Capa » Centros Urbanos » Com calor de 35 graus em Campinas, nível do rio Atibaia cai 3 mil litros por segundo
Com calor de 35 graus em Campinas, nível do rio Atibaia cai 3 mil litros por segundo
Temor é o de que se repitam cenas como esta no rio Atibaia, em vários momentos de 2014 (Foto Adriano Rosa)

Com calor de 35 graus em Campinas, nível do rio Atibaia cai 3 mil litros por segundo

O nível do rio Atibaia nas proximidades da captação de água para Campinas, no distrito de Sousas, voltou a cair nas últimas 24 horas, chegando a pouco mais de 7,5 metros cúbicos, ou mil litros, por segundo às 13 horas deste domingo, 11 de janeiro, depois de ter atingido 10,32 m³/s  por volta de 16h30 de sábado, dia 10. Às 16h50 deste sábado, a temperatura chegou a 35,1 graus centígrados no município, segundo o Cepagri/Unicamp.

Com as altas temperaturas e baixo volume de chuvas para esta época do ano, o nível do Atibaia pode cair mais, acendendo o alerta para o abastecimento de água em Campinas. Mais de 90% da água distribuída em Campinas são captados no Atibaia, que também é manancial de abastecimento para outros municípios da região.

Às 13h40 deste domingo a temperatura já era de 33,4 C em Campinas. Nas últimas 72 horas a estação do Cepagri/Unicamp não registrou chuvas.

No dia 2 de janeiro de 2014 o nível do Atibaia chegou a 32,75 metros cúbicos por segundo. Um ano depois, a 4 de janeiro de 2015, chegou a 1,63 m3/s. Os dados são do Centro Tecnológico de Hidráulica e Recursos Hídricos (CTH).

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.