Capa » Cidadania » Cultura de doação e captação de recursos é tema de disciplina na FGV
Cultura de doação e captação de recursos é tema de disciplina na FGV
Participantes da disciplina eletiva na FGV (Foto Divulgação)

Cultura de doação e captação de recursos é tema de disciplina na FGV

Realizado pela ABCR e Dia de Doar, curso ensinou como montar uma campanha de captação de recursos para o Cursinho FGV

Entre os dias 01 e 05 de abril, alunos da Fundação Getúlio Vargas (FGV), de São Paulo (SP), tiveram a oportunidade de participar de uma disciplina eletiva chamada “Desafio  Dia de Doar 2024: espalhando a generosidade radical pelo Brasil”As aulas foram ministradas por Fernando Nogueira, diretor-executivo da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) e professor da FGV EAESP, e por Carolina Farias, líder do movimento Dia de Doar.

Com carga horária de 20 horas, o curso teve participação de 19 alunos dos cursos de Administração Pública, Direito e Administração de Empresas da FGV. Os conteúdos incluíram uma apresentação geral e conceitos básicos sobre o Dia de Doar, doações e setor social, além de diálogo com lideranças e debates sobre os temas. Os alunos também planejaram campanhas de doações destinadas ao Cursinho FGV, que poderão ser implementadas até o final do ano.

“Nossa experiência durante essa semana foi intensa e marcante. Houve muito conteúdo relevante, discussões ricas e interação entre profissionais, ativistas, alunos e gestores do Cursinho. Esse tipo de aprendizado que combina teoria e prática costuma ser muito efetivo, resultando em ótimas apresentações ao final. Não tenho dúvida que muitas das ideias apresentadas vão virar realidade, ajudando o Cursinho FGV a cumprir sua missão de tornar o ambiente universitário mais diverso e acessível”, afirma Fernando Nogueira, da ABCR.

Os alunos também puderam aprender sobre a generosidade na prática, com uma visita em uma campanha comunitária do Dia de Doar em Mauá (SP). Lá, eles visitaram a sede do Instituto Ensina, onde fica a liderança do Doa Mauá, e acompanharam na prática como é a campanha, debatendo sobre as estratégias e como se dá na prática a construção de uma campanha, aplicando em sala de aula.

Na programação, os alunos também tiveram um tempo destinado ao diagnóstico e às primeiras propostas sobre a campanha de doação que precisaram construir, com orientação, pesquisa e preparação de propostas. O curso também contou com alguns convidados. Roberto Lang, da Criando Consultoria, deu uma visão geral sobre captação de recursos. Vivian Fasca, Diretora de Filantropia do Hospital Albert Einstein, e Rachel Carneiro, fundadora da consultoria Ideal Social, palestraram sobre as diferenças na captação entre Pessoa Física e Pessoa Jurídica. Alguns outros profissionais que estiveram presentes foram: João Paulo Vergueiro, do GivingTuesday, Tássia Tostes, do Doa Santos (SP), Julia Caldas, do Doa MG, entre outros.

No último dia, os grupos tiveram 15 minutos para apresentarem suas ideias e após, puderam dialogar com a banca de convidados, que comentou, questionou e sugeriu novas ideias para as campanhas do Cursinho FGV. A banca foi composta por profissionais de organizações, como Ambev, Movimento por uma Cultura de Doação, Abrace uma Causa e Instituto Deixe Vivo.

“Tivemos a oportunidade de apresentar aos alunos um pouco sobre o universo do Terceiro Setor, incluindo captação de recursos, cultura de doação e o trabalho na prática de organizações sem fins lucrativos. Acreditamos que o ambiente universitário é um local de grande interesse em introduzir essas questões para formar profissionais conscientes das ferramentas sociais que temos disponíveis hoje para criar um mundo mais sustentável e igualitário”, complementa Carolina Farias, do Dia de Doar.

 

Sobre a ABCR

A ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos) (https://captadores.org.br) reúne e representa os profissionais de captação, mobilização de recursos e desenvolvimento institucional, que atuam para as organizações da sociedade civil no Brasil. Lidera campanhas, eventos e uma série de outras iniciativas de fortalecimento do setor e de apoio a quem atua por uma sociedade mais justa e democrática.

Sobre o Dia de Doar

O Dia de Doar faz parte de um movimento mundial chamado #GivingTuesday (terça-feira de doação). A iniciativa aconteceu pela primeira vez nos Estados Unidos, em 2012, e é realizada sempre na terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), uma resposta solidária à Black Friday e à Cyber Monday. No Brasil, a primeira edição foi em 2013 e, no ano seguinte, o país entrou oficialmente no movimento global. Liderado pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), o Dia de Doar faz parte do Movimento por uma Cultura de Doação e, em 2023, contou com apoio do Movimento Bem Maior.

O Dia de Doar é uma iniciativa que visa estimular a doação de pessoas físicas, empresas e organizações, e tem um papel fundamental ao mostrar que todos podem participar, fortalecendo o hábito de doar como parte do cotidiano das pessoas. Já as organizações sem fins lucrativos podem realizar ações para receber doações, virtuais ou presenciais. No site do Dia de Doar (www.diadedoar.org.br) estão disponíveis mais informações, dicas, materiais e manuais para quem quiser realizar sua própria ação de doação.

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.