Praça da Cidadania leva pelo terceiro ano serviços gratuitos para Sumaré dia 21 de junho
Uma das edições anteriores da Praça da Cidadania (Foto Alessandro Couto/Divulgação)

Praça da Cidadania leva pelo terceiro ano serviços gratuitos para Sumaré dia 21 de junho

A Praça da Cidadania está de volta a Sumaré pelo terceiro ano consecutivo. O evento acontecerá no dia 21 de junho (domingo), das 9h às 13h, na Rua Anelita Rosa Batista, bairro Jardim Aclimação, em parceria com a comunidade local. Orientações e serviços importantes para a manutenção da boa saúde, bem como atividades físicas para estimular as pessoas a manter o corpo sempre saudável, estarão disponíveis gratuitamente para a população não só do Jardim Aclimação, mas também de bairros vizinhos, como São Judas e Bandeirantes. O evento é organizado pela Coca-Cola FEMSA Brasil.

Adultos, jovens e crianças encontrarão na Praça da Cidadania um conjunto de atividades gratuitas com foco em prevenção e cuidados com a saúde como aferição de pressão, avaliação e orientação nutricional, além de orientação sobre saúde bucal, onde estudantes de Odontologia da USP ensinarão às crianças a maneira correta de escovar os dentes e distribuirão kits de escovação, parceria com a Colgate.

Quem desejar também poderá cortar o cabelo, relaxar com uma massagem rápida, participar de uma oficina sobre reciclagem e aprender mais sobre os cuidados com o meio ambiente, por meio de uma parceria com a Tetra Pak. Interessados também poderão cadastrar currículos para a Coca-Cola FEMSA Brasil. Todo o atendimento é realizado em estandes especialmente montados para os diferentes serviços.

Atividades de recreação e lazer serão atrativos da Praça da Cidadania para a diversão das crianças, com brincadeiras, brinquedos infláveis e pintura facial. No palco Agita Mais, os participantes terão a oportunidade de movimentar o corpo inteiro em benefício de uma vida mais saudável. Como o evento ocorre no mês dedicado às festas juninas, a Praça da Cidadania entrará no clima, com bandeirinhas coloridas e atrações típicas, como a pescaria, o jogo de argolas, entre outras.

Atenção às carências – Marcia Potulski, do Jardim Aclimação, conta que pela primeira vez a região receberá um mutirão de serviços como os da Praça da Cidadania. Moradora do bairro há 15 anos e proprietária junto com o marido de um comércio local, ela afirma que o evento permitirá atender diferentes carências da população nessa área do município.

“Nunca houve uma iniciativa como essa aqui na região. Por isso, os moradores ficaram até surpresos em saber que poderão contar gratuitamente com todos esses serviços da Praça da Cidadania, pois são muito necessários e úteis para as nossas famílias”, observa Marcia. Ainda segundo ela, a Coca-Cola FEMSA Brasil merece ser parabenizada pelo projeto. “No mundo em que vivemos hoje, em que poucas pessoas pensam no bem-estar de seus semelhantes, a iniciativa da empresa demonstra a sua preocupação em olhar para a comunidade em volta e procurar auxiliá-la em suas demandas”, comenta.

Um aspecto muito importante da Praça da Cidadania é que todo atendimento à população é realizado de maneira voluntária, congregando em uma ação de cidadania e solidariedade um expressivo contingente de pessoas que doam parte de seu tempo em benefício dos que mais precisam, compreendendo membros da comunidade, representantes das empresas e instituições parceiras, colaboradores da Coca-Cola FEMSA Brasil, seus familiares e amigos.

“É uma grande satisfação poder reunir esse grupo de voluntários e proporcionar este evento para a comunidade local. Oferecemos informações e serviços capazes de colaborar com o desenvolvimento das pessoas, reforçando a qualidade de vida, o cuidado com a saúde, a prática de atividades físicas e o despertar para hábitos saudáveis”, salienta Ana Flávia Rodrigues, gerente de Comunicação Externa e Sustentabilidade da Coca-Cola FEMSA Brasil.

O evento conta com a parceria da comunidade do Jardim Aclimação, além de empresas e instituições como Colgate, Instituto Embelleze de Sumaré, Projeto Vulcão, SESI, Tetra Pak e Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Paulista (UNIP).

Sobre a Praça da Cidadania – A Praça da Cidadania é um evento social e itinerante realizado desde 2003 em comunidades onde a Coca-Cola FEMSA Brasil possui unidades de negócios. O objetivo é a construção de uma rede solidária e integrada de ações capazes de promover melhorias na comunidade, oferecendo informações sobre consumo responsável, cuidados com o meio ambiente, importância da coleta seletiva e vida saudável. Em 2013, o programa recebeu o título de “Reconhecimento à Melhor Prática em Responsabilidade Social”, na categoria “Alianças Entre Empresas”, concedido pelo Centro Mexicano para a Filantropia. Em Sumaré, a Praça da Cidadania já foi realizada nos bairros Bom Retiro e Angelo Tomazin.

Serviços disponíveis para a população

Palco Agita Mais – Alongamento, dança e atividades diversas em prol de uma vida mais saudável. Apresentações culturais (parceria do Projeto Vulcão)

*Lucas Araújo – apresentação solo de guitarra

*Grupo Infantil de Dança de Rua Projeto Vulcão

*Rodrigo Beat Box

Saúde bucal – Orientação sobre saúde bucal e escovação de dentes para crianças (parceria do curso de Odontologia da USP e da Colgate).

Saúde – Aferição de pressão e teste de glicemia (parceria do curso de Enfermagem da UNIP). Orientação sobre prevenção ao câncer de mama. Massoterapia e avaliação postural (parceria do curso de Fisioterapia da UNIP)

Nutrição – Avaliação e orientação nutricional (parceria do curso de Nutrição da UNIP).

Massagem – Massagem rápida e relaxante.

Bem-estar – Corte de cabelo e maquiagem (parceria do Instituto Embelleze ).

Meio Ambiente – Oficina sobre reciclagem (parceria Tetra Pak).

Entretenimento  – Brinquedos infláveis e atividades recreativas para crianças

Pintura facial (parceria de voluntários FEMSA).

 

Consciência Empresarial

Cadastro de currículo para a Coca-Cola FEMSA

Orientações jurídicas

 

Um comentário

  1. Foi uma alegria muito grande recebermos no Jardim Aclimação, Sumaré no último dia 21 de junho o evento Praça da Cidadania, queremos agradecer e parabenizá-los a todos pelo belíssimo trabalho e dizer que estamos sempre dispostos a ajudá-los nesta ação comunitária que é tão gratificante. Recebemos muitos elogios e esperamos que em breve tenhamos outros. Agradecemos pela iniciativa, comprometimento e pela alegria que nos proporcionou este evento pois, é uma forma de valorizar o ser humano e mostrar que juntos fazemos a diferença.

    Nosso muito obrigada.

    Marcia Potulski e moradores do Jardim Aclimação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>