Capa » Cidadania » Grupo de brasileiros viaja para atendimentos médicos em Madagascar
Grupo de brasileiros viaja para atendimentos médicos em Madagascar
Fraternidade Sem Fronteiras atua há vários anos na África (Foto Divulgação)

Grupo de brasileiros viaja para atendimentos médicos em Madagascar

A expectativa é de pelo menos 400 consultas por dia, principalmente para os casos de desnutrição infantil.

Um grupo de 25 voluntários da Organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras (FSF) realiza uma caravana para atendimentos médicos no Projeto Ação Madagascar, no sul da ilha de Madagascar, na África. A maior parte dos caravaneiros é formada por médicos, enfermeiros, farmacêuticos e psicólogos, mas também por profissionais de outras áreas como engenheiros, jornalistas, advogados e estudantes que irão atuar no suporte e na logística da caravana para o suporte emergencial em saúde aos acolhidos.

“A equipe da Fraternidade sem Fronteiras em Madagascar monta um roteiro levando em consideração as demandas mais urgentes em atendimento à saúde na clínica médica, nos centros nutricionais e nas comunidades assistidas pela FSF, como também em novas comunidades que a FSF ainda não acolhe, mas onde se sabe da urgência em razão do severo grau de desnutrição das crianças”, explica o médico e coordenador da caravana, Rodolfo Gadia.

A caravana é formada por profissionais de 14 cidades brasileiras: Uberlândia – MG, Patrocínio – MG, Santana de Parnaíba – SP, Araguaína – TO, Ribeirão Preto – SP, Batatais – SP, Florianópolis – SC, Osório – RS , São Bento do Una – PE, Governador Valadares – MG, Campo Grande – MS, Maringá- PR, Rio de Janeiro – RJ e São Paulo – SP. O grupo embarca no dia 17 de março e retorna ao Brasil no dia 02 de abril, sendo que a permanência no projeto será de oito dias.

“Um ponto importante dessa caravana será o atendimento em comunidades identificadas  pela FSF nas últimas semanas, onde foi constatado um índice alarmante de desnutrição entre as crianças, chegando a quase 42%. A intenção é visitar pelo menos duas comunidades que a FSF ainda não acolhe, identificar as necessidades emergenciais e iniciar o tratamento e atendimento das crianças. Nesses locais, ainda, iremos construir centros nutricionais da FSF para garantir alimentação e água diários às crianças acolhidas”, complementa o coordenador.

O grupo tem a expectativa de fazer em torno de 400 atendimentos diários, o que leva a uma previsão de mais de três mil atendimentos durante toda a caravana.

Atualmente, o Projeto Ação Madagascar atua em 14 regiões, com oito mil crianças com desnutrição em tratamento e oferece mais de 194 mil refeições mensais.

Caravanas da Fraternidade sem Fronteiras: o principal objetivo é vivenciar uma experiência fraterna ao viajar para conhecer de perto os acolhidos, colaboradores e o dia-a-dia nos centros de acolhimento dos projetos da FSF. As caravanas são organizadas com a participação de padrinhos/madrinhas voluntários para Moçambique, Madagascar, República Democrática do Congo e Malawi, na África e para o Estado de Roraima, no Brasil. Para participar é preciso ser madrinha ou padrinho de um dos projetos da FSF e ter mais de 18 anos. Profissionais de quaisquer áreas de conhecimento ou especialidade podem se inscrever nas caravanas.  Todos os custos da viagem são de responsabilidade do caravaneiro.

Mais informações e inscrições:  https://www.fraternidadesemfronteiras.org.br/destino-caravanas/

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.