Exposição “O mundo segundo Mafalda” continua até 28 de fevereiro
Mafalda e seus amigos encantam pela irreverência e diversidade (Fotos José Pedro Martins)

Exposição “O mundo segundo Mafalda” continua até 28 de fevereiro

Continuará aberta até o dia 28 de fevereiro, na Praça das Artes, em São Paulo, a exposição “O Mundo Segundo Mafalda”, que tem entrada grátis. A mostra, que tem o Instituto Arcor Brasil como um dos apoiadores, confirma como Mafalda, principal criação do argentino Quino, continua muito atual, como é confirmado pela ala dedicada ao olhar da personagem sobre a Declaração Universal dos Direitos da Criança.
O Mundo Segundo Mafalda, que coincide com os 50 anos da personagem, é uma realização do programa São Paulo Carinhosa, Praça das Artes, Fundação Theatro Municipal de São Paulo, Instituto Brasileiro de Gestão Cultural, Circuito São Paulo de Cultura e Prefeitura de São Paulo, com a co-produção de Mundo Giras e apoio do Museu das Crianças Barrilete (de Córdoba), Consulado Geral da Argentina em São Paulo, Sí e Instituto Arcor Brasil.
Em diversos ambientes da Praça das Artes, localizada no centro da capital paulista (Avenida São João, 281), é relatada a trajetória de Mafalda, considerada um marco das histórias em quadrinhos e da própria cultura latino-americana. Lançada na década de 1960, a personagem e seus amigos representavam um espelho das mudanças culturais ocorridas naquela época, também marcada por governos ditatoriais em vários países do continente.
A atualidade de Mafalda é ratificada por elementos da exposição, como o olhar da personagem sobre a Declaração Universal dos Direitos da Criança.   Apesar de sua importância, a Declaração, aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1959, não é um documento muito divulgado e conhecido. Depois da edição da Declaração, houve muitos avanços, consagrados na Convenção dos Direitos da Criança, de 1989. A exposição é uma grande oportunidade para se conhecer melhor aquele documento histórico.

Declaração dos Direitos da Criança segundo Mafalda é um dos atrativos da exposição

Declaração dos Direitos da Criança segundo Mafalda é um dos atrativos da exposição

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>