Capa » RMC - Região Metropolitana de Campinas » Milhares foram às ruas em defesa da Petrobras e da democracia
Milhares foram às ruas em defesa da Petrobras e da democracia
Milhares em São Paulo em defesa da Petrobras (Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Milhares foram às ruas em defesa da Petrobras e da democracia

Milhares de pessoas foram às ruas em 24 estados, principalmente nas capitais, nesta sexta-feira, 13 de março, em defesa da Petrobras, da democracia e dos direitos humanos. A manifestação foi convocada pela CUT e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e teve apoio da União Nacional dos Estudantes (UNE) e outras organizações. Os atos destacaram a importância da Petrobras para o país, em termos econômicos, de geração de emprego e renda e geopolíticos, e acontecem dois dias antes das manifestações marcadas para domingo, dia 15, contra a corrupção na estatal.

Com mais de 80 mil empregados diretos e gerando mais de 50 mil empregos indiretos, a Petrobras está no centro de uma crise, mas seus números continuam impressionando. Os recordes de produção continuam acontecendo. Em janeiro de 2015, a produção total de petróleo e gás natural foi de 3,077 milhões de barris de óleo equivalente (BOE), sendo 2,469 milhões de barris diários de petróleo.

A produção na camada do pré-sal também continua em expansão. Foi de 670 mil barris por dia de petróleo e de 24,5 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural, ou 824 mil barris de óleo equivalente por dia, em janeiro de 2015. Os números são da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

As estimativas são de importância crescente da Petrobrás, e sobretudo pela exploração do pré-sal, na produção global de petróleo nos próximos anos. Um estudo da Agência Internacional de Energia, de 2013, mostrou que o Brasil terá uma das principais participações no crescimento de produção global de petróleo, atrás somente do Oriente Médio.

De acordo com a Agência, entre 2013 e 2025 o crescimento da produção brasileira será de cerca de 3 milhões de barris/dia, à frente dos mais de 2 milhões de barris/dia do Oriente Médio. Entre 2025 e 2035 o crescimento do Oriente Médio será muito maior que o Brasil, que chegará entretanto a quase 4 milhões de barris/dia.

Muitos pesquisadores e ambientalistas defendem que a Petrobras se transforme em uma empresa de energia, em sintonia com a demanda por maior desenvolvimento das energias renováveis, não se limitando portanto aos combustíveis fósseis. A Petrobras foi criada no dia 3 de outubro de 1953, pelo presidente Getúlio Vargas, após a grande campanha do Petróleo é Nosso.

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta