Capa » Cultura Viva » Presepadas de Damião e Bazar ocupam a Estação Cultura em Campinas
Presepadas de Damião e Bazar ocupam a Estação Cultura em Campinas
"As Presepadas" tomando conta da plataforma da Estação Cultura (Ensaio fotográfico de Martinho Caires)

Presepadas de Damião e Bazar ocupam a Estação Cultura em Campinas

A plataforma do km 44 da histórica Companhia Paulista de Estradas de Ferro foi durante décadas o ponto de encontro de pessoas de várias origens, a janela de contato de Campinas com o mundo. Pois neste domingo, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o mesmo espaço, hoje no contexto da Estação Cultura, foi o palco vivo para a peça “As Presepadas de Damião: de como fez fortuna, venceu o Diabo e enganou a Morte com as graças de Jesus Cristo”, da Damião e Cia de Teatro. Um emblema perfeito para o local que marcou a biografia de tantas pessoas. O cenário foi complementado pela realização neste mesmo final de semana na Estação Cultura do 5º Bazar Cultural.

Múltiplas fontes estão na origem das narrativas de “As Presepadas”. Damião, explica a Damião e Cia de Teatro, é um homem muito pobre, amigo da vadiagem, porém esperto e generoso. Um dia ele e sua irmã, Cosma, recebem a visita de dois homens, que parecem ainda mais pobres e necessitados que eles. Damião acolhe os dois homens e lhes dá de comer e beber.

Cortejo de "As Presepadas", ao lado dos trilhos da histórica ferrovia

Cortejo de “As Presepadas”, ao lado dos trilhos da histórica ferrovia

Damião nem tinha ideia do que estava para acontecer. Os convidados do acaso revelam ser na verdade o próprio Jesus Cristo e São Pedro e oferecem a Damião a prenda de três pedidos, em agradecimento a sua hospitalidade. O homem, esperto como convém, continua a Damião e Cia de Teatro, pede que ele sempre ganhe no jogo, que tenha mais uma hora de vida quando a morte vier buscá-lo e que aquele que subir em uma determinada árvore só desça quando ele mandar.

Pois essas foram então as prendas concedidas a Damião, e das quais ele fará bom – ou mau – uso, para enriquecer e enganar a todos, até a Morte. Entram em cena Jesus, São Pedro, a Morte, o Governador, o Diabo, entre outras personagens e alegorias, para narrar a saga de Damião, o homem que enganou a morte.

"Presepadas": paródia da vida do cidadão comum, seus desejos e desafios

“Presepadas”: paródia da vida do cidadão comum, seus desejos e desafios

A peça tem direção de Mario Santana e direção musical de Eddy Andrade, preparação corporal de Fernanda Jannuzzelli, figurinos de Antonio Apolinário e Bruna Piccoli e arte gráfica de Platy. O elenco conta com André Sun, Carolina Baraglio, Fernanda Jannuzzelli, Lara Prado, Miguel Damha, Presto Kowask, Ricardo Ikier e Rodrigo Nasser.

Damião e demais personagens encontraram um ambiente propício na Estação Cultura, que neste final de semana sediou a quinta edição do Bazar Cultural. O evento que começou com uma comunidade no Facebook reúne brechós, estilistas independentes e artesãos. Personagens das “Presepadas” misturavam-se com o público do bazar. Teatro e economia criativa, soma instigante. A tarde terminou com show com o violonista Douglas Ferreira e a cantora Mariana Vasconcelos.

Show com Douglas Ferreira e Mariana Vasconcelos encerrou a programação multi-artística

Show com Douglas Ferreira e Mariana Vasconcelos encerrou a programação multi-artística

“As Presepadas” abriram a temporada de 2015 da Sala dos Toninhos, novo espaço de arte da Estação Cultura e que  receberá temporadas teatrais mensais, sempre no segundo final de semana de cada mês. Além disso, no último dia de cada temporada os grupos da casa convidam para uma confraternização que acontece após o espetáculo. É o chamado “Celebrando o Outro Lado”, um espaço de encontro e troca para público, artistas e convidados.

Estes e outros projetos são frutos do trabalho e da parceria entre a Rede Usina Geradora de Cultura, coletivo que compartilha a gestão da Sala dos Toninhos, e do Laboratório de Produção Cultural, projeto de gestão da Estação Cultura.

Uma tarde de poesia e música na Estação Cultura

Uma tarde de poesia e música na Estação Cultura

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>