Capa » Educação » Consórcio Amazônia Legal e Instituto Unibanco firmam parceria pelo avanço da gestão na educação pública
Consórcio Amazônia Legal e Instituto Unibanco firmam parceria pelo avanço da gestão na educação pública
Assinatura da parceria com representantes do Instituto Unibanco e Consórcio Amazônia Legal (Foto Divulgação)

Consórcio Amazônia Legal e Instituto Unibanco firmam parceria pelo avanço da gestão na educação pública

O Instituto Unibanco acaba de firmar um termo de parceria com o Consórcio Amazônia Legal para promover o desenvolvimento e a valorização dos gestores educacionais em todas as redes estaduais de educação de seus signatários: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. O documento foi assinado nesta sexta-feira (12) por João Marcelo Borges, gerente de Pesquisa e Inovação do Instituto, e o Governador do Pará Helder Barbalho, Presidente do Consórcio, durante o 27º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, realizado em Rio Branco (AC). O encontro, realizado em dois dias, teve como foco discutir os principais temas visando o desenvolvimento sustentável da região.

A parceria prevê apoio aos profissionais em gestão educacional e escolar nas nove redes, com oferta de formações que dialoguem com as necessidades sociais, ambientais e econômicas da região. Para João Marcelo, a parceria busca o desenvolvimento das capacidades de gestão nas redes de ensino, pensando no que precisam os gestores e gestoras em seus cotidianos de trabalho. “O Instituto Unibanco tem vasta experiência em gestão educacional, em diversos estados e em contextos socioculturais bastante heterogêneos. Esse conhecimento técnico nos possibilita, em conjunto com as redes de educação da região, aplicar metodologias e práticas que já se mostraram bem-sucedidas em outras oportunidades e que possuem as maiores chances de dar resultado se adaptadas para as realidades dos diferentes territórios da Amazônia Legal”.

Governadores de estados amazônicos participaram da cerimônia (Foto Divulgação)

Governadores de estados amazônicos participaram da cerimônia (Foto Divulgação)

Sobre o Instituto Unibanco

O Instituto Unibanco é uma organização sem fins lucrativos que atua pela melhoria da qualidade da educação pública por meio do aprimoramento da gestão educacional. Seu objetivo é contribuir para a permanência dos estudantes na escola, a melhoria da aprendizagem e a redução das desigualdades educacionais. Tem como valores: acelerar transformações, conectar ideias, valorizar a diversidade e ser orientado por evidências. Fundado em 1982, integra o grupo de instituições responsáveis pelo investimento social privado do grupo Itaú-Unibanco. Link.

Consórcio Amazônia Legal

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal é formado pelos nove estados amazônicos: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. É uma autarquia, modalidade associação pública, e integra a administração indireta de todos os estados membros. Tem foro no Distrito Federal e seu escritório central funciona em Brasília com núcleos administrativos nos estados associados.

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.