Capa » Ecodesenvolvimento » Site para gerenciar crise hídrica na agricultura foi produzido em Campinas
Site para gerenciar crise hídrica na agricultura foi produzido em Campinas
O chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Satélite, Édson Luís Bolfe, mostra o funcionamento do SOMABRASIL (Foto Martinho Caires)

Site para gerenciar crise hídrica na agricultura foi produzido em Campinas

Ele é a soma de todos os dados agrícolas e ambientais do Brasil, e está sendo utilizado como uma das ferramentas para o gerenciamento da crise hídrica que afeta várias partes do país. O SOMABRASIL é um site produzido na Embrapa Monitoramento por Satélite, de Campinas, e reúne informações das mais importantes fontes oficiais.

A agricultura soma 70% da água doce consumida no Brasil, de acordo com uma média mais ou menos verificada em todo mundo. Monitorar o uso dos recursos hídricos na agricultura representa, portanto, um dos pontos fundamentais para o gerenciamento da crise vivenciada em várias regiões brasileiras, que já está afetando boa parte da produção agrícola. O preço de muitos produtos adquiridos em supermercados e feiras já subiu em razão da crise hídrica.

Os dados disponíveis no SOMABRASIL permitem, por exemplo, a identificação dos municípios brasileiros com maior produção agrícola, em itens como feijão, café, cana-de-açúcar, milho e trigo. É possível então comparar os dados de produção com relatórios de safra e informações socioeconômicas e agrometeorológicas. A partir do mapeamento, podem ser detectadas as regiões com situação mais crítica, subsidiando então decisões dos gestores públicos.

O SOMABRASIL, sigla de Sistema de Observação e Monitoramento da Agricultura no Brasil, é resultado de um projeto que concentra em um mesmo ambiente informações sobre relevo, solos, biomas, hidrografia e potencial agrícolas, entre outras. “São mais de 4 milhões de registros associados às produções agrícola e pecuária desde 1990″, nota o chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Monitoramento por Satélite, Édson Luís Bolfe. Dados sobre clima, desmatamento na Amazônia e áreas protegidas também são contemplados pelo SOMABRASIL.

IBGE, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Agricultura e Ibama são algumas das fontes das informações cadastradas no SOMABRASIL.

Milhares de usuários do Brasil e mais de 20 países já foram cadastrados no sistema, que tem uso gratuito. O site foi construído em software livre. O endereço do SOMABRASIL é http://www.cnpm.embrapa.br/projetos/somabrasil/

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.