Capa » Cidadania » Institutos e fundações debatem Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
Institutos e fundações debatem Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
Proteção dos mares e biodiversidade entre os ODS (Fotos José Pedro Martins)

Institutos e fundações debatem Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estarão em discussão no VII Fórum Internacional da RedEAmérica, no dia 26 de março, em Mérida, província de Yucatán, no México. O tema geral do encontro será “Empresa, Comunidade e Desenvolvimento: desafios de uma perspectiva sustentável”.

O VII Fórum reunirá conferencistas nacionais e internacionais, fundações empresariais, grandes empresas, universidades, associações civis e organizações sociais para refletir sobre a maneira como as empresas, junto com as comunidades e o setor público vêm contribuindo com ações socioambientais na América Latina, com um horizonte de desenvolvimento sustentável nas comunidades e territórios.

Um dos conferencistas será Hugo Beteta, diretor da Sede Sub-regional da CEPAL, no México, que falará sobre o setor empresarial e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para a América Latina. Ele responderá à pergunta: “Quais serão os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os desafios que a América Latina enfrentará e o papel do setor privado na implementação?”

Ban Ki-moon, Secretário Geral da Organização das Nações Unidas, explica no informe síntese sobre a agenda de desenvolvimento sustentável após 2015, que “a erradicação da pobreza para o ano de 2030 é o objetivo primordial da agenda de desenvolvimento sustentável. O desafio principal de nosso tempo consiste em reduzir a brecha que existe em nossa determinação de garantir uma vida digna para todos e a realidade da pobreza persistente e a intensificação da desigualdade”.

O informativo “O caminho para a dignidade para 2030: acabar com a pobreza e transformar vidas protegendo o planeta” destaca que “o setor privado capacitado, devidamente regulamentado, responsável e rentável é fundamental para o emprego, os salários mínimos vitais, o crescimento e os rendimentos para os programas públicos. Transformar os modelos empresariais para a criação de valor compartilhado é essencial para conseguir economias inclusivas e sustentáveis”.

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável vão substituir, a partir de 2016, os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio. O evento no México é organizado pela RedEAmérica, uma rede temática que tem como missão qualificar e expandir a ação empresarial para a promoção de comunidades sustentáveis na América Latina.

Também integra a organização do VII Fórum Internacional o “Nodo Mexicano” da RedEAMérica, composto por CEMEFI, CEMEX, FEMSA, FECHAC, FEYAC, FUNDEMEX, Serviços Industriais Peñoles, Holcim México e pelas Fundações Haciendas Del Mundo Maya, Merced, ADO e PepsiCo México. Como aliados, participam Avanza Campeche, COPARMEX Mérida, Fundação Dondé, Fundação Bepensa, contando com o apoio da Universidade Autônoma de Yucatán.

“As empresas possuem o grande potencial de orientar suas ações de relacionamento com a comunidade, mitigação de impactos sociais e ambientais, gestão da cadeia de valor e investimento social, em uma perspectiva de desenvolvimento sustentável que se materializa nos territórios e deve contribuir para a construção de comunidades sustentáveis”, explica Margareth Flórez, diretora executiva da RedEAmérica.

Igualdade de gênero também nos ODS: na foto, escultura de Bassano Vaccarini em Altinópolis (SP)

Igualdade de gênero também nos ODS: na foto, escultura de Bassano Vaccarini em Altinópolis (SP)

OS PROVÁVEIS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL São estes os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável pós-2015 acordados até o momento e que podem ser consolidados, dependendo das negociações finais:


* Erradicação de todas as formas de pobreza, em todos os lugares.

* Combate à fome, com o alcance de segurança alimentar e nutrição adequadas e promoção da agricultura sustentável.

* Promoção da vida saudável e do bem estar para todos, em todas as idades.

* Educação de qualidade e ao longo de toda a vida, para todos.

* Igualdade de gênero e capacitação de todas as mulheres e meninas em todos os lugares.

* Garantir a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos. Garantir energia acessível, confiável, sustentável e moderna para todos.

* Promover um crescimento sustentado e inclusivo, com emprego pleno e produtivo e trabalho digno para todos.

* Construir infraestruturas resistentes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e promover a inovação.

* Reduzir a desigualdade dentro e entre países.

* Construir cidades e assentamentos humanos inclusivos, seguros, fortes e sustentáveis​​.

* Assegurar consumo e produção sustentáveis.

* Tomar medidas urgentes para combater as mudanças climáticas e seus impactos.

* Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

* Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, a gestão sustentável das florestas, combate à desertificação, barrar e inverter a degradação do solo e barrar a perda de biodiversidade.

* Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis ​​e inclusivas em todos os níveis.

* Reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta