Capa » Cultura Viva » MAM São Paulo apresenta exposição inédita do Clube de Colecionadores
MAM São Paulo apresenta exposição inédita do Clube de Colecionadores
George Love, Sem título (Rio desconhecido na Ilha do Marajó), ca. 1971/2024. Clube de Colecionadores MAM São Paulo. Impressor: Zé De Boni / André Ricardo, Sem título, 2023. Clube de Colecionadores MAM São Paulo. Foto: Ding Musa / Cinthia Marcelle, Espelho, espelho seu, 2019. Clube de Colecionadores MAM São Paulo

MAM São Paulo apresenta exposição inédita do Clube de Colecionadores

 

O Clube de Colecionadores do Museu de Arte Moderna de São Paulo ganhou exposição inédita para relembrar mais de 30 anos de trajetória, além de outra mostra para celebrar a edição de 2024. A mostra Técnicas de diversão na arte contemporânea está apresentando no Canopy by Hilton São Paulo Jardins, desde 15 de março, gravuras, fotografias e obras de outros suportes que foram realizadas, principalmente, na última década.

A curadoria de Gabriela Gotoda selecionou trabalhos que têm em comum uma busca para desviar, defletir ou divergir das expectativas tradicionais sobre a arte e, em especial, a arte reprodutível. “Seja no sentido de divertir-se diante de uma provocação criativa, de surpreender-se com as viradas de direção no interior de uma composição visual estática, ou de distrair-se com formas e cores que despertam diferentes sensações, as técnicas de diversão empregadas pela arte podem oferecer ao público certo alívio da responsabilidade de demarcar sentidos decisivos. Sobretudo num mundo onde as definições são cada vez mais imprecisas e dispensáveis”, afirma a curadora.

Técnicas de diversão na arte contemporânea reúne trabalhos de artistas como Angelo Venosa, Arcangelo Ianelli, Arnaldo Antunes, Ascânio MMM, assume vivid astro focus (avaf), Barrão, Claudio Tozzi, Elza Lima, Lia Chaia, Paulo Bruscky e Waltercio Caldas, dentre outros. As obras estarão expostas no Stella Restaurante e no Stella Lounge do Canopy by Hilton São Paulo Jardins,  primeiro hotel boutique lifestyle da marca na América do Sul, localizado no bairro dos Jardins.

“Receber a exposição reforça o DNA do Canopy by Hilton São Paulo Jardins, que tem como compromisso valorizar e estreitar vínculos com diversas culturas, artistas e expressões presentes localmente. Acreditamos que a parceria com o MAM é uma forma de trazer uma variedade de vivências para nossos hóspedes e visitantes, inserindo-os no cotidiano da cidade, que contribui significativamente para a democratização de outros olhares sobre a arte”, afirma Francisco Allegro, Gerente Geral do Canopy by Hilton São Paulo Jardins.

Também no hotel, a edição 2024 reúne as obras da edição atual do Clube, com trabalhos de Lucia Laguna, André Ricardo e George Love. A curadoria desta edição, que acaba de ser lançada, é de Cauê Alves, curador-chefe do museu. As pessoas interessadas em fazer parte do Clube e adquirir essas três obras, que são produzidas em tiragens limitadas de 70 exemplares e incorporadas ao acervo do museu, poderão entrar em contato com a equipe do MAM para mais informações.

O Clube de Colecionadores aposta em formatos e proposições de obras que dialoguem com as mudanças próprias da arte e da modernidade, além de incorporar reflexões sobre a reprodução técnica de imagens e a sua influência no olhar e na experiência do espectador. “O Clube de Colecionadores tem o objetivo de estimular a produção artística contemporânea e incentivar e democratizar o colecionismo de arte. A parceria entre o MAM e o Canopy by Hilton São Paulo Jardins se relaciona diretamente com essa missão”, diz Cauê Alves, curador-chefe do MAM.

Desde o início, o Clube de Colecionadores do MAM São Paulo tem como premissa incentivar os artistas convidados a ultrapassarem os limites tradicionais das linguagens e de suas diferentes técnicas de reprodução, contribuindo, assim, para discussões atuais que questionam os estatutos definitivos da arte.

Fundado em 1986, inicialmente o Clube era dedicado apenas à gravura, mas em 2000 o MAM criou uma segunda iniciativa focada somente em fotografia. Com a crescente interdisciplinaridade da produção artística e a superação efetiva das fronteiras entre diferentes linguagens, esvaziou-se o sentido de existirem dois Clubes separados. Em 2022, o MAM São Paulo aliou essas iniciativas num único Clube de Colecionadores.

A associação ao Clube de Colecionadores do MAM é anual e os membros recebem um conjunto de três obras, com a possibilidade neste ano de escolher entre duas opções da obra de Lucia Laguna. Além disso, a participação também garante benefícios e experiências exclusivas aos associados, como visitas mediadas.  O valor do conjunto é de R$ 7.000, com diversas opções de formas de pagamento. Para garantir a associação ao Clube de Colecionadores do MAM, entre em contato diretamente por este link ou através dos contatos clubes@mam.org.br, e 55 11 5085-1406 ou 55 11 94368-3988.

Barrão, Primeiras estórias, 2019. Clube de Colecionadores MAM São Paulo. Foto: Karina Bacci / Paulo Bruscky, Sem título, 2015. Clube de Colecionadores MAM São Paulo. / Lucia Laguna, Colagem/desenho n° 26, 2023/2024. Clube de Colecionadores MAM São Paulo. Foto: Rafael Salim

Barrão, Primeiras estórias, 2019. Clube de Colecionadores MAM São Paulo. Foto: Karina Bacci / Paulo Bruscky, Sem título, 2015. Clube de Colecionadores MAM São Paulo. / Lucia Laguna, Colagem/desenho n° 26, 2023/2024. Clube de Colecionadores MAM São Paulo. Foto: Rafael Salim

Artistas em Técnicas de diversão na arte contemporânea

Ana Maria Tavares (Belo Horizonte, MG, 1958), Angelo Venosa (São Paulo, SP, 1954 – São Paulo, SP, 2022), Arcangelo Ianelli (São Paulo, SP, 1922 – São Paulo, SP, 2009), Arnaldo Antunes (São Paulo, SP, 1960), Ascânio MMM (Braga, Portugal, 1941), assume vivid astro focus (avaf) (Eli Sudbrack: Rio de Janeiro, RJ, 1968), Barrão (Rio de Janeiro, RJ, 1959), Cinthia Marcelle (Belo Horizonte, MG, 1974), Claudio Tozzi (São Paulo, SP, 1944), Elza Lima (Belém, PA, 1952), Fernanda Gomes (Rio de Janeiro, RJ, 1960), Gilvan Barreto (Jaboatão dos Guararapes, PE, 1973), Ivan Grilo (Itatiba, SP, 1986), José Roberto Aguilar (São Paulo, SP, 1941), Lais Myhrra (Belo Horizonte, MG, 1974), Lia Chaia (São Paulo, SP, 1978), Marcelo Silveira (Gravatá, PE, 1962), Mario Cravo Neto (Salvador, BA, 1947 – Salvador, BA, 2009), Matheus Rocha Pitta (Tiradentes, MG, 1980), Mauro Restiffe (São José do Rio Pardo, SP, 1970), Motta & Lima (São Paulo, SP, 1976 ambos), Paulo Bruscky (Recife, PE, 1949), Pocztaruk (Porto Alegre, RS, 1983), Sara Ramo (Madri, Espanha, 1975), Walter Carvalho (João Pessoa, PB, 1947), Waltercio Caldas (Rio de Janeiro, RJ, 1946) e Yuri Firmeza (São Paulo, SP, 1982)

Artistas da edição 2024 do Clube de Colecionadores do MAM

André Ricardo (São Paulo, SP, 1985), George Love (Charlotte, Carolina do Norte, EUA, 1937 – São Paulo, SP, 1995) e Lucia Laguna (Campos dos Goytacazes, RJ, 1941)

Sobre o MAM São Paulo

Fundado em 1948, o Museu de Arte Moderna de São Paulo é uma sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos. Sua coleção conta com mais de 5 mil obras produzidas pelos mais representativos nomes da arte moderna e contemporânea, principalmente brasileira. Tanto o acervo quanto as exposições privilegiam o experimentalismo, abrindo-se para a pluralidade da produção artística mundial e a diversidade de interesses das sociedades contemporâneas.

O Museu mantém uma ampla grade de atividades que inclui cursos, seminários, palestras, performances, espetáculos musicais, peças de teatro, sessões de filmes e práticas artísticas. O conteúdo das exposições e das atividades é acessível a todos os públicos por meio de visitas mediadas em libras, audiodescrição das obras e videoguias em Libras. O acervo de livros, periódicos, documentos e material audiovisual é formado por 65 mil títulos. O intercâmbio com bibliotecas de museus de vários países mantém o acervo vivo.

Localizado no Parque Ibirapuera, a mais importante área verde de São Paulo, o edifício do MAM foi adaptado por Lina Bo Bardi e conta, além das salas de exposição, com ateliê, biblioteca, auditório, restaurante e uma loja onde os visitantes encontram produtos de design, livros de arte e uma linha de objetos com a marca MAM. Os espaços do Museu se integram visualmente ao Jardim de Esculturas, projetado por Roberto Burle Marx para abrigar obras da coleção. Todas as dependências são acessíveis a visitantes com necessidades especiais. 

Sobre Canopy by Hilton São Paulo Jardins

Inaugurada em junho de 2021, nos Jardins, em São Paulo, esta é a primeira unidade da bandeira lifestyle do grupo Hilton na América do Sul. Com 98 quartos que variam de 20 a 38m², o Canopy by Hilton é perfeito para o hóspede contemporâneo que busca se inserir no cotidiano da cidade com conforto e autonomia, que preza pelo bom gosto e deseja conhecer a cultura local. Instalado num retrofit de um prédio residencial da década de 1960, localizado numa discreta e charmosa rua sem saída no coração do Jardim Paulista, o hotel está organicamente inserido no bairro. A decoração exalta o design brasileiro e a cultura paulistana, conceito que se estende ao cardápio do restaurante e do bar Stella. Ali, o chef Erick Domenico se inspira nas diversas tradições culinárias trazidas pelos imigrantes que formaram a capital paulista para criar receitas contemporâneas e autorais.

Serviço

Técnicas de diversão na arte contemporânea

curadoria de Gabriela Gotoda
edição 2024 do Clube de Colecionadores do MAM
curadoria de Cauê Alves

Realização do MAM São Paulo em parceria com Canopy by Hilton São Paulo Jardins
Período expositivo: 15 de março a 16 de junho de 2024

Local: Canopy by Hilton São Paulo Jardins

Endereço: R. Saint Hilaire, 40 – Jardim Paulista, São Paulo – SP, 01423-040

Número: (11) 3509-9610

Site: https://canopybyhiltonjardins.com.br/

Instagram: https://www.instagram.com/canopysaopaulojardins/

Mais informações:

MAM São Paulo

www.instagram.com/mamsaopaulo/

https://www.facebook.com/mamsaopaulo/

www.youtube.com/@mamsaopaulo/

https://twitter.com/mamsaopaulo

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.