Capa » Cultura Viva » Infinitos Acordes: Os caminhos da viola caipira – Zeca Collares
Infinitos Acordes: Os caminhos da viola caipira – Zeca Collares
Zeca Collares: misturando o popular e o erudito (Fotos Adriano Rosa)

Infinitos Acordes: Os caminhos da viola caipira – Zeca Collares

Músico, compositor, instrumentista e bacharel em Cinema, Zeca Collares possui apurada técnica na viola Caipira/Brasileira e muita sensibilidade. Ele mostra em suas composições vocais/instrumentais, uma fusão entre a música de raiz brasileira, jazz, o barroco, e elementos contemporâneos. Com mais de quinze anos de carreira profissional, e sete discos lançados, já dividiu palco com grandes nomes da música brasileira como: Hermeto Pascoal, Duofel, MPB4, Pena Branca e Xavantinho, Xangai, Fernando Deghi, Adelmo Arcoverde, Rogério Gulin etc… Tem vários prêmios na bagagem e shows no Brasil e na Europa. Zeca Collares é o sexto personagem da série “Infinitos Acordes: Os caminhos da viola caipira”.

Zeca Collares (José dos Santos Colares da Silva) é natural de Grão Mogol (MG), com uma infância  rodeada de Folia de Reis e cantigas tradicionais daquela região. Foi a semente para a estreita ligação com a música de raiz.

Em 1984, já morando em Francisco Sá, também em Minas Gerais, conheceu o compositor e cantor Dino Lopes, que se tornou um grande parceiro musical. Foi com ele que Zeca Collares subiu ao palco pela primeira vez.

Cantor, compositor e bacharel em cinema, Collares recebeu vários prêmios

Cantor, compositor e bacharel em cinema, Collares recebeu vários prêmios

Mudou-se para São Paulo em 1988, iniciando seus estudos de música popular Brasileira com o grande mestre Paulo Estêvão-Tevão (fundador do famoso Grupo Língua de Trapo). Fundou, juntamente com o compositor Valter Silva, o Grupo Mucunã de musica regional brasileira em 1996, com o qual gravou 3 CDs, recebendo ótimas críticas do segmento.

Na viola Caipira/Brasileira, sua eterna companheira, e outros instrumentos de corda, ele mostra em suas composições nos seis CDs gravados ao longo dos mais de 15 anos como músico profissional, uma fusão entre a música de raiz brasileira, caipira, o barroco, e elementos contemporâneos.

Foi premiado em 2004 com o título de melhor CD Instrumental do ano no Brasil, dentro do universo popular de raiz. Indicado para o Prêmio Dynamite de Música Instrumental juntamente com o bandolinista Hamilton de Holanda e Yamandú Costa em 2008.

No cinema, foi finalista no Festival Internacional Água de Beber 2008 com o documentário “Bitucas” de sua autoria. Compositor de trilhas para documentários, foi premiado junto com a Chasquento Produções no Festival Guarnicê de Cinema do Maranhão 2006 pela trilha João do Vale, muita Gente Desconhece de Werinton Kermes. É autor de diversas trilhas sonoras para programas de TV.

Nos últimos dois anos como músico e produtor musical, realizou mais de 80 shows em SESCs, Prefeituras, SESI/SP, etc… Sua discografia é composta por: • 1998- Contos Sertanejos – Grupo Mucunã. • 2000- Aboio – Grupo Mucunã. • 2001- Mucunã e Pena Branca ao Vivo. • 2002- Primavera Mineira – Instrumental • 2006- Pés Descalços – Instrumental . 2009 – Feito em Rendas 2010 – Vazante em parceria com Meire Cler.

 

 

Infinitos Acordes – Nesta série, a Agência Social de Notícias reproduz o material coletado e produzido pelo Projeto Infinitos Acordes, que documentou em vídeo a obra de oito violeiros com estilos e sotaques distintos, exatamente para espelhar a riqueza multicolorida da música de raiz. Pelos acordes de Levi Ramiro, Julio Santin, Milton Araújo, João Arruda, Zeca Collares, João Paulo Amaral, Paulo Freire, Ricardo Vignini e Zé Helder, é possível trilhar os caminhos da viola caipira em sua essência.

O Projeto Infinitos Acordes é resultado da parceria entre os jornalistas Josiane Giacomini e Adriano Rosa, que também assina as fotos e as filmagens, e o editor e videomaker Filipi do Canto. Foram meses de pesquisa, elaboração de roteiro e gravações, resultando em documentário ainda inédito de 45 minutos que resume um dos mais importantes capítulos do cancioneiro popular brasileiro, o da viola caipira. Do documentário foram desmembrados oito videoclipes com trechos das entrevistas e das músicas que os violeiros apresentaram durante os depoimentos.

http://www.zecacollares.com/

 

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta