Capa » Educação » Istituto Europeo di Design abre processo seletivo 2024
Istituto Europeo di Design abre processo seletivo 2024
Interessados assistem a um dos bate papos da última edição do Open Day, realizado no último mês de setembro na sede do IED São Paulo (Foto Reprodução)

Istituto Europeo di Design abre processo seletivo 2024

As vagas estão disponíveis para graduações presenciais que vão acontecer na sede paulista da instituição, localizada no bairro de Higienópolis-SP

O Istituto Europeo di Design – IED abre o processo seletivo de Vestibular para os estudantes que pretendem ingressar na instituição ainda no segundo semestre de 2024. Os cursos de Design Gráfico e Digital, Design de Moda e Design de Produto e Serviço contam com oito semestres de duração e serão oferecidos nas instalações da unidade paulista do Istituto Europeo di Design, situada na rua Maranhão, no bairro de Higienópolis-SP.

Para realizar a inscrição do processo seletivo, os candidatos precisam ter concluído o Ensino Médio ou curso equivalente e realizar uma prova online que acontece no próximo dia 16 de maio. Para aqueles que já obtiveram a nota exigida pela prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a participação do teste será isenta, desde que sejam apresentados todos os documentos exigidos para a realização a inscrição. Vale lembrar que os alunos que efetuarem a matrícula até o dia 27 de maio, terão desconto de 15% para o primeiro semestre.

Reconhecida como a única faculdade internacional 100% dedicada ao design, o Istituto Europeo di Design escolheu o Brasil para abrir a primeira sede fora da Europa, em São Paulo, no ano de 2005. Alguns anos mais tarde, depois de já consolidada na capital paulista, foi a vez do Rio de Janeiro abrir os braços para receber a segunda sede brasileira do IED, que conta com cursos de extensão e pós-graduação de longa e curta duração.

Sobre os conteúdos oferecidos para as graduações, cada curso conta com uma metodologia dinâmica peculiar que entende a aplicação da prática do conhecimento como um complemento à teoria, unindo o “saber, saber fazer e ser”. Cada ensino é adaptado aos diferentes perfis de alunos e colaboradores, além de ser planejado por profissionais do mercado, com disciplinas alinhadas às transformações de cada segmento.

E para aqueles que ainda não se decidiram, o IED promove o Open Day a fim de aproximar ainda mais a instituição da comunidade. O evento acontece durante a tarde do dia 4 de maio na sede paulista do IED e conta com programação diversificada que envolve palestra, bate papo e exposições. Como convidado do dia, a gigante Global do varejo de óculos, Grupo Luxottica, promove entre as ações, uma atividade chamada de “Mão na Massa” que acontece sob o tema de “O futuro pelas lentes do Design”. Como conteúdo, o público vai aprender através das ferramentas do design e de muita criatividade, como prototipar modelos de óculos do futuro com objetivo de criar uma nova marca dentro do grupo Luxottica. Quem passar pela experiência vai poder conferir também alguns dos trabalhos realizados pelos alunos IED, que vão explicar um pouco da dinâmica de ensino e do dia-a-dia vividos por eles dentro e fora do campus.

Em Design de Produto e Serviço, os alunos são preparados para lidar com as rápidas e constantes mudanças do mundo contemporâneo que vai além da estética e função, capacitando designers a criar soluções inovadoras, desenhar experiências memoráveis e conectar ecossistemas, ultrapassando fronteiras do artesanal ao hi-tec, do regional ao global e do físico ao digital.

Sobre o conteúdo para as graduações, o curso de Design de Produto e Serviço tem como objetivo principal preparar o aluno para um futuro dinâmico, onde a criatividade, inovação e a capacidade de explorar são fundamentais. Como resultado, os estudantes do IED são reconhecidos nas principais premiações do mundo do design, como o Brasil Design Awards e Design for a Better World, na categoria de futuro e design de serviço.

Já no curso de Design Gráfico e Digital, os alunos além de aprenderem conteúdos, desenvolvem projetos de design editorial, identidade visual, webdesign, design de interfaces e usabilidade para aplicativos, motion graphics, vídeo, fotografia, tipografia entre outros.

Em Design de Moda, o conteúdo é pensado desde as demandas de mercado e tendências até a confecção, a partir de uma abrangente pesquisa de tendências, formas, texturas, cores, materiais, desenhos, modelagens, costuras e acabamentos a fim formar um profissional criativo, plural, consciente e capacitado para lidar com as complexidades do mundo contemporâneo de maneira sustentável, ética e inclusiva.

IED

Essa jornada se inicia com a apresentação dos fundamentos do design construindo novos repertórios, explorando metodologias e ferramentas de expressão, e vai até a elaboração de um projeto final como conclusão de curso.

O IED também disponibiliza bolsas de estudos para as três graduações. Os interessados em concorrer deverão acessar a página com todas as informações sobre  Política de Bolsas IED.

Para mais informações sobre os cursos de graduação do IED, acesse o link.

As inscrições para o Vestibular IED Brasil deverão ser realizadas pelo site do instituição mediante pagamento de taxa de R$ 150 no link para inscrições Vestibular IED .

Serviço:

Vestibular IED 2º semestre de 2024

Data da prova: 16/05

Local: Online

Inscrição: https://shre.ink/8iiy

 

Open Day

Data: 04/05

Local: IED São Paulo: rua Maranhão, 617 – Higienópolis-SP

Aberto ao público e gratuito

Informações: https://shre.ink/8iyY

Sobre o IED

Com quase 60 anos de história e inaugurado no Brasil em 2005 em São Paulo e no Rio de Janeiro em 2014, O IED ocupa a posição de melhor faculdade de Design e a única integralmente dedicada ao assunto no Brasil. Os cursos oferecidos são de Graduação, Extensão e Pós, além de oficinas e academias. O IED carrega em seu nome 58 anos de história internacional, com 300 cursos de Pós-Graduação, mais de 10 mil estudantes ao ano, 3 mil docentes em suas sedes e mais de 100 títulos de cursos de Graduação, onde mais de 100 mil ex-alunos em 100 nacionalidades diferentes ao todo já cursaram.

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.