Capa » Educação » Movimento da Wikimedia apela à ONU para proteger a Wikipédia e outros projetos de interesse público
Movimento da Wikimedia apela à ONU para proteger a Wikipédia e outros projetos de interesse público
Wikipedia, enciclopédia universal (Foto reprodução)

Movimento da Wikimedia apela à ONU para proteger a Wikipédia e outros projetos de interesse público

  • Nova carta aberta convida Estados-Membros da ONU a incluir três compromissos-chave que fortalecem projetos de interesse público e as pessoas que os criam
  • Organizações e indivíduos comprometidos com a preservação do conhecimento livre, aberto e confiável são incentivados a assinar a carta em apoio

Neste dia 23 de abril, a Wikimedia Foundation, organização sem fins lucrativos que opera a Wikipédia e outros projetos Wikimedia, seu afiliado brasileiro, o Wiki Movimento Brasil, e outras 11 organizações afiliadas da Wikimedia publicaram uma Carta Aberta demandando aos Estados-Membros da Organização das Nações Unidas (ONU) que incluam três compromissos no próximo Pacto Digital Global para promover o fortalecimento de projetos de interesse público, como a Wikipédia. Ao proteger esses projetos e as comunidades que os criam, a comunidade internacional pode garantir que o ambiente digital promova o desenvolvimento sustentável e os direitos humanos.

“Esta é uma resposta coletiva do nosso movimento para promover uma internet governada por princípios de abertura, inclusividade e respeito aos direitos humanos. Agora precisamos mostrar ainda mais unidade e capacidade de mobilização em defesa do caminho wiki, em um ecossistema digital em rápida mudança”, afirmou o Diretor Executivo do Wiki Movimento Brasil, João Peschanski.

O Pacto Digital Global, que está sendo construído por meio de um processo consultivo envolvendo governos, o sistema ONU, o setor privado, a sociedade civil organizada, organizações comunitárias, academia e indivíduos, visa “delinear princípios comuns para um futuro digital aberto, livre e seguro para todos”. É a tentativa mais abrangente já feita de criar uma visão para uma abordagem compartilhada para governar as tecnologias digitais. Previsto para ser firmado na Cúpula do Futuro em setembro, este pacto entre os Estados-Membros da ONU ajudará a estruturar o futuro da cooperação e regulação digital para muitos países ao redor do mundo.

A Carta lançada hoje destaca como o modelo de governança comunitária da Wikipédia pode servir como um guia para uma internet melhor. A Wikipédia é feita e mantida por uma comunidade global de mais de 265 mil voluntários que estabelecem e aplicam políticas para garantir que as informações na plataforma sejam baseadas em fatos, neutras e atribuídas a fontes confiáveis. Ao longo dos últimos 20 anos, o modelo de moderação de conteúdo feito por humanos estabeleceu um recurso incomparável para informações confiáveis em mais de 300 idiomas; seus 62 milhões de artigos são visualizados mais de 15 bilhões de vezes por mês no mundo todo. Os voluntários agem atentamente contra informações que não condizem com as regras que eles mesmos estabelecem e acordam. Além disso, o processo de moderação de conteúdo liderado por voluntários é aberto e transparente.

Wikipédia também é o único site entre os dez mais acessados do mundo que é administrado por uma organização sem fins lucrativos, a Wikimedia Fountation. Os signatários da carta, incluindo a Wikimedia Fountation, o Wiki Movimento Brasil e outras afiliadas da Wikimedia, estão pedindo aos redatores do Pacto Digital Global que incluam três compromissos-chave que podem ajudar a garantir uma internet aberta, global, interoperável e inclusiva, da qual dependem os projetos de interesse público, como a Wikipédia, e as pessoas que os criam:

  1. Proteger e capacitar comunidades para governar projetos de interesse público online. Projetos de conhecimento livre, como a Wikipédia, não deveriam ser raros. Os Estados-Membros da ONU devem – por meio de regulamentação, políticas públicas, financiamento e outros recursos – apoiar um mundo onde diversas comunidades online possam construir e governar seus próprios projetos de interesse público, projetando-os para serem equitativos e contribuindo para um ecossistema de informações online mais saudável.
  2. Promover e proteger bens públicos digitais, apoiando um espaço digital comum robusto, em que todas as pessoas, em todos os lugares, possam se beneficiar. Bens públicos digitais, como a Wikipédia e outros projetos da Wikimedia, visam disponibilizar livremente informações em diversas línguas e referências culturais, para todos. Um domínio público próspero que permite o compartilhamento de conteúdo livre e sob licença aberta para que qualquer pessoa possa usar e reutilizar é essencial para avançarmos em muitos dosObjetivos do Desenvolvimento Sustentável(ODSs).
  3. Desenvolver e implementar Inteligência Artificial (IA) e aprendizado de máquina (ML) para apoiar e capacitar, e não substituir, as pessoas que criam conteúdo e tomam decisões referentes ao interesse público. Ferramentas de IA e aprendizado de máquina devem apoiar o trabalho humano, ao invés de substituí-lo. Elas devem ser projetadas e implementadas de forma alinhada aos Direitos Humanos Universais, garantindo os devidos créditos de forma clara e consistente. Tais ferramentas também devem garantir às comunidades que elas afetam mecanismos de participação e controle transparentes, responsáveis e abertos.

Leia mais sobre cada um desses princípios na Carta Aberta.

“Como o maior repositório de conhecimento humano online do mundo, a Wikipedia alimenta o ecossistema de conhecimento digital atual. É uma das fontes mais importantes para o treinamento do Grandes Modelos de Linguagem, e grande parte das informações disponíveis nos resultados de mecanismos de busca na internet, assistentes de voz e muito mais vem do conteúdo dos projetos da Wikimedia”, disse Rebecca MacKinnon, Vice-Presidente de Advocacy da Wikimedia Foundation. “Através do Pacto Digital Global, temos a oportunidade de proteger o melhor da internet – espaços online abertos, liderados pela comunidade e construídos com base no interesse público. Estamos pedindo aos Estados-Membros da ONU que adotem esses três compromissos. Ao fazê-lo, eles não apenas protegerão a Wikipedia; eles protegerão o direito das comunidades em qualquer lugar do mundo de construir novos projetos online que sirvam ao interesse público de maneira responsável, ética e inclusiva.”

A publicação da Carta Aberta de hoje se baseia nos esforços realizados pela Wikimedia nos últimos dois anos para ajudar a construir o Pacto Digital Global, incluindo contribuições em diversas consultas públicas e uma ampla submissão por escrito em abril de 2023. Organizações e indivíduos comprometidos em apoiar o futuro de projetos de interesse público online são encorajados a assinar a carta em apoio.

Sobre a Wikimedia Foundation

A Wikimedia Foundation é a organização sem fins lucrativos que opera a Wikipedia e outros projetos de conhecimento livre da Wikimedia. Nossa visão é um mundo no qual todo ser humano possa compartilhar livremente a soma de todo o conhecimento. Acreditamos que todos têm o potencial de contribuir com algo para o conhecimento compartilhado e que todos devem poder acessar esse conhecimento livremente. Hospedamos a Wikipedia e os projetos da Wikimedia, desenvolvemos softwares e experiências para ler, contribuir e compartilhar conteúdo na Wikimedia; apoiamos as comunidades de voluntários e parceiros que tornam a Wikimedia possível. A Wikimedia Foundation é uma organização isenta de impostos 501(c)(3) nos Estados Unidos, com escritórios em São Francisco, Califórnia, EUA.

Sobre o Wiki Movimento Brasil

O Wiki Movimento Brasil (WMB) é uma associação brasileira sem fins lucrativos afiliada à Wikimedia Foundation. Fundado em 2013, o WMB busca, entre outros objetivos: ampliar, qualificar e diversificar o conteúdo e a comunidade nos projetos da Wikimedia, em especial a Wikipédia; e apoiar a atuação de organizações sociais no ecossistema do conhecimento livre.

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.