Capa » Cultura Viva » Curitiba recebe lançamento nacional do Palco Giratório do Sesc Brasil
Curitiba recebe lançamento nacional do Palco Giratório do Sesc Brasil
Espetáculo Mar Acá, do grupo Locômbia Teatro de Andanças, de Boa Vista (RR) (Foto Divulgação)

Curitiba recebe lançamento nacional do Palco Giratório do Sesc Brasil

Na edição de 2024 do Palco Giratório, 17 grupos artísticos percorrerão o país para apresentar mais de 400 espetáculos 

A capital paranaense respira cultura em abril. Depois do sucesso da 32ª edição do Festival de Curitiba – o maior da América Latina –, a cidade recebe de 17 a 21 de abril o lançamento nacional da 26ª edição do Palco Giratório do Sesc Brasil – o maior projeto de circulação cênica do país.

A cerimônia de abertura ocorre na quarta-feira (17), a partir das 19h30, no Teatro Sesc da Esquina, seguida da apresentação do espetáculo cênico-musical Herança, da Cia. Burlantins, de Belo Horizonte (MG), trazendo ao palco Maurício Tizumba, Júlia Tizumba e Sérgio Pererê, com direção de Grace Passô. Em cena os artistas além de celebrarem os 50 anos de carreira de Maurício Tizumba e contarem histórias reais do ator, fazem um resgate da herança cultural afro-brasileira, falam da vivência do povo preto e a sua cultura – parte indispensável e indissociável da identidade nacional.

Durante toda a semana, o público terá acesso a espetáculos que versam sobre temas atuais e emergentes na sociedade, com foco na diversidade geográfica, estética e social.

Na quinta-feira (18), é apresentado o espetáculo Zaratustra: uma transvaloração dos valores, no Espaço Fantástico das Artes ( Rua Trajano Reis, nº 41), pelo Grupo Tá na Rua, do Rio de Janeiro. Haddad interpreta Zaratustra, personagem escrito pelo filósofo Friedrich Nietzsche que convida o público a refletir sobre valores, a moral, a busca por uma vida mais autêntica.

De Natal (RN) vem o grupo de dança contemporânea Movidos Dança, que apresenta ao público, na sexta-feira (20), o espetáculo Nuvens de Pássaros. Composto por bailarinos com e sem deficiência, que juntos investigam as diferenças individuais. A obra é inspirada no movimento da migração de pássaros, a relação das revoadas e a convivência com diferentes espécies.

Espetáculo Nuvens de Pássaros, do grupo de dança contemporânea Movidos (Foto Brunno Martins)

Espetáculo Nuvens de Pássaros, do grupo de dança contemporânea Movidos
(Foto Brunno Martins)

O fim de semana começa com a apresentação de Mar Acá, do grupo Locômbia Teatro de Andanças, de Boa Vista (RR), no sábado, às 20h. O espetáculo combina elementos da mitologia latino-americana, conta a maravilhosa aventura do Llamichi, original palhaço ameríndio das Cordilheira dos Andes, no Peru. Fazendo uso de linguagem gestual, a peça trata da transformação cultural sofrida pelos indígenas, tem cunho ecológico e valoriza a diversidade cultural.

Para fechar a programação, no domingo (21), às 18h, a latino-americana, oriental e miscigenada Nena Inoue, atriz com 40 anos de carreira, apresenta a peça Sobrevivente. A comédia-tragédia autobiográfica retrata a busca da atriz pela narrativa de seus antepassados, dificuldade pela pouca memória documental, pela invisibilização do povo originário e pelo apagamento das memórias da família.

Os ingressos são limitados e acessíveis, com valores que variam de R$ 5 a R$ 15 mais um quilo de alimento não perecível. O montante de alimentos arrecadados serão repassados para o Programa Mesa Brasil. A venda dos ingressos ocorre na Central de Relacionamento do Sesc da Esquina.

Palco Giratório

Em 2024, o projeto Palco Giratório homenageia o ícone da cultura afro-mineira, Maurício Tizumba, e o renomado teatrólogo e encenador brasileiro, Amir Haddad, e percorre o Brasil com 17 grupos artísticos, contempla 80 cidades brasileiras, nas cinco regiões do país, realizando 404 apresentações artísticas, 264 atividades formativas e empregando 118 profissionais, entre artistas, pesquisadores e produtores culturais.

O projeto, que contribui para a formação de público e democratiza o acesso à cultura, dá visibilidade a grupos oriundos de diversos estados brasileiros e promove o trabalho de artistas independentes e de manifestações artísticas como circo, teatro, dança e intervenções em todas as regiões do país. “Chegamos a lugares por vezes marcados pela escassez de programações culturais regulares e sistemáticas, o que faz movimentar a economia da cultura ao proporcionar geração de renda para artistas em itinerância, além de mobilizar o setor de serviços nas cidades contempladas pelo circuito de espetáculos e estimular o intercâmbio entre artistas e públicos tão plurais”, salienta o coletivo de curadoria do projeto.

Espetáculo Zaratustra: uma transvalorização dos valores, com o Gupo Tá Na Rua (Foto Produção Tá Na Rua)

Espetáculo Zaratustra: uma transvalorização dos valores, com o Gupo Tá Na Rua (Foto
Produção Tá Na Rua)

Pelo país

Além das peças e atrações apresentadas em Curitiba, o Palco Giratório circula o país, durante todo o ano, com os espetáculos:

  • A Fábrica dos Ventos, com a Trupe Lona Preta, de São Paulo (SP);
  • Abebé – O Reflexo do Corpo Preto nos Trinta Anos do Grupo de Dança Afro NegraÔ, com o Grupo de Dança Afro NegraÔ, de Vitória (ES);
  • Adobe, com Luciana Caetano – Grupo Solo de Dança, de Goiânia (GO);
  • Alegria de Náufragos, com o Coletivo Ser Tão Teatro, de João Pessoa (PB);
  • Cabelos Arrepiados, com Buia Teatro Company, de Manaus (AM);
  • Circo de Los Pies, com La Luna Cia. de Teatro, de Canelinha (SC);
  • Desvio, com Muovere Cia. de Dança, de Porto Alegre (RS);
  • Leci Brandão – Na Palma da Mão, com a carioca Lapilar Produções Artísticas e que rendeu a Luiz Antônio Pilar o Prêmio Shell de Teatro como Melhor Direção em 2024 – júri Rio de Janeiro;
  • Maria Firmina dos Reis, Uma Voz Além do Tempo, com o Núcleo Atmosfera, de São Luís (MA);
  • Mundos – Uma Viagem Musical pela Infância dos Cinco Continentes, com o Grupo Maria Cutia de Teatro, de Belo Horizonte (MG);
  • O Equilibrista, com a Cia. YinsPiração Poéticas Contemporâneas, de Brasília (DF);
  • Procedimento#6, com Jackeline Mourão e Reginaldo Borges, de Campo Grande (MS), e
  • Quatro Luas, com o Bando Coletivo de Teatro, de Olinda (PE).

Homenageados

Prestes a completar 87 anos, o professor, ator, diretor de teatro e teatrólogo mineiro Amir Haddad dedica a vida às artes cênicas. É reconhecido nacional e internacionalmente pelo trabalho que desenvolve no campo das artes, com uma série de atividades didáticas, como cursos, palestras, oficinas e seminários, além de transitar com desenvoltura entre produções do teatro convencional e grupos de teatro alternativo.

Premiado, Haddad recebeu, em 2006, a Ordem do Mérito Cultural, outorgando-lhe o título de Comendador, pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e o então Ministro da Cultura, Gilberto Gil. Em 2019, a Universidade Federal do Rio de Janeiro concedeu a Haddad o título de Honoris Causa por sua figura singular no cenário artístico-cultural do Brasil. Também ganhou prêmios como Molière, Shell e Sharp por seu trabalho de direção.

Haddad foi o fundador do Teatro Oficina, em 1958; do grupo A Comunidade, em 1968; Tá Na Rua, em 1980; do Fórum Carioca de Arte Pública e da Associação TUCA de Arte e Cultura.

O multiartista Maurício Tizumba, multi-instrumentista, cantor, diretor musical, empreendedor cultural, compositor, ator, é um dos mais populares artistas de Minas Gerais. Com 52 anos de carreira, é um ícone da cultura afro-mineira, formado como ator pelo Teatro Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), seus trabalhos buscam as ruas e praças para sensibilizar o público para a arte, cultura negra e cultura em geral.

Tizumba recebeu prêmios em festivais de música, no teatro e no cinema. Em sua atuação profissional, também transitou na linguagem audiovisual, com participações em séries, novelas e cinema.

Em março deste ano, Tizumba recebeu o Prêmio Shell de Teatro 2024 como melhor ator – júri São Paulo, com Viva o Povo Brasileiro (de Naê a Dafé).

Ações Formativas

A ideia do projeto é também promover discussões e reflexões entre atores e público. Em Curitiba estão programados dois encontros do Pensamento Giratório. Na quarta-feira (17), das 17h às 18h30, Amir Haddad comanda um bate-papo sobre Arte Pública e aborda as temáticas: políticas públicas para as artes públicas; o Grupo Tá Na Rua como agente transformador; democratização da arte e cultura como desenvolvimento de cidadania e políticas públicas para as artes públicas.

Na quinta-feira (18), também das 17h às 18h30, é a vez do público participar da palestra-performance Caras e Caretas de um Teatro Negro Performativo, com a atriz, cantora, instrumentista e jornalista Júlia Tizumba. No encontro, Júlia e o pai, Maurício Tizumba, performam e refletem sobre as atuações pretas a partir de suas próprias experiências e de importantes nomes referenciais na área.

Para participar é necessário realizar a inscrição pelo site do Sesc PR. As vagas são gratuitas e limitadas.

Coletiva de Imprensa

Também na quarta-feira (17), às 14h30, haverá coletiva de imprensa com os homenageados desta edição do Palco Giratório: o ator Maurício Tizumba, da Cia. Burlantins, e o teatrólogo e encenador brasileiro, Amir Haddad, do Grupo Tá Na Rua, na Biblioteca do Sesc da Esquina, Rua Visconde do Rio Branco, 969 – 3º andar.

É necessário cadastro prévio pelo link https://forms.gle/e2n5baE11Ah166kd9.

Confira a programação:

17 DE ABRIL (QUARTA-FEIRA)

- 14h30: Coletiva de Imprensa

Local: Biblioteca do Sesc da Esquina

Cadastro prévio pelo link: https://forms.gle/e2n5baE11Ah166kd9 

– 17h: Pensamento Giratório, com Amir Haddad – Reflexão sobre Arte Pública

Local: Biblioteca | Rua Visconde do Rio Branco, 969 – 3º andar

Inscrições pelo site do Sesc PR

- 19h30: Cerimônia de abertura e Espetáculo teatral: Herança

Grupo: Cia. Burlantins (MG)

Gênero: Musical

Classificação: Livre

Local: Teatro Sesc da Esquina | Rua Visconde do Rio Branco, 969

18 DE ABRIL (QUINTA-FEIRA)

- 17h: Pensamento Giratório, com Júlia e Maurício Tizumba – Caras e Caretas de um Teatro Negro Performativo

Local: Biblioteca | Rua Visconde do Rio Branco, 969 – 3º andar

Inscrições pelo site do Sesc PR

- 20h: Espetáculo: Zaratustra: uma transvalorização dos valores

Grupo: Tá Na Rua

Gênero: Teatro Popular

Classificação: 16 anos

Local: Espaço Fantástico das Artes | Rua Trajano Reis, nº 41

19 DE ABRIL (SEXTA-FEIRA)

- 20h: Espetáculo: Nuvem de Pássaros

Grupo: Movidos Dança (RN)

Gênero: Dança

Classificação: 10 anos

Local: Teatro Sesc da Esquina | Rua Visconde do Rio Branco, 969

20 DE ABRIL (SÁBADO)

- 20h: Espetáculo: Mar Acá

Grupo: Locômbia Teatro de Andanças (RR)

Gênero: Circo

Classificação: 6 anos

Local: Teatro Sesc da Esquina | Rua Visconde do Rio Branco, 969

21 DE ABRIL (DOMINGO)

- 18h: Espetáculo: Sobrevivente

Grupo: Espaço Cênico (PR)

Gênero: Biográfico e Autobiográfico

Classificação: 16 anos

Local: Teatro Sesc da Esquina | Rua Visconde do Rio Branco, 969

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.