Capa » Cultura Viva » Museu da Língua Portuguesa passa a ter clube de leitura e feira de troca de livros
Museu da Língua Portuguesa passa a ter clube de leitura e feira de troca de livros
Museu da Língua Portuguesa: estímulo à literatura (Foto Ciete Silvério)

Museu da Língua Portuguesa passa a ter clube de leitura e feira de troca de livros

Gratuitas, mensais e presenciais, as duas atividades estreiam na programação da instituição no dia 13 de abril

O mês de abril marca a estreia de duas atividades no Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, relacionadas ao universo da literatura. A partir deste mês, a instituição passará a promover uma feira de troca de livros e também um clube de leitura, atendendo a um pedido antigo do público. A primeira edição de ambas as ações, que serão mensais, presenciais e gratuitas, acontecerá no dia 13 de abril.

Clube de leitura
Intitulado em 2024 Papo Literário: narrativas negras em língua portuguesa, o clube de leitura terá como objetivo, neste ano, destacar livros de autores negros em língua portuguesa e promover o debate em torno dessas obras. Serão oito encontros, sendo um por mês, até novembro.

A assistente social e mediadora de leitura Camilla Dias, do perfil @camillaeseuslivros no Instagram, é a curadora deste ano. Integrante dos coletivos Lendo Escritores Negro-Brasileiros e Leituras Decoloniais, ela selecionou livros relacionados ao tema Línguas Africanas no Brasil, o mesmo da próxima exposição temporária do Museu.

A cada edição, um escritor convidado mediará a conversa em torno de um livro e um tema específico. Na primeira, das 11h às 13h, no Saguão B do Museu, a autora Juliana Borges vai falar sobre a obra Luanda, Lisboa, Paraíso (Companhia das Letras), de Djaimilia Pereira de Almeida. O tema do debate será Descolonização e pertencimento na literatura de Djaimilia Pereira de Almeida. Haverá um cupom de desconto de 20% para quem comprar a publicação no site da Companhia das Letras utilizando o código “PAPO20” (promoção válida até 30/4).

Confira abaixo o calendário dos próximos livros que serão tema do Papo Literário:

11/5Mata Doce, de Luciany Aparecida. Mediação de Jarid Arraes.

15/6: Minha pátria é a língua pretuguesa, de Kalaf Epalanga. Mediação de Allan da Rosa.

13/7: Poemas da recordação e outros movimentos, de Conceição Evaristo. Mediação de Lubi Prates.

10/8: Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado; Preta-Pretinha, de Rose Chiappa; Os mil cabelos de Ritinha, de Paloma Monteiro; e Manual de penteado para crianças negras, de Joana Gabriela Mendes e Mari Santos. Mediação de Luciana Bento, do Quilombo Literário.

14/9: Marinheira no Mundo, de Ruth Guimarães. Mediação de Cidinha da Silva.

19/10: Uma chance de continuarmos assim, de Taiasmin Ohnmacht. Mediação de Isa e Pétala, do Afrofuturas.

23/11: Solitária, de Eliana Alves Cruz. Mediação de Camilla Dias.

Papo Literário: narrativas negras em língua portuguesa é organizado pelo Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa.

Troca de Livros
O dia 13 de abril também marca a estreia da Feira de Troca de Livros, que tem como objetivo proporcionar um espaço de encontro por meio do livro e da literatura e ainda incentivar a leitura. Vai acontecer das 14h às 17h, no Saguão e Pátio B e na Calçada do Museu.

A cada edição da feira, os participantes serão estimulados a doar seus livros para o Museu – a cada livro doado, ganharão um ingresso para visitar a instituição até 29 de dezembro de 2024, tendo um limite de quatro ingressos por pessoa. Serão aceitos livros, em bom estado, de literatura infantil, infantojuvenil e adulta nos gêneros poesia, ficção, histórias em quadrinhos, zine, cordéis, biografias, autobiografias, ensaios e arte. Os livros doados ficarão disponíveis para troca ou serão oferecidos a pessoas em situação de vulnerabilidade. Com esta atitude, o Museu pretende tornar a feira um evento acolhedor e acessível a todos os públicos. Quem estiver presente na feira também poderá realizar as trocas de seus livros entre si, sem a intermediação da equipe do Museu.

Camilla Dias, curadora do Papo Literário

Camilla Dias, curadora do Papo Literário

Outras ações vão acontecer durante a Feira de Troca de Livros. Sob comando do coletivo Itinerância Poética, a Roda de Saberes consiste em uma conversa sobre publicações independentes, estímulo à leitura e estratégias de facilitação de acesso aos livros. No Leia e Leve, o Núcleo Educativo do Museu fará mediação de leituras. Já o programa De Mão em Mão da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas irá distribuir gratuitamente livros na calçada do Museu com o objetivo de fomentar e incentivar a leitura.

Feira de Troca de Livros é organizada pelo Programa de Articulação Social do Museu em parceria com os coletivos Itinerância Poética e Palestinos e o Sistema Municipal de Bibliotecas da Prefeitura de São Paulo. O Centro de Referência e o Núcleo Educativo do Museu da Língua Portuguesa também integram a iniciativa.

SERVIÇO
Papo Literário: narrativas negras em língua portuguesa
Escritora Juliana Borges debate o livro Luanda, Lisboa, Paraíso (Djaimilia Pereira de Almeida)
Dia 13 de abril (sábado), das 11h às 13h
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa
Grátis

1ª Feira de Troca de Livros
Dia 13 de abril (sábado), das 14h às 17h
No Saguão e Pátio B e na Calçada do Museu da Língua Portuguesa
Grátis

Museu da Língua Portuguesa
Praça da Língua, s/nº – Luz – São Paulo


SOBRE O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA

Localizado na Estação da Luz, o Museu da Língua Portuguesa tem como tema o patrimônio imaterial que é a língua portuguesa e faz uso da tecnologia e de suportes interativos para construir e apresentar seu acervo. O público é convidado para uma viagem sensorial e subjetiva, apresentando a língua como uma manifestação cultural viva, rica, diversa e em constante construção.

O Museu da Língua Portuguesa é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido e implantado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil Cultura, Esporte e Educação é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.

PATROCÍNIOS E PARCERIAS 
A temporada 2024 conta com patrocínio da CCR, do Instituto Cultural Vale, e da John Deere Brasil; com apoio do Itaú Unibanco, do Grupo Ultra, e da CAIXA. Conta ainda com a parceria das empresas Instituto Votorantim, Epson, Machado Meyer, Verde Asset Management e Paramount Têxteis. Revista Piauí, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são parceiros de mídia. A EDP é patrocinadora máster da reconstrução do Museu. A reconstrução e a temporada 2024 são uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.