Capa » Campinas 250 anos » Uso de agrotóxicos aumenta três vezes no Brasil em dez anos: tema em debate em encontro em Campinas
Uso de agrotóxicos aumenta três vezes no Brasil em dez anos: tema em debate em encontro em Campinas
Dr.Carlos Abrahão: pelo Princípio da Precaução (Foto Martinho Caires)

Uso de agrotóxicos aumenta três vezes no Brasil em dez anos: tema em debate em encontro em Campinas

Entre 2002 e 2012, o consumo de agrotóxicos aumentou quase três vezes no Brasil, indo de 2,7 kg/hectare para 6,9 kg/ha. A informação consta dos Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (IDS) 2015, que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na semana passada. A expansão do uso dos agrotóxicos no Brasil estará em questão no 24º Encontro da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA), que começa nesta terça-feira, 23 de junho, em Campinas. O evento vai até quinta-feira, no Solar das Andorinhas, e as inscrições ainda estão abertas, no hotsite http://ambientecampinas.wix.com/anamma

Segundo os IDS 2005, no aspecto da análise por classes de periculosidade ambiental, as classes III (produto perigoso) e II (produto muito perigoso) foram as mais representativas no período 2009-2012, tendo participado com 64,1% e 27,7%, respectivamente, do total dos agrotóxicos comercializados em 2012 no país. A classe IV (produto pouco perigoso) apresentou crescimento contínuo no período analisado. Em 2012, as classes de agrotóxicos mais comercializadas foram os herbicidas (62,6%), seguidos pelos inseticidas (12,6%) e fungicidas (7,8%).

A região Sudeste apresentou a maior comercialização de agrotóxicos por unidade de área (8,8 kg/ha), seguida pela região Centro-Oeste (6,6 kg/ha). Entre as unidades da federação, os maiores valores foram verificados em São Paulo (10,5 kg/ha), Goiás (7,9 kg/ha) e Minas Gerais (6,8 kg/ha), e os menores ocorreram no Amazonas e Ceará, com menos de 0,5 kg/ha.

O tema estará em discussão na mesa “Agrotóxicos no Brasil: desafios para os municípios”, na próxima quinta-feira, 25 de junho, a partir das 14 horas, no encerramento do  24º Encontro da ANAMMA, em Campinas.  A presidente do Centro Infantil Domingos A.Boldrini, Dra.Silvia Brandalise, será uma das componentes da mesa.

Também estarão presentes o Dr.Carlos Eduardo Abrahão, médico da Prefeitura de Campinas, e Luiz Henrique Bambini, do Departamento de Alimentação Escolar da Prefeitura Municipal de São Paulo. Ele dará um Panorama sobre o Programa de Alimentação Escolar em São Paulo. Os alimentos orgânicos estão sendo introduzidos na alimentação escolar na capital paulista.

Outro participante da Mesa será o jornalista e escritor José Pedro Martins, editor da Agência Social de Notícias e coordenador do Fórum Meio Ambiente e Câncer da Criança e do Adolescente., que tem apoio do Centro Boldrini.

Sobre ASN

Organização sediada em Campinas (SP) de notícias, interpretação e reflexão sobre temas contemporâneos, com foco na defesa dos direitos de cidadania e valorização da qualidade de vida.

Deixe uma resposta