Centro Cultural “Edgard Tricânico D’Elboux” – das 9h às 10h / das 11h às 12h
– Centro Cultural e Biblioteca “Prof. Léo Sallun” – 14h às 15h / 16h às 17h
Dia 26 de julho de 2023
– CEU das Artes “Ariovaldo Inácio – Vardão” – das 9h às 10h / das 11h às 12h

Editora Adonis promove eventos de fomento à leitura em toda a região (Foto Divulgação)

Editora Adonis promove eventos de fomento à leitura em toda a região (Foto Divulgação)

Estação cultural

Na Estação Cultural da Fundação Romi, o Parque das Letras terá uma extensa
programação, no dia 30 de julho. No evento, será realizado um bate-papo com os autores Sonia Barros e Amauri de Oliveira. Também acontecerão duas rodas de conversa, uma com Luciene Tognetta e outra com Cícero Edno e Silvia Delazari.
Outra atração será o Pomar dos Livros, uma instalação com livros suspensos em árvores, com elásticos, sobre uma grande colcha de retalhos e almofadas no chão. Neste espaço, as crianças e os adultos sentam-se ou deitam-se para ler e conversar sobre o livro.
A programação ainda inclui performances de Poesia em Movimento, circulação de palhaços pelo espaço da feira, exposição de artes plásticas, oficinas de pintura facial e escultura em bexigas. Serão igualmente promovidas oito oficinas, sete para crianças e uma para pais, com os autores Paulo Masserani, Leonardo Smania, Cícero Edno, Vanessa Aranha, Rita Lima, Jackson de Souza, Gabi Guedes, Elaine Prado.
Estão igualmente previstos um varal literário, disponibilizado para as crianças que quiserem expor os seus livros, e telas de TV com a programação da festa literária.
Durante o evento, será, ainda, distribuído de forma gratuita, a Coleção “Bichinhos Silvestres”, de Leila Seleguini, com seis títulos com ilustrações de Eduardo Moura e um título com ilustrações de Paulo R. Masserani. Os livros integram uma coleção composta por sete títulos sobre os animais silvestres integrantes da fauna brasileira. Os livros serão distribuídos para os participantes das atividades literárias e artísticas e também para quem levar livros para a troca. A intenção é que todas as crianças participantes das atividades saiam presenteadas com um livro. Alguns livros também serão entregues aos adultos que participarem das brincadeiras com as crianças.
Trocas de livros, atividades de teatro e música e contação de histórias, como um convite para as crianças “entrarem” nas narrativas, complementam o evento.

Encantamento pela leitura

A diretora administrativa da Editora Adonis, Jaqueline Comelato, comenta as
motivações para a estruturação e implementação do Parque das Letras. “Sendo o propósito da Editora Adonis transformar vidas através das histórias, esse é um projeto que envolve com delicadeza e encantamento, não somente crianças, como inclusive famílias e comunidade, para despertar a paixão pela leitura e o gosto pela escrita”, ela afirma.
O Parque das Letras, continua Jaqueline Comelato, é “um evento cultural, que
proporciona o encontro entre escritores de literatura infantil, educadores, artistas, músicos, contadores de história. A leitura é essencial para o desenvolvimento de repertório e vocabulário, ajuda a ampliar o senso crítico na tomada de decisões, conhecimento, estimula a criatividade, emociona, causa impacto e facilita a escrita. Pretendemos contribuir na formação de cidadãos críticos, criativos, participativos, auxiliando com o preparo para o exercício da cidadania”, completa a diretora administrativa da Editora Adonis.
Por sua vez, o superintendente da Fundação Romi, Octávio Wakabara, destaca as razões do apoio à realização do Parque das Letras. “Receber o Parque das Letras na Estação Cultural é muito significativo para a Fundação Romi, principalmente porque, neste ano, estamos trabalhando com os nossos alunos do NEI (Núcleo de Educação Integrada) o tema gerador ‘Ler para libertar: a imaginação, a realidade e a criticidade’”, diz o superintendente. “Nosso propósito é formar leitores e escritores com visão crítica e transformadora da realidade em que vivem, e este evento é uma ótima oportunidade para ampliar este movimento para toda a comunidade”, acrescenta Octávio Wakabara.

Sobre a Editora Adonis – A Editora Adonis (A M B C Livros e Eventos Ltda), empresa proponente do Parque das Letras, foi fundada em 2005 e possui um catálogo com mais de 300 títulos. A editora busca aliar, à edição de livros, formas de estimular a leitura e, consequentemente, de contribuir para a Educação por meio de ações e projetos voltados a crianças e adolescentes. Nos últimos anos, a editora tem atuado, também, com o objetivo de contribuir na formação de educadores. Realiza há 17 anos o projeto “Como Nasce um Livro”, que já atendeu a mais de 100 mil crianças e professores com o objetivo de incentivar a leitura, a escrita e o protagonismo infantojuvenil. Entre os projetos culturais que já desenvolveu, estão o “Parque das Letras” e o “Contando histórias que estimulam a pensar”, que contemplaram cidades
como Americana (SP), Cubatão (SP), Limeira (SP) e Santa Bárbara d’Oeste (SP), inclusive com o apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet.

Sobre a ROMI S.A (patrocinadora do projeto) – A ROMI S.A. (B3: ROMI3), fundada em 1930, é líder na indústria brasileira de máquinas e equipamentos industriais e está listada no “Novo Mercado”, que é reservado para as empresas com o maior nível de governança corporativa da Bovespa. A Companhia fabrica máquinas-ferramenta, com foco em tornos, tornos CNC, centros de torneamento e centros de usinagem; máquinas injetoras e sopradoras para termoplásticos; e peças fundidas em ferro cinzento e nodular, que podem ser fornecidas brutas ou usinadas. Seus produtos e serviços são comercializados mundialmente e utilizados por uma grande variedade de indústrias, tais como automotiva, de bens de consumo, máquinas em geral, equipamentos industriais e agrícolas.

Sobre a Fundação Romi – Seu legado inicia-se em 1957, em Santa Bárbara
d’Oeste. Com a missão de promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura, promove a comunidade regional e realiza ações sociais. Mantenedora do NEI (Núcleo de Educação Integrada), sua escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, oportuniza a formação integral, autônoma e protagonista de crianças, adolescentes e jovens. O CEDOC (Centro de Documentação Histórica) é um espaço de difusão da história, que atua na guarda, conservação e disponibilização de seu acervo para pesquisa e consulta. Já a Estação Cultural, atende milhares de pessoas
por ano por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas. Mais informações sobre a Fundação Romi podem ser obtidas no site www.fundacaoromi.org.br ou pelo telefone (19) 3499-1555.

SERVIÇO
PARQUE DAS LETRAS

O que é: Festa literária
Local: Santa Bárbara d ́Oeste
Atividades: Palestras preparatórias para professores, visitas contadora de histórias nos dias 24, 25 e 26 de julho e múltiplas atividades no evento final no dia 30 de julho na Estação Cultural da Fundação Romi (Av.Tiradentes, 2, Centro), das 9 às 16 horas, com entrada franca.
O Parque das Letras é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução.

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.